Se você já investe na bolsa de valores ou está familiarizado com certos conceitos do mercado financeiro, então provavelmente já ouviu falar sobre o principal índice da B3, o índice Ibovespa.
Mas você sabia que é possível fazer investimentos com aportes ligados a ele? É nesse cenário que devemos entender o que é o índice futuro e como ele funciona.
Quer saber mais sobre o que é INDFUT, para quem é indicado este tipo de investimento e até mesmo qual a relação com o Ibovespa?
Neste conteúdo falaremos sobre todas essas questões, como funciona o índice futuro e suas principais vantagens e riscos. Continue a leitura!
O que é índice futuro?
Antes de falar sobre o que é índice futuro, devemos entender o Ibovespa, também conhecido como IBOV.
Como falamos, este é o principal índice da bolsa no Brasil, que pode ser definido como uma carteira teórica com as ações e empresas mais representativas, servindo como um termômetro do mercado acionário no país.
Isso significa que o Ibovespa não é um ativo negociável, mas tanto o índice futuro quanto o mini-índice são contratos derivativos dessa carteira teórica, já que o preço deriva do valor do ativo a que ela está atrelada.
Ou seja, o contrato do índice futuro e do mini-índice são ativos que podem ser comprados e vendidos na bolsa de valores, negociados no Mercado Futuro.
A verdade é que os índices futuros podem ser adquiridos de maneira semelhante às ações. A diferença está nos vencimentos dos contratos que, no caso dos índices, acontecem em uma data futura específica.
Como funciona o índice futuro?
Agora que já falamos sobre o que é índice futuro, é o momento de entender como ele funciona. Basicamente, para isso devemos compreender que os contratos do índice futuro podem ser negociados em duas categorias.
A primeira delas são os contratos de mini-índice (WIN), ideal para os investidores que desejam movimentar menores quantias. Isso porque o lote mínimo do mini-índice tem apenas um contrato, com a variação de cotação em R$ 0,20 por ponto do Ibovespa.
A outra modalidade é a de índice cheio (IND), indicada para os investidores com o objetivo de movimentar um maior montante financeiro. Essa categoria possui a variação de cotação em R$ 1 por ponto do Ibovespa, além de ter um lote mínimo de cinco contratos.
Tanto o WIN quanto o IND a alavancagem é uma ferramenta importante (assim como em todo o mercado futuro), o que significa que os investidores podem movimentar valores mais altos do que têm disponível.
Isso porque o potencial de valorização ou desvalorização do valor investido na aquisição do índice futuro é muito maior por meio da alavancagem, com técnicas utilizadas que facilitam a multiplicação da rentabilidade com endividamento.
Por esses motivos, podemos dizer que o investimento em índice futuro é mais indicado para o perfil de investidores mais agressivos e arrojados, que em geral estão mais dispostos a encarar os altos e baixos da renda variável.
Quer saber mais sobre como operar com minicontrato de índice? Com a websérie “Começando em minicontratos com a Pam”, você entrará no mercado futuro com o pé direito.
Quais as vantagens e riscos de investir em índice futuro?
Como em todo investimento, é preciso conhecer os benefícios e riscos que podem ocorrer nas aplicações. Entre as principais vantagens, podemos citar:
- alta volatilidade;
- alta liquidez;
- possibilidade de alavancagem.
Por conta da alta volatilidade, entendemos que esse é um tipo de investimento com oscilações frequentes. Isso exige muita atenção do investidor, mas também se torna o cenário ideal para que traders consigam ganhos significativos.
Quer saber mais sobre como investir em day trade? Construímos este material com as principais dicas para o Trader operar de maneira segura e consciente, além de alertar dos riscos nas operações. Baixe gratuitamente!
Já os riscos são os mesmos que em qualquer outro investimento indicado para o perfil arrojado. Por se tratar de uma especulação, há o risco de perda caso suas projeções não se confirmem.
Vale a pena investir em contratos futuros?
Agora que você já sabe o que é INDFUT e como funcionam os índices futuros, pode estar se perguntando: mas por que investir nessa modalidade? A verdade é que essa categoria pode trazer uma boa rentabilidade, em curto prazo, podendo variar de dias a semanas.
Entretanto, é necessário ter cautela e consiga realizar uma boa análise técnica dos seus investimentos (para conhecer o histórico e prever cenários, por meio de gráficos), além de estar a par sobre os riscos que envolvem essas operações.
Como falamos sempre quando refletimos se vale a pena ou não entrar em determinado investimento, o ideal é que você analise o seu perfil de investidor, entenda mais sobre o ativo que deseja aplicar e escolha o melhor a partir dos seus objetivos.
Afinal, não existe uma resposta única a essa pergunta, já que o perfil e as metas de um investidor e outro são diferentes. Mas agora que você já sabe o que é índice futuro e como funciona, consegue tirar suas próprias conclusões.
O importante é que nunca deixe de estudar e adquirir conhecimento, já que o mundo do mercado financeiro e de investimentos é um prato cheio para isso. Por isso, aqui na Xpeed temos diferentes opções de artigos e vídeos para que você continue aprofundando os seus conhecimentos ainda mais.
E para contar com mais segurança no investimento em mercado futuro e de ações, é essencial já ter conhecimento em renda variável.
O curso Aprenda a investir na bolsa de valores pode ser a porta de entrada para esse universo.
Ministrado por Leandro Rassier, educador financeiro na XP há mais de 20 anos. Com ele, é possível adquirir um aprendizado prático com diferentes recursos de engajamento, identificando boas oportunidades de investimentos.