Promover a melhor experiência do usuário é um dos maiores objetivos das empresas atuais. Isso ocorre porque são eles os responsáveis pelo crescimento da mesma e o aumento de receita e faturamento da empresa. É nesse sentido que entra a importância da gestão ágil de produtos e a função que exerce para que a estratégia organizacional e a satisfação dos clientes estejam alinhadas.
As metodologias ágeis têm sido cada vez mais consideradas pelos gestores e profissionais por causa das vantagens que podem proporcionar aos processos de trabalho. E quando se alinha esse agile com a gestão de produtos, o sucesso é garantido.
Entenda melhor sobre esse conceito, como funciona e por que deve ser levado em conta no seu trabalho e/ou empresa.
Gerenciamento de Produtos: o que é?
Gerenciamento de produtos é uma área multidisciplinar, geralmente liderada por um gerente de produto ou Product Manager, com a função dentro da organização que orienta o ciclo de vida de um produtos e todas as suas etapas, desde a ideia de sua criação, o desenvolvimento até o posicionamento e precificação do produto.
Como assim? Sabe quando você compra um celular ou utiliza algum aplicativo/software para sua rotina pessoal ou profissional? Essa boa experiência que você tem ocorre graças a gestão de produtos que a empresa cria e proporciona a você como cliente.
Graças a esse foco no cliente, as equipes de produtos fornecem, diariamente, produtos com execução e design melhores. Por isso, o gerenciamento de produtos lida com a essência de uma empresa, sendo considerada um dos ativos mais importantes na organização, já que são os produtos que satisfazem os usuários e, assim, constrói-se uma entrega de valor no mercado conectada aos desejos dos consumidores.
Importante ressaltar que essa área engloba tanto os produtos físicos, como também a categoria de serviços, como softwares, infoprodutos. Em outras palavras, tudo aquilo que as empresas produzem e entregam ao mercado como resultado do seu trabalho.
Portanto, o objetivo da gestão ou gerenciamento de produtos é fazer a voz dos consumidores ser ouvida, de maneira que a empresa crie produtos que atendam necessidades e entreguem valor ao mercado. Logo, é necessário que esse setor esteja constantemente monitorando o comportamento, as necessidades e os interesses dos consumidores.
Como funciona uma metodologia ágil?
A metodologia ágil ou Agile, é um conceito que gira em torno de um guia de ações que uma empresa exerce em busca de melhores resultados e aumento na produtividade.
Sua ideia é fazer com que os processos sejam realizados de forma mais rápida, clara, objetiva e barata, garantindo assim otimização do tempo, qualidade e produtividade. Mas para que funcione deve sempre estar embasado em planejamento e estratégia.
E quando falamos disso inclui todo o ciclo de um projeto, que vai desde a sua pré-concepção até a entrega final.
Tudo isso em todo ciclo de vida de um projeto: da sua concepção até a entrega/produto final.
Um dos principais conceitos do método ágil é que o escopo de um projeto é fluido, enquanto os recursos permanecem os mesmos. Assim, no gerenciamento de produtos ágeis, a equipe passa menos tempo definindo o produto com antecedência e está aberta a alterações ao longo do caminho.
Ao investir nessa metodologia, sua empresa se torna mais eficiente e se mantém competitiva diante de um mercado cada vez mais inovador.
Um exemplo de metodologia ágil cada vez mais implementado pelas empresas é o Design Thinking, o qual transforma o processo criativo.
Quais os benefícios do Agile e da gestão de produtos?
Quando mesclamos o conceito de agile no gerenciamento de produtos ocorre uma modelagem do processo mais rápida e produtiva, buscando entregar valor ao usuário final e atendendo, ao mesmo tempo, aos objetivos estratégicos do negócio. A gestão de projeto ágil é um aspecto muito comum em startups, por exemplo.
Uma vantagem é que os gerentes de produto ágeis são mais integrados nas equipes de tecnologia do que nas equipes de negócios. Mas além disso, outras podem ser identificadas, como:
- Aumento da produtividade;
- Melhorias na comunicação;
- Mais qualidade;
- Melhora as estratégias de venda;
- Integração entre pessoas;
- Respostas rápidas para imprevistos e alterações;
- Possibilidade de aumentar o market share;
- Maior competitividade no mercado;
- Diferenciação da concorrência.
Portanto, é essencial mostrar como é útil a gestão ágil de produtos para uma empresa que ainda não passou pela transformação digital e ainda não viu os benefícios de uma metodologia ágil nos seus projetos e no seu desenvolvimento de software.
Como desenvolver um produto utilizando métodos ágeis?
Aplicar a metodologia ágil na gestão de projetos é relativamente simples hoje em dia, mas deve ser um processo cuidadoso. Para isso, considere deve acontecer de duas formas:
- Abrangente: agregar toda a estratégia, estrutura, processos, pessoas e tecnologia da empresa.
- Iterativa: ter a consciência que nem tudo pode ser antecipado e que imprevistos acontecem, sendo a flexibilidade é a chave de tudo.
Feito isso siga essas 3 etapas e veja como funciona:
#1 Experimentação e testes
Para o desenvolvimento de novos produtos é recomendado uma combinação de experimentações práticas que possam gerar um protótipo descartável ou de um incremento ao produto já existente.
Isso vai fazer com que se levantem hipóteses e características, melhorando a qualidade e experiência do usuário como um todo.
#2 Scrum e novos produtos
Assim como no Scrum, tendo a visão de um product backlog inicial, é possível desenvolver o mínimo de funcionalidades necessárias para validar as hipóteses.
Dessa forma, o desenvolvimento de novos produtos pode atuar em conjunto com os métodos ágeis, mesmo com um número mínimo de funcionalidades necessárias para promover a etapa de testes, é possível solicitar o feedback dos usuários e clientes.
A experiência prática conquistada ao testar o produto ajuda a compreender o que o mercado deseja, e, assim, fazer ajustes a fim de tornar o produto eficiente.
#3 Inovações e demais métodos ágeis
Hoje a maioria das organizações de desenvolvimento de software utilizam o gerenciamento ágil, embora sua aplicabilidade requer alguma adaptação.
A inovação permite que os objetivos sejam alcançados e ainda com um diferencial frente ao mercado.
Como iniciar uma carreira na área?
Portanto, a gestão de produtos ágil é um aspecto que deve ser utilizado pelas empresas que planejam prosperar no mercado e trazer a melhor experiência aos clientes.
Para esse processo, algumas etapas são necessárias, tudo visando mais qualidade e produtividade.
Se você deseja se aprofundar nesse conceito e construir uma formação e conhecimento, algumas dicas são ler livros da área, como “SCRUM: A Arte de fazer o dobro do trabalho pela metade do tempo”, de Jeff Sutherland.
Além disso, fazer uma capacitação em metodologia ágil é o que vai fazer a diferença. Para isso, confira uma trilha de redução sobre gestão ágil e veja como sair dela já implementado na sua rotina.