Caso você tenha uma certa familiaridade com os investimentos na Bolsa de Valores do Brasil (B3), já deve ter ouvido falar nas maneiras de se operar nela. Alguns métodos, como o Day trade e Swing trade, são mais conhecidos no meio.
No entanto, uma metodologia também está chamando a atenção dos interessados em operar no curto prazo: o scalping trade.
Mas, você sabe o que é operação scalper? Caso não saiba, chegou ao lugar certo!
Preparamos um conteúdo completo sobre o assunto para saber se o modelo se encaixa na sua estratégia. Continue a leitura para entender sobre os tópicos abaixo.
- O que é operação scalper?;
- Scalping x Day trade;
- Operações scalper: o que é preciso saber?;
- Como operar scalper;
- Vantagens e desvantagens;
- Como ser um scalper trader.
Boa leitura!
O que é operação scalper?
Entender o que é operação scalper é bem simples. Basicamente, são operações de compra e venda de ativos que acontecem em segundos e minutos.
Avaliadas como operações de curtíssimo prazo, o investidor que a escolher como estratégia pretende lucrar com a quantidade. Além disso, é preciso estar muito mais atento às oscilações do mercado.
O motivo é que por serem operações muito curtas o scalper trader se aproveita da volatilidade do mercado para ter pequenos lucros. Essa análise é feita observando o book de ofertas de ações ou de contratos futuros.
No scalping também é muito comum que os scalpers utilizem a alavancagem para aumentar seus ganhos. Mas, é preciso muito estudo e análise para usar essa estratégia, pois os riscos aumentam proporcionalmente com o volume que se pode lucrar.
< Não sabe o que é alavancagem dos investimentos? Leia o post: Alavancagem: como funciona na Bolsa de Valores do Brasil? />
Scalping x Day trade
Assim que começa a entender um pouco mais sobre o scalping é comum surgir dúvidas sobre outros aspectos. Uma delas é: qual a diferença do scalper trade para o day trade?
As duas estratégias são voltadas para negociações de compra e venda de ativos na bolsa de valores em um dia. O que as difere é a quantidade e o tempo de cada operação.
Enquanto no Day trade o investidor busca os ganhos em uma única operação, no scalping são várias operações. Confira o exemplo abaixo para ficar mais claro.
João opera no day trade e seu objetivo é alcançar 100 pontos em uma única operação comprando e vendendo ativos. Enquanto isso, Marcelo opera no scalper trade e também tem o objetivo de conquistar 100 pontos, mas ele vai realizar 10 operações de 10 pontos cada durante o dia.
Ficou mais fácil agora, né?
Entender essas diferenças, mesmo que pareçam mínimas, é muito importante para avaliar como são utilizadas as estratégias nas operações scalper. Mais para frente vamos te mostrar as três principais.
Continue a leitura para saber mais sobre o funcionamento do scalping na bolsa de valores.
Operações scalper: o que é preciso saber?
Até aqui você já sabe o que é operação scalper e como ela se diferencia do Day trade. Mas é preciso saber muito mais aspectos desse modelo para não ficar perdido.
Confira a seguir o que mais é preciso saber para operar como scalper trader na bolsa de valores.
Como operar scalper
Uma das principais coisas que você precisa entender no scalping é: como operar scalper? Afinal, para começar a investir como um scalper é primordial entender seu funcionamento.
Em primeiro lugar, para utilizar esse modelo de investimento o investidor precisa ser do tipo arrojado. Ou seja, aquele que está mais disposto a correr mais riscos em busca de ganhos maiores.
Portanto, caso você se encaixe mais nos perfis de investidores conservador ou moderado, o ideal é operar com outros modelos na B3. Agora, se esse não for o seu caso, o scalping pode ser uma opção.
Para operar no scalper trading são utilizadas diversas ferramentas. Entre elas, as três principais são: análise técnica; tape reading; volume weighted average price (VWAP).
Confira os detalhes de cada uma a seguir.
Análise técnica
A análise técnica é também chamada de análise de gráficos. Com ela é possível avaliar o andamento dos preços dos ativos através dos indicadores dos gráficos.
Analisando o gráfico o scalper pode montar sua estratégia em cima dos ativos com a melhor reação para sua estratégia.
Tape Reading
A segunda ferramenta de análise é o Tape Reading. Com ela o scalper realiza sua análise observando o andamento dos preços do mercado no book de ofertas.
Essa percepção é muito importante para entender, por exemplo, como operar no scalping: como vendido ou comprado. Operando como vendido o scalper lucra com a desvalorização, já como comprado, com a valorização.
Volume Weighted Average Price (VWAP)
Explicando de uma maneira bem simples, o VWAP é uma média móvel da variação dos preços de um ativo durante o dia. O scalper trader observa como os ativos estão sendo negociados, se estão acima ou abaixo da média VWAP.
Essa análise permite que o investidor realize a compra ou venda de ativos, com base na tendência de valorização ou desvalorização.
Vantagens e desvantagens
Ao entrar no mundo dos investimentos é comum perceber que todo tipo de operação ou investimento tem suas vantagens e desvantagens. Não seria diferente com o scalping.
Entre as vantagens, podemos citar que os ganhos no método independem do Ibovespa estar positivo. Isso porque são operações que duram segundos ou minutos, então se ganha com a oscilação desse tempo.
Por exemplo: Marcos compra uma ação da Petrobrás que termina o dia em queda. No entanto, por operar no modelo scalper ele a vendeu quando ela teve uma leve alta. Portanto, mesmo pouco, ele obteve lucro na negociação.
Já entre as desvantagens, a principal são os gastos com os custos de cada operação. Por serem várias, a taxação é cobrada sobre cada uma.
Um fator que pode amenizar essa desvantagem é escolher uma boa corretora que ofereça corretagem zero. A Clear é uma ótima opção, pois oferece esse benefício e é focada no trabalho do trader.
Seja um especialista em trading!
Agora que já entendeu todas as camadas sobre o que é operação scalper é hora de ir além. Afinal, o conhecimento e estudo sobre o mercado financeiro e de investimentos não pode parar.
Para operar no modelo de scalping você precisará entender como funciona o universo Trading como um todo. E é claro que nós da XP Educação, o braço educacional da XP Inc, podemos te ajudar nisso. Conheça agora nosso curso!