O que é um Web Crawler e como ele afeta as buscas orgânicas?

O que faz um Product Designer? Como essa profissão se relaciona à experiência do usuário? Descubra essas respostas aqui

Em uma sociedade cada vez mais conectada, as empresas já perceberam a importância de manter uma presença digital e investir em ações, sobretudo relacionadas ao marketing digital. Nesse sentido, os Web Crawler se torna uma peça fundamental. Sabe por quê?

Com mais marcas investindo online, a concorrência só aumenta e os usuários têm mais possibilidades de busca para obter as informações que precisam. Assim, as empresas precisam investir em estratégias que gerem mais autoridade sobre determinados assuntos e palavras-chave.

São inúmeros sites disputando a atenção de uma mesma audiência, então o que pode ser feito para ser encontrado com mais facilidade? Muito simples: Investigando e pesquisando mais seus concorrentes e o público que você deseja atender.

Por meio dos Webs Crawlers, a pessoa responsável por um site pode obter essas informações úteis e ainda ter o necessário para elaborar estratégias mais eficientes, que atraiam tráfego e oportunidades para o seu site.

Continue a leitura e entenda mais sobre esse conceito de Web Crawler, sua importância para o mercado virtual atual, a relação com o marketing digital e orientações de como ele funciona na prática. Confira!

O que é um web crawler?

Também conhecido como spider ou rastreador da internet, ele é um tipo de bot (tecnologia automática como robô) que é operado por mecanismos de pesquisa, como o Google, Bing e o Yahoo, para analisar o código de websites e demais conteúdos publicados nas mídias digitais.

Em outras palavras, é um sistema que utiliza um algoritmo que vigia cada passo de uma marca ou um usuário na internet com o objetivo de gerar insights para estratégias digitais e, assim, essas empresas indexarem conteúdos que apareçam nos resultados das buscas dessas pessoas interessadas pela temática.

O termo vem do inglês “crawling”, que está relacionado a uma técnica para acessar automaticamente um site e obter dados por meio de um software.

Com essa ferramenta ‘spider’, os mecanismos de busca podem fornecer links relevantes em resposta às consultas de busca do usuário, gerando a lista de páginas da internet que aparecem depois que um usuário digita um termo de busca.

Por exemplo: você está pesquisando o termo “água potável” no Google. A partir dessa pesquisa, o Web Crawler vai rastrear o que você digitou e, a partir de outras ações suas, vai mostrar respostas relevantes à sua pesquisa e ao seu interesse naquele momento.

Qual a importância do web crawler para o marketing digital?

Para uma estratégia de marketing digital funcionar, ela precisa estar o mais alinhada possível com o objetivo do negócio e o interesse do seu público-alvo.

Quando se criam ações na internet, é importante entender como o seu consumidor e potencial cliente vêm pesquisando os temas e quais os links que ele teve mais interesse. 

Com o Web Crawler isso se torna mais viável, pois ele gera automaticamente um resultado para esse público, baseado nos interesses dele. E o papel de uma empresa ou empreendedor é fornecer os requisitos necessários para essa ferramenta identificar seu site e mostrá-lo nessas pesquisas.

Para você entender melhor, a participação desse algoritmo no marketing digital é identificável em três aspectos fundamentais da metodologia. São eles:

SEO

Investir em SEO – otimização dos mecanismos de busca – é uma das estratégias fundamentais para as marcas que desejam ser encontradas no mundo online, pois ela utiliza técnicas que fazem os algoritmos do Google (e demais buscadores) identificarem o seu conteúdo e exibi-lo nos resultados de pesquisa, a depender da palavra-chave que está sendo utilizada. 

Lembre-se que, se os bots de rastreamento não encontrarem um site, ele não será indexado e, consequentemente, não será exibido nos resultados de busca.

UX

A experiência do cliente (User Experience) está se tornado cada vez mais uma prioridade para as empresas. Se você deseja atrair mais visibilidade, é preciso criar páginas que oferecem respostas satisfatórias para a intenção de busca do usuário.

Assim, Web Crawlers acabam sendo bastante úteis nesse sentido, pois eles apontam otimizações em tags e estruturas de código, dois fatores que influenciam a experiência do usuário.

Monitoramento e gestão de leads

Se uma empresa precisa de informações de outros sites para gerar oportunidades de negócio, vai tirar muito proveito do web crawler, já que este faz toda essa identificação e análise de forma automática, rastreando o caminho de cada site e indivíduo na internet.

Dessa forma, é só usar o bot para buscar os dados necessários nos sites em questão e usar essas informações para qualificar o seu processo comercial, gerar leads e ainda fazer uma gestão da base mais eficiente.

Como funciona um web crawler na prática?

Uma coisa é certa: desde o início da sociedade, nunca foi produzido tanto conteúdo e compartilhada tanta informação. A era do Big Data faz com que milhões de dados circulem por segundo em toda a rede digital. 

Por isso, se você quer ser encontrado por aqueles que tanto almeja, com certeza precisa se atentar aos fatores que contribuem para tal.

A internet está em constante mudança e expansão. Logo, os bots de Web Crawler não conseguem saber o total de páginas que existem na internet, tampouco analisar cada uma de maneira aprofundada em poucos minutos.

Por esse motivo, os rastreadores começam por uma semente, ou uma lista de URLs conhecidas e, a partir deste ponto, vão seguindo um ciclo que rastreia as primeiras páginas dessas fontes, identificam hiperlinks que levam a outros sites, e assim por diante.

Antigamente, era fundamental enviar o seu site para os mecanismos de busca, como o Google, para que eles encontrassem suas páginas com maior velocidade. Hoje ainda é necessário fazer isso, mas basta conseguir alguns backlinks para o seu site que ele já entrará no radar dos buscadores.

Com tantas páginas da internet que poderiam ser indexadas para pesquisa, um web crawler deve seguir determinadas políticas para selecionar quais páginas podem ser rastreadas, em qual ordem e com que frequência é preciso refazer a varredura para verificar se há atualizações de conteúdo.

Por isso, a importância de você sempre linkar para sites de boa autoridade e ser linkado por ele, pois isso facilita que as spiders encontrem suas páginas e ainda passem a considerar seus conteúdos “saudáveis”. Alguns requisitos utilizados são:

  • Número de outras páginas vinculadas a essa página inicial;
  • Número de visitantes que a página recebe;
  • Outros fatores que indicam a probabilidade de a página contém informações importantes.

A ideia parte do pressuposto que se uma página é mencionada por outras páginas e possui um bom tráfego de visitas, provavelmente contém informações confiáveis e autênticas. Logo, é importante que um mecanismo de busca as tenha indexado.

Ok, mas o que é a indexação?

Indexar um conteúdo em uma busca é o mesmo que criar uma lista de livros para uma biblioteca na internet, ou seja, você agrupar um número de X de conteúdos relevantes a determinados temas para que quando seja feita uma busca sobre esse tema eles aparecem na pesquisa dessa pessoa específica.

É uma ação que descreve e documenta um texto de acordo com um tema específico.

Conheça os principais tipos de web crawler

Devido sua importância, existem diversos bots de mecanismos de busca que utilizam dos Web Crawlers, sendo os principais:

Web Crawler: Googlebot

Pertencente ao Google e que utiliza dois rastreadores, um para buscas em computadores e outro em dispositivos móveis.

Yahoo! Slurp

Como o próprio nome diz, esse Web Crawler pertence ao Yahoo. Ele coleta conteúdo de sites parceiros para inclusão no Yahoo News, Yahoo Finance e Yahoo Sports, além de acessar páginas de sites para confirmar a precisão e melhora de conteúdo personalizado.

Baidu Spider

Como todo rastreador, o spider da Baidu visita as páginas da web na internet e as indexa no banco de dados com base em palavras-chave.

Web Crawler: Bingbot

Tendo como domínio a Microsoft, ele coleta documentos da Web para criar um índice pesquisável para o mecanismo de busca do MSN. Alguns anos atrás era chamado de Msnbot.

Ferramentas para otimizar seus conteúdos

Agora que você sabe o que é um Web Crawler e entende como ele funciona, continue a leitura e descubra alguns modelos da ferramenta para aumentar a eficiência de estratégias de marketing e ranqueamento de páginas web!

Screaming Frog

Screaming Frog é uma ferramenta que também dispõe de ferramentas de SEO para melhorar ainda mais o seu site após a análise de indexação. Pode ser utilizado de maneira gratuita ou premium, com a única diferença de que, em sua versão grátis, você pode rastrear até no máximo 500 URLs.

Apifier

Apifier tem como público-alvo os desenvolvedores web ou profissionais de TI. Seu grande diferencial como programa de Web Crawling é apresentar resultados de pesquisa detalhados de concorrentes, sendo possível, então, comparar seu site e montar estratégias assertivas.

DataparkSearch

DataparkSearch consegue otimizar buscas dentro de sites, sistemas locais e na própria internet. Seu grande diferencial como ferramenta é possuir um código aberto, acessível a todos os profissionais e especialistas.

HTTrack

HTTrack, por sua vez, permite o download de sites da World Wide Web da Internet para um computador local, permitindo ter acesso a arquivos, imagens, ou qualquer outra documentação pertinente a um servidor.

Crawljax

Crawljax é uma ferramenta pertencente ao GitHub. Usando um java web, ele tem o objetivo de indexar aplicativos dinâmicos e com desenvolvimento de código na técnica AJAX. Assim como o DataparkSearch, essa ferramenta também é open source.

Por que você deve ter atenção aos web crawlers?

Portanto, os Web Crawlers são mecanismos essenciais para aqueles que desejam ser encontrados no mundo online e ainda proporcionar a melhor experiência aos usuários.

Se você chegou até aqui, provavelmente deve ter percebido como os bots rastreadores são ferramentas utilizadas constantemente no seu dia a dia, sobretudo quando se faz um planejamento em marketing digital.

Você pretende integrar um spider com seu trabalho digital? Confira quatro benefícios que você vai ter ao implementar essa estratégia:

  • Entender o que os seus concorrentes estão fazendo;
  • Conhecer melhor seu público e definir corretamente suas personas;
  • Atrair mais visitantes e oportunidades ao seu site.

Agora que você já sabe o que é web crawler e compreende sua importância para uma boa estratégia digital, só depende de você utilizar os Web Crawlers em seu dia a dia e, consequentemente, gerar mais tráfego para seus conteúdos.

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