O que é educação corporativa e como ela beneficia as empresas

Descubra neste artigo como a educação corporativa potencializa o desenvolvimento de colaboradores e como aplicá-la em sua empresa.

No mundo dos negócios, muitas empresas passam por processos de transformação que fazem toda a diferença nos resultados apresentados. Seja numa pequena ou numa grande companhia, a educação corporativa é um assunto que deve estar sempre na pauta. Mas você sabe o que é isso e como implementá-la na sua empresa?

Para ajudar a entender um pouco mais sobre o tema, separamos neste artigo as informações essenciais. Aqui você encontrará o conceito de educação corporativa, como ela é vista no Brasil, o que representa para as companhias, os principais desafios, características e muito mais. Portanto, aproveite o texto e boa leitura!

O que é educação corporativa?

Com o passar do tempo, muitas empresas começaram a perceber que os colaboradores não estão em busca somente de boas remunerações. Por isso, tiveram que olhar para outras práticas de gestão que pudessem complementar o ambiente de trabalho. E a educação corporativa surge para melhorar todo esse processo.

Ela é um conjunto de ações que estimula o desenvolvimento dos funcionários. Aqui podemos citar uma série de coisas, como treinamentos, desenvolvimento de habilidades específicas, cursos de capacitação, entre outros. Essas práticas trazem vários benefícios tanto para os colaboradores como para a companhia. Quer saber quais? Falaremos mais sobre isso a seguir.

Como a educação corporativa é vista no Brasil?

Aqui no Brasil, esse tipo de estratégia ainda não está no centro das atenções das empresas. E isso, a longo prazo, pode ser prejudicial para a manutenção e para estabilidade dos profissionais dentro delas. Afinal, quando um colaborador não se sente valorizado, a tendência é que o turnover comece a ser um problema para o RH. 

Para ter uma ideia melhor sobre o cenário nacional, podemos citar o investimento em treinamento e desenvolvimento das empresas por aqui. Uma pesquisa realizada por uma consultoria mostrou que, em 2018, as companhias brasileiras gastavam, em média, quase R$ 800 por ano em treinamentos. 

Por outro lado, quando olhamos para as empresas dos Estados Unidos, o levantamento do mesmo período mostra que o investimento passava dos R$ 1.250. E não para por aí: enquanto os funcionários americanas têm, em média, 33 horas anuais de treinamento, por aqui esse número é de 21 horas.

O que a educação corporativa representa para as empresas?

Além de fatores motivacionais, a educação corporativa representa um investimento para a melhoria técnica dentro das próprias empresas. Imagine que um novo programa de software possa melhorar a gestão ágil dos projetos, porém não há funcionários que entendam sobre a sua operação. Ao investir no treinamento, além de garantir a implantação de um programa moderno na empresa, o colaborador também vai adquirir conhecimento.

Capacitar os funcionários sempre vai ser algo representativo dentro da estrutura do negócio. Isso resulta no aumento da motivação, do engajamento e da produtividade dos colaboradores, refletindo diretamente na performance da companhia. 

Quais são os principais objetivos de um programa de educação corporativa?

Existem alguns objetivos importantes na implementação de um programa de educação corporativa. O principal deles diz respeito às metas da organização, ou seja, o programa precisa estar alinhado com as expectativas referentes aos resultados. 

Mais do que gestão de conhecimento, a educação empresarial deve olhar para um aprendizado que esteja alinhado às necessidades da companhia. Afinal, esse investimento se torna um ativo que a empresa utiliza no dia a dia, seja para questões técnicas, seja para a melhoria na gestão das lideranças.

Tudo isso, contudo, também precisa ser avaliado com base nos gaps, ou seja, aspectos carentes de evolução na empresa, seja em áreas operacionais ou de gestão de pessoas.

Principais características da educação corporativa

Para que um programa de educação corporativa seja considerado eficiente, ele precisa contemplar algumas características importantes. Um deles é a continuidade das ativações. Para isso, é necessário evitar ações pontuais e executar um cronograma dessas atividades, que devem ser conduzidas, preferencialmente, pelo departamento de RH. Isso é importante, pois é o setor responsável por cuidar da carreira dos colaboradores.

Uma outra característica diz respeito ao formato de programa. Por que não chamar os próprios líderes para dar workshops ou palestras? É uma alternativa para diminuir custos e não contratar empresas especializadas, embora elas sejam uma ótima opção para a implementação desses projetos. 

Por fim, explore todos os formatos possíveis. Além de palestras e workshops presenciais, a educação corporativa precisa contemplar dinâmicas, eventos, espaços de estudo, mentorias, entre outros.

E quais os desafios da educação corporativa?

Um dos principais desafios para as empresas com relação à educação corporativa diz respeito aos custos. Um bom programa, com cursos e treinamentos, costuma ser caro. Porém, é preciso ter em mente que isso é um investimento para a companhia. 

Outro ponto é com relação ao engajamento dos colaboradores. Culturalmente as empresas encontram dificuldade em fazer com que eles participem dessas ativações, seja pela alta demanda ou mesmo por falta de interesse. 

Por fim, vale destacar que alguns cursos podem demorar bastante tempo, tirando o tempo de trabalho desses colaboradores em suas funções. Isso pode gerar um impacto direto nas operações das áreas em treinamento.

Como a educação corporativa beneficia as corporações?

Uma boa estratégia de educação corporativa traz uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para o colaborador. Mais do que isso, essa prática também atinge tanto clientes como fornecedores. Apesar disso, essas não são apenas as únicas vantagens. Separamos a seguir mais algumas para você conhecer. Confira:

Retenção de talentos

Como falamos anteriormente, um projeto de educação corporativa consegue reduzir o turnover da empresa, retendo os talentos dentro de casa. Com uma boa oferta de ativações, a companhia gera motivação entre os colaboradores, que podem ver essa prática como um diferencial competitivo em relação ao mercado. Ou seja, a oferta de cursos pode ser vista como mais um benefício dentro daqueles oferecidos pela companhia.

Engajamento e valorização dos colaboradores

Nada melhor do que fazer com que seus colaboradores se sintam valorizados, não é mesmo? Esse talvez seja um dos pontos-chave de uma estratégia de educação corporativa. Ao investir nessas frentes, a empresa pode aumentar o engajamento deles com o negócio, além de aumentar a sensação de pertencimento, algo muito buscado nas empresas hoje em dia.

Produtividade

Ao investir em cursos e ativações de capacitação, a tendência é que os colaboradores fiquem ainda mais produtivos. Com o conhecimento adquirido, novas atividades podem ser executadas, oferecendo um olhar diferenciado na operação das equipes. 
Tudo isso gera um impacto no rendimento dos times, contribuindo para uma agilidade maior nas entregas e nas demandas do dia a dia. Alinhado à metodologias ágeis, os resultados serão ainda melhores.

Redução do turnover

Uma das principais preocupações das empresas, o turnover é um dos aspectos que podem ser melhorados com a implantação de uma estratégia de educação corporativa. Ao fazer com que os times se sintam valorizados, as companhias conseguem reter talentos e alinhar o conhecimento adquirido por eles com as metas estabelecidas pela organização.

Employer Branding

Mais do que valorizados, a educação corporativa contribui para que os colaboradores passem a ter um reconhecimento melhor em relação à marca da sua empresa. Essa estratégia, conhecida como employer branding, tende a construir um papel cada vez mais importante dentro das organizações. Afinal, quanto mais os funcionários se envolvem com a sua marca, mais têm o desejo de permanecer com ela na vida profissional.

Inovação

Quando uma empresa tem uma estratégia de educação corporativa, a oferta de cursos permite com que as equipes tenham acesso ao que há de mais moderno no setor de atuação. Isso facilita com que os times façam sugestões de melhorias e, mais do que isso, estimulem a inovação dentro das empresas. É um dos benefícios mais importantes quando olhamos para a estratégia de negócio. 

Como você pode ter visto, estabelecer uma estratégia organizada de educação corporativa pode trazer uma série de vantagens para as empresas e seus colaboradores. Além disso, ela se torna crucial para a retenção de talentos, uma vez que essas pessoas passam a se sentir valorizadas dentro da companhia. Se você ainda não introduziu esse tema na sua empresa, vale o lembrete: nunca é tarde para começar. 
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