Hoje em dia, a modelagem de dados é muito importante, considerando a grande quantidade de informações disponíveis o tempo todo, e, um dos aplicativos mais recomendados para essa prática é o SQL Power Architect.
Os dados são extremamente importantes para tomadas de decisão eficientes em qualquer organização. Sem uma análise adequada, as empresas ou profissionais da área de TI, estão sujeitos a processos e escolhas baseadas em suposições, ou pior, no “achismo”.
A análise de dados permite a visualização de padrões e tendências que podem não ser óbvios a olho nu. Isso pode levar a melhorias nos fluxos internos de uma organização, bem como à identificação de novas oportunidades de negócios.
Além disso, os dados são cada vez mais importantes, afinal as empresas estão enfrentando concorrências cada vez mais acirradas, e, graças a capacidade de obter e analisar dados com eficiência, os negócios podem se diferenciar, colocando-se em destaque no mercado.
Aprenda mais sobre esse assunto. Leia este conteúdo e entenda o que é modelagem de dados, como fazer e como se dá a utilização do SQL Power Architect. Boa leitura!
O que é modelagem de dados?
É o processo de criação de um modelo de dados, geralmente em forma de diagrama, para representar os dados e as relações entre eles. Um modelo de dados é útil para visualizar como os dados estão organizados e pode ser usado para criar um banco de dados, por exemplo.
Os tipos são:
- Modelo conceitual de dados;
- Modelo de dados lógicos (MLDs);
- mMdelo de dados físicos (MFDs).
Para que serve um banco de dados
Um banco de dados é uma ferramenta que guarda informações e permite que elas sejam facilmente acessíveis a qualquer momento.
Ele pode ser usado para armazenar qualquer tipo de informação, desde um simples conjunto de números até um grande conjunto de textos e imagens.
Qual a importância da modelagem de dados?
A modelagem de dados é importante porque permite que os dados sejam organizados de forma lógica e facilmente acessíveis. Além disso, o recurso também pode ajudar a reduzir o tamanho dos dados e torná-los mais fáceis de processar.
É importante para garantir que os dados sejam consistentes, completos e precisos. Sem uma boa modelagem, os dados podem ser difíceis de interpretar e usar, o que pode levar a erros e tomada de decisões incorretas. Cuidado com isso!
Como fazer a modelagem de dados
Para iniciar o processo de modelagem de dados, você deve ter por perto profissionais capacitados para isso, como desenvolvedores, arquitetos na área e especialistas em banco de dados e uma ferramenta para auxiliar no processo.
A próxima etapa é a reunião para iniciar o brainstorming. A ideia é pensar no banco de dados conforme o modelo conceitual, lógico e físico.
Além disso, posteriormente, deve saber quais são dados serão usados, os diferentes atributos, a relação entre eles e como tornará o acesso viável.
<Leia também: como realizar uma análise estatística de dados />
O que é SQL Power Architect
O SQL Power Architect é uma ferramenta que permite aos profissionais de Tecnologia da Informação a realização da engenharia reversa de bancos de dados existentes.
Para que serve o SQL Power Architect?
O aplicativo resulta na geração automática de metadados ETL e a criação de perfis de informações em bancos de dados de origem.
Contudo, ele apresenta alguns aspectos não vantajosos para uso.
- Falta de suporte a visões, triggers e restrições;
- Ausência de uma ferramenta de backup;
- Uma interface melhor para identificação das distinções entre as bases;
- Alguns erros nos tipos de dados na geração dos scripts.
Quais as principais funcionalidades do SQL Power Architect?
As principais funções da ferramenta são:
- Comparativo de modelos de dados com identificação de distinções e geração de scripts de sincronização;
- Engenharia reversa para a elaboração de projetos;
- Acesso ao banco de dados via JDBC;
- Geração do banco de dados através do projeto.
Como utilizar o SQL Power Architect
Ele permite que você crie, reverse-engineer, compare e documente seus bancos de dados de forma fácil e intuitiva.
Ademais, o SQL Power Architect fornece um conjunto completo de ferramentas para gerenciar seus modelos, incluindo um repositório para armazenar e gerenciar seus modelos, um editor de código SQL para criar e manter scripts SQL e um gerador de relatórios para documentar seus modelos.
Mercado de trabalho para área de Banco de Dados
O mercado de trabalho para profissionais de banco de dados no Brasil está aquecido e com boas perspectivas para o futuro.
A demanda por profissionais de banco de dados está ligada à crescente necessidade das empresas em armazenar e gerenciar grandes volumes de dados. Com a popularização da internet e da computação em nuvem, cada vez mais informações são geradas e precisam ser armazenadas e gerenciadas de forma eficiente e segura.
De acordo com estudo feito pela Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação e de Tecnologias Digitais (Brasscom) há carência de profissionais de TI, gerando um déficit de 797 mil até 2025. Logo, há oportunidades e muitas, mas faltam pessoas qualificadas.
Conheça a carreira
Os principais cargos da área de Ciência de Dados são: analista de dados, administrador de banco de dados, analista de suporte, desenvolvedor de banco de dados, analista de BI (Business Intelligence) e muito mais.
Indicações de leitura
Quer estudar mais sobre o assunto? Indicamos os seguintes livros abaixo para imersão:
- Modelagem de dados, de José Osvaldo de Sordi;
- Manual de análise de dados, de Luiz Paulo Fávero e Patrícia Belfiore;
- Projeto de Banco de Dados, de Carlos Alberto Heuser.
Quer dominar a área? Faça o MBA em Ciência de Dados e seja requisitado no mercado de trabalho!
Você irá aprender e se especializar em construir aplicações que geram insights valiosos, a partir do processamento e análise de Big Data.
São assuntos focados no que você realmente precisa aprender e desenvolver! Você poderá estudar onde e quando quiser!
Conheça também a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato aos cursos e bootcamps oferecidos pela XP Educação!