O que são tuplas em Python e qual a importância delas?

As tuplas em Python são imutáveis e muito utilizadas para armazenar em segurança informações que não serão alteradas

Quem trabalha ou ao menos já se interessou pela área de Tecnologia da Informação (TI), com certeza já ouviu falar da linguagem de programação Python. Uma das linguagens mais simples e versáteis da programação, o Python tem três tipos básicos de sequência de dados: listas, objetos de intervalos e tuplas.

Quando bem utilizadas, as três sequências podem facilitar a vida do programador. Porém, muitas vezes, ao invés de ajudar, essas estruturas acabam confundindo quem está iniciando na área de programação ou não tem tanto domínio em Python.

Se esse é o seu caso, este artigo vai te ajudar a entender o que são tuplas em Python e qual a principal diferença entre as tuplas e as listas. Além disso, vamos te ensinar como criar e quando é indicado usar as tuplas. 

 Boa leitura! 

O que são tuplas em Python?

Tupla é um tipo de estrutura de dados do Python que tem como principal característica ser imutável. Ou seja, ao criar uma tupla você não consegue alterar nenhum elemento que faça parte dela. 

Normalmente, as tuplas são utilizadas para armazenar sequências de códigos que não serão modificadas. Isso porque a sua característica de imutabilidade dão mais segurança ao desenvolvedor e maior proteção ao código.

Entretanto, apesar dessa característica imutável, existe uma forma de fazer pequenas alterações nas tuplas. Para isso, você pode criar tuplas e armazenar objetos mutáveis nelas, como listas.

Dessa forma, você não altera a estrutura da tupla, mas sim o conteúdo do seu objeto.  

Qual a diferença entre as listas e as tuplas em Python?

Para entender a diferença entre as listas e as tuplas, existem dois conceitos do glossário Python que são bem didáticos em relação a isso: mutável e imutável

O mutável se refere a objetos que podem ter o seu valor alterado e ainda assim manter a identidade do objeto. 

Enquanto o imutável se refere a objetos com valor fixo, que não podem ser alterados. Para armazenar um novo valor, é preciso criar um novo objeto imutável.  

Se vai programar em Python, deve entender que a grande diferença entre as listas e as tuplas é que as listas são mutáveis e as tuplas são imutáveis. Ou seja, nas listas você consegue alterar as informações, adicionando ou removendo elementos quando achar necessário.

Já o contrário acontece nas tuplas. Ao definir uma tupla, você não consegue adicionar ou remover nenhum elemento que faça parte da sua estrutura. 

Abaixo, mencionamos outras características das listas e das tuplas para que você possa visualizar melhor no que elas se diferem:

ListasTuplas
Usada para armazenar itens homogêneos Usada para armazenar itens heterogêneos
Ordena dados em sequênciaOferece estrutura para os dados
Indicadas entre [colchetes]Indicadas entre (parênteses) 
Diferença entre listas e tuplas em Python

Quando utilizar as tuplas em Python?

Normalmente o uso das tuplas é indicado para armazenar dados heterogêneos ou armazenar informações que não serão alteradas.

Por exemplo, os meses, as estações do ano ou as vogais do alfabeto são informações que não serão alteradas com facilidade. Sendo assim, esses são elementos que podem ser colocados em tuplas sem problemas.  

Como criar tuplas em Python?

Existem diversas maneiras de construir tuplas em Python. Abaixo, mostramos cada uma delas:

  • Par de parênteses para tupla vazia: ( )
  • Vírgula à direita para identificar uma tupla singleton: a, ou (a, )
  • Itens separando por vírgulas: (a, b, c) ou a, b, c
  • Usando o tuple ( ) built-in: tuple()outuple(iterable)

Aqui, temos um exemplo para que você consiga visualizar melhor a criação de uma tupla:

1 | meses_ano = ('janeiro', 'fevereiro', 'março')

2 | 

3 | print(type(meses_ano)) # class=’tuple’

4 | print(meses_ano) # ('janeiro', 'fevereiro', 'março')

Por fim, o resultado fica da seguinte maneira:

1 | ('janeiro', 'fevereiro', 'março')

Declarar as tuplas em Python

Para declarar uma tupla em Python é super simples. Basta apenas você adicionar vírgula entre os elementos para separá-los.

O uso da vírgula é necessário para que o Python identifique que se trata de uma tupla. Abaixo, um exemplo de como declarar as tuplas em Python: 

# tupla com parênteses / declaração implícita

>>> tupla_meses = (janeiro, fevereiro, março)

>>> tupla_meses

(janeiro, fevereiro, março)

Aqui, um importante ponto para destacar é que, com exceção da tupla vazia, os parênteses são opcionais nas demais tuplas. Isso porque o que forma uma tupla é o uso da vírgula e não necessariamente dos parênteses. 

De modo geral, os parênteses são mais utilizados para evitar ambiguidade semântica do que por necessidade. 

Programadores criando tuplas em Python
Saber como criar as tuplas em Python e quando utilizá-las é um dos passos para aprender a programar.

Como saber se existem elementos em uma tupla?

Para identificar se um item existe ou não nas tuplas é bem simples. Você só precisa usar o operador in e ele automaticamente informa se o elemento existe ou não por meio do True se houver ou do False caso não exista.

Abaixo, trouxemos um exemplo utilizando os meses do ano:

Se existir o elemento na tupla:

>>> elementos_tupla = ('janeiro', 'fevereiro', 'março')

>>> print('março' in elementos_tupla)

True

Se o elemento não existir na tupla:

>>> elemento_tupla = ('janeiro', 'fevereiro', 'março')

>>> print('setembro' in elemento_tupla)

False

Contar elementos em uma tupla

Contar a quantidade de vezes que um determinado item aparece numa tupla também é bem simples. Para isso, basta você utilizar o método .count().

De forma resumida, o count faz o levantamento em todo o código e traz os números resumidos.

Confira o exemplo abaixo:

>>> tupla_meses = ('janeiro', 'janeiro', 'fevereiro', 'fevereiro', 'janeiro', 'janeiro', 'março')

>>> print (tupla_meses.count('janeiro'))

4

>>> print (tupla_nomes.count('março'))

1

>>> print (tupla_nomes.count('agosto'))

Perceba que o mês de janeiro apareceu 4 vezes no código e foi representado pelo número 4. Já o mês de agosto não apareceu nenhuma vez e foi representado pelo número 0. 

Exibir o índice do elemento em tupla

O método index() possibilita ao desenvolvedor encontrar a primeira aparição do elemento no seu projeto. Dessa forma, o trabalho do programador ganha mais velocidade para achar os elementos em um projeto com muitos dados.

Essa pesquisa do índice pode ser feita de três formas diferentes: elemento, início ou final. Abaixo, um exemplo de como é feita essa busca pelo índice:

>>> tupla_meses = ('janeiro', 'fevereiro', 'março', 'abril')

>>> indice_tupla = tupla_meses.index('fevereiro')

>>> print (indice_tupla)

Importância das tuplas no desenvolvimento de sistemas

O Python é uma das linguagens back-end mais utilizadas em todo o mundo. Essa popularidade se dá por conta da sua adaptabilidade, visto que ela é uma linguagem que funciona bem tanto para desenvolvimento web, quanto para aplicações web.

Diante da importância do Python para a programação, as tuplas assumem um grande papel na linguagem.

As tuplas são as principais responsáveis pelo armazenamento seguro de elementos importantes para o código. Isso porque elas são imutáveis e possuem uma estrutura mais consistente do que as listas em Python.  

Como aprender a programar as tuplas em Python?

Se você quer aprender a programar tuplas ou qualquer outra sequência de dados em Python, você precisa aprofundar os seus conhecimentos na linguagem Python.

Na internet existem diversos bootcamps e cursos 100% online gratuitos ou pagos, que podem ser o pontapé inicial para a sua carreira como desenvolvedor. 

Devido ao aumento na quantidade de cursos na bolha do desenvolvimento, é importante você ficar atento a reputação e a qualidade da instituição para não cair em uma cilada. 

Por isso, indicamos o nosso bootcamp online Desenvolvedor(a) Python. Nele você aprende tudo sobre a linguagem de programação em um curso com apenas 10 semanas de duração.  

O curso é totalmente imersivo, com aulas interativas ministradas por profissionais da área e atividades práticas que preparam você para ingressar no mercado de trabalho logo após a conclusão do curso.   

Mas, além de estudar, é preciso treinar bastante. Afinal, não adianta você saber toda a teoria e não entender como funciona a lógica de programação no dia a dia.  

Portanto, o segredo para aprender tudo sobre programação em Python é: estudar, treinar e se dedicar bastante a linguagem. 

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img