Como fazer um e-mail marketing: aprenda o passo a passo + dicas de ferramentas!

Aprenda como fazer e-mail marketing e aumentar o faturamento da sua empresa.

Muitas pessoas acreditam que os e-mails tornaram-se obsoletos, contudo, cerca de 58% dos brasileiros conectados à internet fazem uso do correio eletrônico. Desse modo, se você possui um empreendimento e não sabe como fazer e-mail marketing, saiba que está deixando muito dinheiro em cima da mesa.

Além de ser um poderoso meio de comunicação com sua audiência, essa estratégia é altamente lucrativa. Por exemplo, um estudo realizado pela DMA Marketer Email Tracker indica que, no Reino Unido, para cada £1 investido em estratégias de e-mail marketing, o retorno médio foi de £42.

Se você quer aprender como fazer e-mail marketing e ter resultados semelhantes ao exemplo anterior, continue com a leitura deste conteúdo.

O que é e-mail marketing?

O e-mail marketing é uma estratégia de marketing que utiliza os correios eletrônicos para aproximar a empresa de sua audiência, educar o seu público e gerar mais oportunidades de vendas.

Mais à frente, detalharemos o funcionamento de cada etapa do e-mail marketing, mas em resumo, essa prática consiste em captação de e-mails, disparo de conteúdos e análise dos resultados obtidos.

Para que serve o e-mail marketing?

Dentre as principais serventias do e-mail marketing, temos: aumentar o alcance das campanhas, melhorar a segmentação da base de contatos e automatizar os processos. Abaixo, detalhamos um pouco mais sobre cada um desses pontos, confira.

  • Aumentar o alcance das campanhas: imagine que a sua empresa está fazendo uma campanha de Black Friday e preparou as melhores ofertas do mercado para a sua clientela. De nada adianta ter uma boa promoção, se ela não alcança as pessoas corretas, não é mesmo? Contudo, se você fez um bom trabalho prévio e construiu uma boa base de e-mails, você pode disparar suas ofertas para toda a sua base em poucos cliques.
  • Melhorar a segmentação da base de contatos: no momento de captação dos e-mails, é possível solicitar algumas informações extras do lead. Desse modo, você pode agrupar os contatos adquiridos com base em suas características demográficas. Além disso, é possível mapear por meio de qual página esse lead foi captado e identificar quais são os seus interesses.
  • Automatizar os processos: por meio do e-mail marketing você pode automatizar alguns processos, como o processo de onboarding de novos clientes, por exemplo. Além disso, é possível desenhar funis de e-mails que conduzem o lead ao longo de conteúdos que aumentem a sua consciência sobre um determinado problema e, no final, fazem uma oferta de um produto que o resolva. É desse modo que se cria um funil de e-mails que realiza vendas no automático.

<Leia também: Jornada do consumidor digital: transforme sua estratégia de marketing>

Por que o e-mail marketing é essencial para se comunicar com clientes?

Com base em pesquisas realizadas pelo IBGE, em 2018, cerca de 63% dos brasileiros conectados à internet a utilizavam para enviar e receber e-mails. Além disso, por meio da utilização de correios eletrônicos, é possível criar um relacionamento pessoal e duradouro com os seus clientes. Desse modo, não utilizar o e-mail marketing na estratégia do seu empreendimento é deixar de gerar mais oportunidades de vendas e de fidelizar a clientela.

Quais as vantagens das campanhas de e-mail marketing?

Quando o assunto são as campanhas de e-mail marketing, a primeira vantagem que vem à mente é o aumento da receita da empresa. Porém, ainda que seja um dos principais focos, existem outros benefícios que vão além do que fazer mais ofertas. Confira abaixo quais são as principais vantagens dessa estratégia.

1. Maior entendimento do seu público-alvo

Quando você tem uma base de e-mails, é possível que você realize pesquisas com sua audiência de modo que você entenda quais são suas principais dores, seus maiores desejos, seus medos, seus sonhos e entre outras informações. Além disso, ao analisar o comportamento dos seus leads (abertura de e-mails, cliques e etc) você consegue entender quais são os assuntos pelos quais eles mais se interessam.

2. Aumento do tráfego 

Uma outra vantagem do e-mail marketing é a possibilidade de direcionar uma boa quantidade de tráfego para suas redes sociais, sites e páginas da web. Para exemplificar este subtópico, imagine que você construiu uma lista com 30.000 e-mails e que ela possui uma taxa de abertura de 21%. Desse modo, você pode enviar um conteúdo convidando seus leads para seguirem a página da sua empresa no Instagram, ou para conferir um novo conteúdo que você publicou em seu blog, e essa mensagem chegará para mais de 6.000 pessoas.

3.  Comunicação em larga escala

Que o e-mail marketing permite que uma empresa consiga manter um relacionamento pessoal e próximo com cada um de seus leads já é de conhecimento de todos. Porém, além disso, essa estratégia permite que o esforço empregado para se comunicar com 1, 100, 1.000 ou até mesmo 10.000 pessoas seja o mesmo.

<Leia também: O que é CRM? Saiba mais sobre Customer Relationship Management>

Como fazer e-mail marketing? 

Como visto anteriormente, o e-mail marketing é uma poderosa estratégia para aproximar os clientes da marca e gerar mais oportunidades de vendas. Além disso, essa prática mostrou-se muito rentável, uma vez que exige baixo investimento inicial e pode gerar bastante lucro para um empreendimento.

Contudo, para colher todos esses benefícios, é necessário executar essa estratégia corretamente. Desse modo, reunimos os 9 principais passos para te ensinar como fazer um e-mail marketing de sucesso, confira abaixo.

1. Criar e segmentar uma base de leads

O primeiro passo para uma estratégia de e-mail marketing é a criação e a segmentação da sua lista de e-mails. Para melhor entendimento, vamos separar a criação e segmentação em dois momentos.

Criação da lista de e-mails

Nesta etapa, você precisará captar os e-mails do seu público-alvo de alguma forma. Não recomendamos a compra de listas prontas, uma vez que é ilegal e ineficiente. Desse modo, a melhor forma de captar e-mails da sua audiência é por meio de iscas digitais.

Uma isca digital é um conteúdo de valor que você oferece para sua audiência em troca de suas informações de contato. Por exemplo, um e-book, um minicurso, uma masterclass ou até mesmo planilhas. Observe abaixo uma isca digital da empresa Resultados Digitais.

Exemplo de página de captura da RD Station.
Fonte: RD Station

Na imagem acima, podemos ver uma página da RD construída para captação de e-mails. Nela, a empresa oferece, gratuitamente, uma masterclass sobre a estratégia que a possibilitou gerar 1,5 milhão de leads em 12 meses. Desse modo, para ter acesso a esse conteúdo, os interessados precisarão informar seu nome, e-mail e telefone.

Segmentação dos leads

A segmentação da sua lista de e-mails consiste em separar em grupos os contatos que possuem características semelhantes. Ainda utilizando o exemplo anterior, todas as pessoas que se cadastraram na RD para assistir à masterclass em questão possuem interesse no processo de geração de leads. Dessa forma, é possível reunir todas elas em um único grupo que apresenta um interesse em comum.

Essa prática permite que a comunicação seja mais eficiente e mais assertiva, pois, a mensagem é enviada somente para aquelas pessoas que possuem interesse em seu conteúdo.

2. Estabelecer objetivos e planejar conteúdo

Após a criação e segmentação da sua lista de e-mails, será necessário estabelecer os objetivos das suas campanhas e, com base neles, planejar os conteúdos que serão compartilhados. Os objetivos mais comuns das campanhas de e-mail marketing são: nutrição de leads, oferta de produtos/serviços e pesquisa.

  • Nutrição de leads: o processo de nutrição de leads é uma prática que consiste no compartilhamento de conteúdos educativos que aumentam o nível de consciência da sua audiência sobre um determinado problema.
  • Oferta de produtos/serviços: como o próprio nome já diz, consiste em compartilhar ofertas dos produtos/serviços da sua empresa.
  • Pesquisa: você pode utilizar a sua base de contatos para realizar pesquisas com a sua audiência. Por exemplo, você pode entender quais são suas maiores dores, seus principais desejos, seus medos e seus sonhos.

Após definir o objetivo da sua campanha de e-mail marketing, você precisará planejar quais serão os conteúdos que você utilizará no disparo dos e-mails. Será uma mini guia? Uma notícia? Uma oferta promocional? Um formulário de pesquisa? Este é o momento de decidir isso.

3. Crie o design do seu e-mail marketing

Uma das formas de garantir que o seu e-mail irá reter a atenção do leitor é por meio da criação de um design atrativo e eficiente. É importante que você crie um layout bem estruturado, capaz de otimizar a legibilidade do seu conteúdo. Além disso, aposte em elementos visuais que despertam a atenção e o interesse do seu lead. Contudo, é necessário tomar cuidado para não exagerar e construir um e-mail muito poluído visualmente.

4. Tenha modelos de mensagens

Para ter uma estratégia de e-mail marketing bem sucedida, é importante que você desenhe modelos de mensagens para momentos específicos das suas campanhas. Dentre os modelos mais comuns, temos:

  • E-mail de boas vindas: o primeiro e-mail que o seu lead receberá ao se cadastrar na sua lista de contatos.
  • Newsletter: envio de conteúdos e notícias que sejam do interesse da sua audiência.
  • Datas comemorativas: conteúdos, mensagens ou ofertas que tenham a ver com alguma data comemorativa.
  • E-mail de novos produtos/serviços: e-mail que notificam o lançamento de um novo produto/serviço.
  • Recuperação de carrinho abandonado: mensagem enviada para o lead que colocou um produto no carrinho, mas não finalizou a compra. O principal objetivo é entender o porquê e trazer uma solução.
  • E-mail de remarketing: e-mail enviado para pessoas que visitaram uma determinada página da web (página de vendas, página de cadastro e etc.) para oferecer novamente algum produto/serviço.

5. Aposte em CTAs

Quando um empreendimento adota a estratégia de e-mail marketing, ele espera que em um determinado momento o lead execute alguma ação, seja ela a compra de um produto/serviço ou uma interação com o conteúdo. Desse modo, é importante que, ao longo do e-mail, você insira alguns calls to action (chamadas para ação).

Para fazer bom uso dos CTAs, é importante que você explore formas de destacá-lo do resto do conteúdo do e-mail. Por exemplo, você pode fazer uso de botões com links.

Um outro ponto a se levar em consideração é que a atenção do leitor está concentrada no início do texto, de modo que, ao decorrer da leitura, a taxa de retenção de leitores diminua. Dessa forma, se você quer que o seu CTA seja visualizado por mais pessoas, é conveniente que ele se encontre próximo ao início do e-mail.

6. Entregue o máximo de valor para seus leads

Lembre-se que as pessoas se cadastraram em sua lista de e-mail, pois elas tinham interesse no que você tinha para compartilhar com elas. Desse modo, para que você mantenha o engajamento da sua audiência, é necessário que você busque entregar o máximo de valor para seus leads em seus e-mails.

Nada de e-mails rasos ou genéricos. É importante que você conheça muito bem quais são os interesses e desejos da sua audiência para que, dessa forma, você consiga produzir um conteúdo que seja realmente útil e relevante para a sua lista de contatos.

7. Mensure os seus resultados

Um dos benefícios que a internet trouxe para os empreendimentos é a possibilidade de mensurar quase tudo. Com o e-mail marketing não seria diferente. Uma das etapas mais importantes dessa estratégia é a mensuração e a análise dos resultados.

É por meio dessa prática que você conseguirá identificar o que deu certo e o que deu errado no disparo dos seus e-mails. Desse modo, é possível otimizar o seu conteúdo e obter resultados mais expressivos.

Dentre as métricas mais importantes para uma estratégia de e-mail marketing temos a taxa de abertura (percentual de pessoas que abriram o e-mail) e a taxa de cliques (percentual de cliques nos links do e-mail).

8. Ofereça a opção de descadastramento

É importante que, no seu e-mail, você ofereça a opção de descadastramento para o seu lead, pois, por mais que seja importante manter os contatos na lista de e-mails, forçar esse relacionamento pode ser prejudicial para a sua marca e para sua estratégia de e-mail marketing.

 O fato do lead não desejar mais receber seus e-mails, pode fazer com que ele crie uma antipatia pela sua empresa ou até mesmo marque os seus conteúdos como spam.

9. Utilize uma boa ferramenta de e-mail marketing

Para uma boa estratégia de e-mail marketing, a sua empresa precisa estar munida de uma boa ferramenta. Desse modo, é válido buscar pela que melhor atenderá às suas necessidades. Dentre as ferramentas de e-mail marketing mais relevantes do mercado, temos:

10. [Bônus] Exemplos de e-mail marketing de sucesso

Para concluir o passo a passo de como fazer um e-mail marketing de sucesso, confira abaixo 3 exemplos de empresas que fizeram um uso bem criativo dessa estratégia e tiveram resultados excelentes em suas campanhas.

1. Chico Rei

Como fazer e-mail marketing? Exemplo da empresa Chico Rei
Fonte: HubSpot

Observe que a empresa Chico Rei utilizou o e-mail de recuperação de carrinho abandonado de forma bem descontraída, oferecendo um cupom de 20% de desconto no carrinho de compras.

2. World Importados

Como fazer e-mail marketing? Exemplo da empresa World Importados
Fonte: HubSpot

No caso da empresa World Importados, primeiro eles agregaram valor para seu leitor, por meio de uma receita de Yakisoba e, posteriormente, realizaram a oferta de dois dos seus produtos. Note que os produtos ofertados estão intimamente relacionados com o conteúdo da receita e o interesse do público-alvo.

3. Harry’s

Como fazer e-mail marketing? Exemplo da empresa Harry's
Fonte: HubSpot

A empresa Harry’s é conhecida pela venda de sabonetes líquidos. Observe que a estratégia utilizada no e-mail foi a de nutrição. O conteúdo começa com uma pergunta (você lava o seu rosto?). Logo em seguida, de acordo com a resposta do leitor, é compartilhado um link educativo (porque vale a pena lavar // como lavar de forma mais inteligente).

Afinal, como se tornar um especialista em estratégias de marketing?

Ao longo deste conteúdo, vimos a importância do e-mail marketing para um empreendimento. Contudo, as estratégias de marketing não se resumem à utilização dos correios eletrônicos. Também é possível utilizar as redes sociais, anúncios, blogs e outros meios.

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