Concorrência monopolística: o que é, como identificar e exemplos práticos

Nos tempos modernos, cada vez mais empresas estão procurando se diferenciar uma das outras. Seja por meio de produtos ou serviços, o pulo do gato está em oferecer soluções que facilitem o dia a dia dos consumidores. Porém, existem situações em que duas companhias podem oferecer ideias similares, mas com conceitos diferentes. Isso se caracteriza como concorrência monopolista.

Entender como isso acontece é fundamental para se aprofundar nas estruturas de mercado. Saber diferenciar produtos similares pode parecer complexo, mas não se preocupe. Separamos neste texto tudo o que você precisa saber a respeito da competição monopolística. Desde como ela funciona até às diferenças para um monopólio. Boa leitura!

O que é concorrência monopolística

A competição monopolista ocorre quando uma empresa possui um produto, mas que, ao mesmo tempo, concorre com uma companhia que oferece outro similar.

Porém, apesar de serem parecidos, esses itens não são iguais. Além disso, essas empresas competem em um mesmo setor de mercado e, na maioria das vezes, possuem boa parte do market share – que é a porcentagem do quanto uma firma domina seu ramo de atuação. 

Um exemplo prático são as empresas de refrigerante. Nesse caso, os clientes podem substituir um produto pelo outro, mas sempre haverá uma preferência maior pela marca X ou Y. Embora sejam considerados substitutos, não são substitutos perfeitos

Vamos supor que uma empresa tenha lançado um refrigerante com o sabor de maçã. Embora seja uma novidade, ela é a única no mercado a oferecer o produto com tal característica.

 

Contudo, apesar dos clientes terem outras opções de escolha, o produto faz sucesso e vende super bem. Isso faz com que a empresa consiga estabelecer um controle maior de preço sobre esse item específico. O resultado pode ser a liderança do setor, com um produto único, em meio a um setor super concorrido.

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Características da competição monopolística

Essa é uma das formas de competição mais comuns no mercado. A modalidade possui um aspecto muito peculiar, pois conta com duas características diferentes unificadas: concorrência e monopólio.

O primeiro ocorre por conta da quantidade de empresas do setor. Já o segundo se dá por conta do poder que a empresa pode ter sobre o preço do seu produto. Quanto mais ele for diferente, mais lucros a companhia tem a chance de obter. 

Além disso, outra característica é que empresas podem entrar nesses mercados, aumentando a competitividade. Apesar disso, quem deseja entrar nos segmentos têm dificuldade. Isso porque há uma forte competição, com grandes marcas investindo em marketing, atraindo a atenção de boa parte dos consumidores. 

O conhecimento do público em relação ao produto é também uma das principais características da competição monopolística. Como são parecidos, nem sempre os clientes sabem diferenciá-los. Com isso, acabam comprando sempre da marca mais habitual, gerando um desafio aos vendedores.

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Concorrência perfeita e monopólio

Em um mercado onde há concorrência perfeita, a oferta e a demanda são as responsáveis pela definição dos preços.

Neste cenário, nenhuma empresa possui controle suficiente do seu ramo de atuação. Ele conta com uma forte competição entre as companhias, pois há poucas barreiras para a entrada de novos players. Além disso, a pulverização de clientes é um outro fator característico, fazendo com que eles tenham mais escolhas para a compra, seja de bens ou de serviços.

Já em um monopólio, a empresa é praticamente dona do mercado de atuação. Geralmente ela possui um serviço ou produto exclusivos.

Isso dificulta a entrada de outros concorrentes no mercado, pois com uma empresa dominante os desafios são enormes. Nesse tipo de competição, a empresa controla o preço, podendo controlar seus lucros e limitar as opções de oferta aos consumidores.  

Podemos dizer que a competição monopolista é um meio termo entre mercado competitivo e monopólio. 

Concorrência monopolística: exemplos práticos

Para ilustrar na prática, separamos alguns exemplos reais de empresas que fazem parte de um mercado de concorrência monopolística. Confira:

Coca-Cola e Pepsi

As principais empresas de refrigerantes do mundo possuem produtos similares, mas não exatamente iguais.

Apesar de terem as mesmas características, contam com receitas e sabores diferentes. Embora cada um dos produtos tenha sua particularidade, os preços geralmente são bem semelhantes. Sabendo disso, elas investem em marketing para mostrar seus diferenciais. 

Apple e Samsung

Líderes no mercado de smartphones, essas empresas oferecem um produto de características iguais. Entretanto, elas precisam se diferenciar.

Apesar do celular ser um produto para fazer ligações e acessar internet, essas empresas mostram outros recursos para chamar a atenção dos clientes. Tudo isso porque eles não procuram apenas por um bom preço, mas sim por um produto diferenciado e completo. 

BMW e Mercedes

O mercado de montadoras é um excelente exemplo de concorrência monopolística. Isso porque os carros possuem uma única função.

Porém, quando falamos, por exemplo, do mercado de luxo, os clientes precisam ser convencidos dos principais diferenciais dos veículos. É o caso da BMW e da Mercedes. Seus clientes não estão de olho somente nos preços, mas sim em coisas como tecnologia e conforto. 

Agora que você viu na prática como a concorrência monopolista funciona, que tal entender mais sobre como ela afeta o mercado? Confira a seguir. 

Como a competição monopolista afeta o mercado

Há alguns fatores interessantes sobre a concorrência monopolista que afetam diretamente o mercado. Porém, ao mesmo tempo, existem pontos que desafiam tanto as empresas quanto os consumidores. 

Pelo lado positivo, vale ressaltar que a competição entre as empresas torna o mercado mais competitivo. E isso espelha em opções diferentes para os clientes, que têm uma boa oferta tanto em termos de preço quanto em qualidade de produtos. Além disso, a livre entrada de companhias em qualquer um desses mercados deixa a competitividade ainda mais rica. 

Por outro lado, há alguns pontos negativos que claramente afetam o mercado.

Um dos principais é o domínio de empresas mais consolidadas, o que limita as opções de escolha dos clientes. Embora a entrada de novas firmas seja livre, o conhecimento delas fica limitado pela disparidade de investimento em marketing.

Os preços também impactam diretamente. Ao ter um produto similar, as empresas não podem encarecer ou baratear muito os valores. Isso pode afetar diretamente na perda ou no ganho de clientes, o que ajudaria a impactar os resultados financeiros. 

Compreender a disputa entre empresas de um mesmo mercado é fundamental para quem deseja empreender e, principalmente, investir. Se esse é o seu caso, que tal saber como dar os primeiros passos no mundo dos investimentos? Começar a investir pode ser mais fácil do que você imagina. 

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