Web Designer: um guia completo sobre essa profissão promissora

A demanda por profissionais qualificados e criativos é crescente. Conheça atribuições e indicações de cursos

É criativo e gosta de trabalhar com tecnologias? Conheça a carreira de web designer. Esse profissional é responsável pela criação de sites para a World Wide Web ou outras redes virtuais.

Embora o web design possa envolver a criação de sites para a Internet, ele também pode criar páginas para dispositivos móveis, como telefones celulares e tablets.  Mas não se limita somente a isso, o especialista também pode estender à criação de aplicativos para a web, como widgets e jogos.

O mercado de trabalho para web designers no Brasil está em constante crescimento, devido às grandes demandas por profissionais qualificados.

De acordo com o Mapa, o primeiro quadrimestre de 2022 registrou 19.373.257 empresas ativas, considerando matrizes, filiais e microempreendedores individuais (MEI). O Mapa de Empresas é uma ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal que fornece indicadores relativos ao quantitativo de empresas registradas no País e ao tempo médio necessário para abertura de empresas.

Diante deste cenário, é importante destacar que diversos negócios não possuem um site, ou seja, há um grande potencial de crescimento neste mercado.

O Brasil se encontra na segunda posição global dentre os países que mais gastam tempo na Internet. A pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil revelou que, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários. Os números são grandiosos e demonstram um grande potencial de crescimento para o mercado de web design.

Confira ao longo do conteúdo mais detalhes sobre a carreira de web designer: o que faz, quanto ganha e indicações de cursos. Boa leitura!

Afinal, o que é web designer?

O web designer é um profissional que desenvolve projetos de sites e páginas na internet, além de outros trabalhos relacionados ao design de interface. Ele trabalha com a concepção e criação de layouts, aplicando as melhores práticas de design e usabilidade, de acordo com as necessidades do cliente.

Para entender melhor, a web design é um tipo de design voltado para a criação de interfaces digitais utilizando a internet. Ele é responsável por criar o design da página, a fim de torná-la mais funcional e atraente para o usuário. Igual o site que você está lendo!

Como funciona o web design? O web design é dividido em três áreas principais: o design de interface, o design de experiência do usuário e o design de informação.

  • Design de interface é a área da web design responsável por criar a aparência e a navegação de um site;
  • Design de experiência do usuário é a área da web design responsável por projetar a interação do usuário com o site;
  • Design de informação é a área da web design responsável por organizar e apresentar a informação de um site de maneira clara e eficiente.

Principais elementos do web designer

O web design é composto pelos elementos de design gráfico usados em páginas da web. Esses elementos incluem cores, imagens, fontes e layout. O web design também envolve a usabilidade da página, a navegação e a experiência do usuário.

Layout

O layout é importante para a experiência do usuário porque é a forma como as informações são apresentadas na tela. A maneira como as informações são organizadas e exibidas influencia diretamente na facilidade com que o usuário consegue encontrar o que precisa e compreender o conteúdo.

Com uma estrutura visual bem desenhada, isso pode ajudar a guiar o usuário pelo conteúdo, destacando as informações mais importantes e deixando o restante em segundo plano. Isso torna a experiência mais agradável e eficiente, pois o usuário não precisa perder tempo procurando pelas informações que precisa.

Além disso, o layout também influencia a forma como o usuário percebe a marca. Um design bem-feito pode transmitir os valores da marca e ajudar o usuário a se identificar com ela. Já um layout confuso e desorganizado pode causar a impressão de que a marca é amadora e pouco profissional.

O layout é essencial para a experiência do usuário e deve ser pensado cuidadosamente para garantir que as informações sejam apresentadas de forma clara e eficiente.

Paleta de cores

Além disso, há mais detalhes para ficar de olho, por exemplo, a paleta de cores. Ela é uma das ferramentas mais importantes para a criação de um site de uma empresa. A cor é uma das principais formas de comunicação visual e, portanto, é crucial escolher as cores certas para o seu site.

As cores podem transmitir certos sentimentos e mensagens, por isso é importante escolher as cores que transmitem a mensagem certa para o seu público-alvo. A cor também pode afetar a legibilidade e a usabilidade do seu site, por isso é importante escolher cores que sejam fáceis de ler e de usar.

Indexação

Em suma, sem um bom design, seu site pode não atrair o tráfego desejado ou, pior ainda, pode causar que os usuários abandonem seu site. Um bom design também é importante para ajudar os mecanismos de busca a indexar seu site de forma correta.

Se seu site for difícil de navegar ou não for otimizado para os mecanismos de busca, as pessoas terão dificuldade para encontrá-lo quando estiverem procurando por algo relacionado.

Resumindo, o web design é extremamente importante para o sucesso de um site. Sem um design bem planejado, um site pode não receber o tráfego desejado ou pode não ser facilmente encontrado pelas pessoas.

<Leia depois: o que é o Metaverso e como isso muda na sua vida />

O que faz um web designer?

O web designer é o profissional responsável pelo design de sites e aplicações web como já dito anteriormente. Ele utiliza diversas ferramentas para criar layouts, ilustrações, ícones e outros elementos gráficos que serão utilizados na interface do site ou aplicativo.

Além de criar a interface do site, o web designer também é responsável por pensar na estrutura e na navegação do site, de forma que o usuário possa encontrar facilmente o que está procurando. Isso você já entendeu, certo?

Então, quais são as habilidades necessárias para ingressar na carreira? O web designer precisa ter conhecimento de design gráfico, usabilidade, estrutura de informações e técnicas de codificação.

Confira abaixo o detalhamento por assunto.

Elabora e adequa briefings

O profissional faz briefing com o cliente para entender o que este deseja para o seu website. Ele precisa saber qual o objetivo do site, quais as informações que devem ser exibidas e quais os recursos que devem estar disponíveis. Além disso, o web designer também deve levar em consideração o público-alvo do site e o que esse espera encontrar.

Codifica

O web designer codifica o website usando HTML, CSS e JavaScript.

O HTML é uma linguagem de marcação que permite ao web designer criar os elementos visuais do website, como texto, imagens e links.

CSS é o acrônimo para Cascading Style Sheets, ou Folhas de Estilo em Cascata em português. É um tipo de linguagem utilizada para definir a formatação de um documento HTML ou XML. Com ele, é possível definir como um documento deve ser exibido, incluindo a cor, fonte, posição e tamanho dos elementos.

JavaScript é uma linguagem de programação interpretada. O que significa que o código não é compilado, mas sim executado diretamente pelo navegador. Isso significa que o usuário final pode visualizar o código fonte e, caso existam erros, eles serão exibidos na tela.

 Cria layouts

O web designer cria o layout da página utilizando ferramentas de design gráfico, como o Photoshop. Depois de criar o layout, o especialista exporta as imagens para o HTML, onde elas são transformadas em código.

No site ou aplicativo, o layout é importante para a experiência do usuário. Ele deve ser bem pensado para guiar o usuário na navegação e na interação com o conteúdo.

 Faz a manutenção de sites

É importante que o web designer mantenha o site atualizado com as últimas tendências e tecnologias. Isso porque é importante manter um site atualizado e funcionando corretamente.

O especialista deve monitorar o site para garantir que as páginas sejam carregadas rapidamente e que os links estejam funcionando corretamente. Além disso, o web designer deve certificar-se de que o site esteja seguro contra hackers e outras ameaças.

Cria projetos de design gráfico

O design gráfico para um site é um projeto que envolve a criação de elementos visuais que serão utilizados em um site. Isso inclui a criação de logotipos, gráficos, imagens e outros elementos que farão parte do visual do site. O objetivo do design gráfico para um site é torná-lo mais atraente e fácil de usar para os internautas.

(Fonte: marymarkevich/Freepik)

Qual a diferença entre web designer e designer gráfico?

O web designer é responsável pelo design e layout de sites, aplicativos e páginas da web. O designer gráfico, por sua vez, é responsável pelo design de materiais impressos, como logotipos, embalagens, livros e revistas.

Desenvolvedor web também é web designer? Entenda

Não. Elas são ocupações distintas, mas como algumas atividades em comum.

O que faz um desenvolvedor web? É o profissional responsável por criar e manter sites e aplicações web. Eles trabalham com uma variedade de tecnologias para criar sites dinâmicos e interativos que atendam às necessidades do cliente.

Um desenvolvedor web pode atuar em uma variedade de áreas, desde o design e desenvolvimento de sites para a criação de aplicações web complexas. Alguns desenvolvedores web especializam-se em um determinado tipo de tecnologia ou plataforma, enquanto outros são generalistas e podem trabalhar com várias tecnologias.

Para se tornar um desenvolvedor web, é preciso ter um bom conhecimento de programação e de como os sites funcionam. Também é importante ter boas habilidades de comunicação e um bom senso de design, pois muitos dos sites que um desenvolvedor cria precisam ser atraentes e fáceis de usar.

Algumas das graduações mais comuns dos profissionais são Sistemas da Informação e Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

<Entenda mais: saiba detalhes da carreira de Arquiteto de Soluções />

Por que as empresas investem na contratação de um web designer?

As empresas devem investir em um profissional web designer se quiserem: se destacar da concorrência, atraír mais clientes e aumentar suas vendas.

Um profissional web designer pode ajudar a melhorar a usabilidade do site, torná-lo mais atraente e criar uma experiência de usuário positiva, o que leva a mais clientes satisfeitos. Afinal, um consumidor feliz volta mais vezes, seja em um site ou aplicativo.

Atualmente, em que a concorrência é cada vez mais acirrada, é cada vez mais importante que as empresas se destaquem da concorrência. Isso porque, com a globalização da economia, os consumidores têm cada vez mais opções de produtos e serviços a sua disposição e, ficam cada vez mais exigentes.

Portanto, para se destacar, as empresas devem oferecer produtos e serviços de qualidade superior, com preços competitivos e, além disso, investir em marketing e comunicação para serem lembradas pelos usuários.

<Leia depois: o que é inovação, importância e a relação com tecnologia e empresas />

Prêmios na área de web design

Nada mais motivador do que ser reconhecido, não é? Ademais, ganhar uma quantia por uma obra de plataforma.

Os prêmios são importantes para um profissional por diversos motivos. Primeiro, eles reconhecem o trabalho duro e o talento do profissional. Isso pode incentivar um web designer a continuar se empenhando e a melhorar ainda mais a sua performance.

Além disso, os prêmios também podem ajudar o profissional a conquistar novos clientes ou patrocinadores, uma vez que o seu talento fica mais visível para o mercado.

Veja abaixo alguns prêmios da área de web design:

Quando ganha um web design?

Os salários de um web designer no Brasil variam muito, dependendo da experiência, da região e do porte da empresa. Conforme o site Vagas.com, um profissional no Brasil recebe salário inicial de R$ 1.582,00 e pode chegar a ganhar até R$ 3.428,00. A média salarial da profissão é de R$ 2.404,00.

Dica extra: 3 cursos de web design para investir

Para se tornar um web designer, é importante ter habilidades de design, criatividade e também conhecimento técnico. Logo, é importante saber como criar sites que sejam funcionais e atraentes, bem como ter conhecimento de HTML, CSS e outras ferramentas de desenvolvimento web.

Se você quer colocar a mão na massa logo, confira os cursos abaixo:

  1. Curso de Web Design Ultimate da Universidade WebFlow;
  2. Introdução ao Web Design Responsivo – HTML & CSS Tutorial da FreeCodeCamp;
  3. Web Design Completo em HTML / CSS + Criação do seu Portfolio da UDEMY.

Se você quer se destacar na carreira faça parte da Trilha de Especialização em Inovação e Transformação Digital. Um curso de aprendizado ágil e de curta duração com profissionais renomados!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img