Saiba tudo sobre o sistema operacional Windows

Conheça a história por trás da Microsoft e das versões lançadas do Sistema Operacional Windows

Escrever, fazer cálculos e navegar na internet. São milhões de usuários que usam o sistema operacional Windows em todo o mundo para fazer tais atividades. Criada no século passado pelos visionários Bill Gates e Paul Allen, o software da Microsoft trouxe mudanças no cotidiano e na forma de trabalho.

Para ter uma noção da grandiosidade, o Windows 10 é um dos mais utilizados, presente em mais de 66% dos computadores. Já o Windows 7 está ativo em mais de 17% dos dispositivos.

Segundo o ranking Best Global Brands (2022), Microsoft é a segunda empresa mais valiosa do mundo e a maior produtora de softwares por faturamento do planeta.

Confira tudo sobre o Windows, história, versões e diferenças com outros sistemas operacionais. Boa leitura!

Sistema operacional Windows: o que é?

O Microsoft Windows (também conhecido como Windows ou Win) é um sistema operacional gráfico desenvolvido e publicado pela Microsoft.

Ele contempla uma forma de armazenamento de arquivos, execução de software, possibilidade de jogar, assistir a vídeos e se conectar à Internet. Tenho certeza que algum momento da sua vida, você já utilizou!

O Microsoft Windows foi lançado pela primeira vez com a versão 1.0 em 10 de novembro de 1983. Mais de dez de versões foram divulgadas depois disso com melhorias diversas, incluindo a versão atual, Windows 10.

Curiosidade: o Windows completou 37 anos em novembro de 2022. 🎂

Onde e quando surgiu esse sistema?

Ele surgiu há mais de três décadas com o intuito de facilitar a utilização do computador com uma interface gráfica e o mouse. Era simples, bastava apontar para opções presentes na tela segurando o cursor e iniciar o uso.

Foi muito diferente do que existia na época. Já pensou você ter que memorizar e digitar comandos de programação até hoje?

<Leia também: conheça a profissão de análise e desenvolvimento de sistemas />

Linha do tempo do sistema operacional Windows

Veja abaixo o histórico das versões, acertos e erros em cada uma delas.

Windows 1.0

O início de tudo. O Windows 1.0 teve o lançamento em novembro de 1985 com uma interface gráfica de 16 bits. Na época, o desenvolvimento foi elaborado por Bill Gates e executado em cima do MS-DOS.

Já na divulgação percebia a necessidade do uso de um mouse para navegação, como dispositivo de entrada, e não os teclados. Ele já contava com um editor de texto, jogo Reversi, agenda, calculadora e o Paint para utilização.

Windows 2.0 e 2.1

Posteriormente, houve o lançamento do Windows 2 em dezembro de 1987. A principal diferença entre a versão anterior foi a possibilidade de sobreposição das janelas. Também foram inserido, os ícones e ações de minimização e maximização das janelas, além dos atalhos de teclado e o suporte a VGA.

Outro avanço foi o painel de controle, que reuniu todas as funcionalidades em somente um lugar. Válido pontuar que existe até os dias atuais. Outras ferramentas que surgiram nesta versão foram o Microsoft Word (editor de texto) e o Excel (editor de planilhas).

O Windows 2.1 foi divulgado em 1989 nas edições 286 e 386. Ele veio com algumas mudanças em relação ao gerenciamento de memória, suporte AppleTalk e impressão mais célere com drivers atualizados para as impressoras.

Windows 3.0 e Windows NT

No ano de 1990 aconteceu mais um lançamento, o Windows 3 que exigia um disco rígido. Naquele momento, o sistema operacional tinha uma interface visual mais colorida e moderna em relação aos anteriores. Para se ter uma ideia, a versão suportava 256 cores.

Os usuários também poderiam contar com o Solitaire, como se fosse uma ferramenta para treinar o uso do mouse.

No ano de 92, a versão 3.1 fez a inserção de fontes TrueType, tornando publicações viáveis pela primeira vez. Além disso, o Campo Minado já estava por lá.

O Windows NT foi lançado em julho de 1993, projetado para uso corporativo, servidores e workstations (estações de trabalho, em português).

Windows 95 e a Internet

O Windows 95 (original com o codinome Chicago), lançado em agosto daquele ano, veio com o botão e o menu Iniciar. Também foi criado o conceito de “plug and play”, onde fazia a conexão de algum periférico e o sistema operacional encontrava um driver apropriado para ele funcionar.

Nessa versão também tinha o ambiente de 31 bits, a barra de tarefas e outras funcionalidades. Aqui ele era multitarefa e mais estável.

Ademais, a internet foi um marco, isso porque o Internet Explorer estreou no Windows 95, mas não vinha no sistema operacional. Ele exigia o pacote Windows 95 Plus! Contudo, nas próximas versões, ele já vinha instalado para os usuários.

Sistema Operacional Windows 95 (Fonte: Pocket Lint)

Windows 98, Windows ME e Windows 2000

O Windows 98 trouxe o Internet Explorer 4, Outlook Express, Windows Adress Book, Microsoft Chat e o NetShow Player. Também os botões de navegação para trás e para frente e a barra de endereços e muito mais.

O Windows ME, o Windows Millennium Edition, foi o último a ter como base o MS-DOS. Ele tinha a junção de uso pessoal e profissional. Nele havia ferramentas de recuperação de sistema mais automatizadas, Windows Media Player 7, Windows Movie Maker e o preenchimento automático.

O Windows 2000 teve como base, o sistema Windows NT. Ele posteriormente foi o pilar para o desenvolvimento do Windows XP. Essa versão veio com a funcionalidade de hibernação.

Windows XP

Também chamado de Whistler, o Windows XP foi (segundo os especialistas) a melhor versão, apesar da aparência. As vendas aconteceram entre 2001 e 2007.

As variantes foram: Windows XP Home Edition e o Windows XP Professional. Nessa época houve a unificação dos produtos Windows comerciais e de consumo da Microsoft.

Windows Vista

Após a descontinuação do Windows XP, em janeiro de 2007 foi lançado o Windows Vista (codinome Longhorn). Ele veio com o Windows Media Player 11, Internet Explorer 7, Windows Defender, reconhecimento de fala, Windows DVD Maker e a Galeria de fotos.

Windows 7

O Windows 7, no ar em 2009, foi um sistema operacional mais fácil, prático e rápido para uso. Nessa versão havia a possibilidade de encaixar janelas no topo ou nas laterais da tela.

Windows 8

O Windows 8, lançado em outubro de 2012, abandonou o botão iniciar e o menu iniciar com uma tela inicial mais amigável. Ele era mais célere que as versões anteriores e tinha apoio para os novos e muito mais rápidos dispositivos USB 3.0. 

Windows 10

O Windows 10, de setembro de 2014, foi divulgado apenas como uma versão de teste. Ele é considerado uma “mudança repentina”, isso porque trouxe de volta o menu iniciar. O foco dele era a área de trabalho com um design total mais limpo e moderno.

Ele foi desenvolvido para juntar todas as plataformas Windows em vários dispositivos, incluindo Windows Phone e tablets, com aplicativos universais que podem ser baixados da Windows Store e executados em todos os dispositivos Windows.

Uma novidade desse software foi o assistente virtual Cortana.

Windows 11

O Windows 11, divulgado em outubro de 2021, traz algumas similaridades com o W10. Mas, presenteia com ajuste de janela mais aprimorado, agrupamento e outros.

Nos dias atuais: como o Windows se diferencia do Mac OS e do Linux?

A empresa Microsoft desenvolveu o Windows, enquanto o macOS pela Apple e o Linux por Linus Torvalds.

O Windows pode ser utilizado “sob licença” por qualquer fabricante em suas máquinas. O macOS serve somente para uso nos dispositivos da marca: MacBook, iMac e no Mac Mini.

Já o Linux tem o uso por qualquer pessoa, sem nenhum custo para uso, por se tratar de um SO com código aberto e livre. O que isso significa, afinal? Qualquer pessoa com domínio de programação pode adicionar elementos ou alterá-lo.

Em relação ao uso, o macOS funciona de forma estável com muitas janelas abertas em simultâneo, diferentemente do Windows. Para as duas marcas há suporte oficial, o que não acontece com o Linux. Para correção de problemas ou tirar dúvidas, você navegar por comunidades de usuários e fóruns sobre ele.

<Para entender: requisitos para investir na carreira de Business Intelligence />

Sede da Microsoft, em Redmond, no estado de Washington (Fonte: IstoÉ Dinheiro)

Inovações: o que o Windows planeja para os próximos anos?

Durante uma apresentação do Ignite 2022, evento realizado todo ano pela Microsoft, vazou uma imagem que indica a próxima versão do sistema operacional Windows. Internamente tem o nome de Next Valley e só deve estar disponível em 2024.

A versão aparenta ter uma interface mais moderna em comparação as anteriores. Além disso, pode ter uma barra de tarefas e caixa de pesquisa que flutuam. O protótipo de design pode ser a próxima aposta da empresa.

Já em relação às tecnologias existentes, a Microsoft acredita em um futuro com criptografia, utilização em massa de assistentes pessoais por fala, telemedicina e integração de serviços de saúde.


Quer aprender mais ainda sobre o Microsoft Windows? Faça a graduação Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade XP Educação. O curso traz um panorama completo sobre o assunto e muito mais!

Prepare-se para entrar com um passo à frente no mercado que mais cresce no mundo, conquistando a capacidade de atuar nas maiores empresas do Brasil com salários atrativos!

Conheça também a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato aos cursos e bootcamps oferecidos pela XP Educação! Você poderá estudar onde e quando quiser!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img