Overhead: o que é, tipos e porque os investidores acompanham

Uma boa gestão é fundamental para o desenvolvimento de qualquer empresa. Portanto, é importante que os gestores conheçam e saibam administrar seus custos — sobretudo o overhead.

Isso porque o overhead está diretamente relacionado aos gastos da organização, influenciando não somente o preço dos produtos ou serviços, mas a otimização dos recursos como um todo.

Dessa forma, trata-se de uma questão extremamente relevante para gestores, empreendedores, investidores e demais profissionais que compõem a área financeira.

Neste artigo, explicamos o significado do conceito, a importância, os tipos, os efeitos na rentabilidade do negócio e os impactos nos investimentos. Confira!

O que é overhead em custos

Overhead, em tradução livre, significa despesas gerais. O termo é utilizado para identificar, justamente, as despesas gerais e os custos indiretos, como também é chamado, de um negócio.

Ou seja, o conceito refere-se aos gastos atrelados à manutenção das operações de uma empresa, sem vinculação direta à sua atividade-fim.

Conhecido como overhead cost, trata-se de um dos elementos mais importantes da contabilidade de custos de uma organização, sendo possível identificá-lo no Demonstrativo de Resultado de Exercício (DRE).

Ainda não está claro? Não se preocupe. Para que você de fato compreenda esse conceito, primeiramente é preciso entender o que são os custos diretos e indiretos de um negócio.

  • Custos diretos: gastos diretamente ligados à fabricação e venda dos produtos ou serviços ofertados pela empresa.
  • Custos indiretos: custos que não podem ser medidos a partir dos produtos ou serviços, pois envolvem atividades realizadas em outras áreas da organização. 

Sendo assim, o overhead corresponde aos custos indiretos que, embora não possam ser atribuídos ao produto ou serviço, também entram na contabilidade de custos do negócio.

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Exemplos de overhead

O overhead varia de acordo com a atividade que a empresa desenvolve.

Usando como exemplo uma organização que tenha como atividade principal a fabricação de bolos, podemos citar como custos diretos:

  • leite;
  • ovos;
  • farinha;
  • gás de cozinha;
  • setor de qualidade;
  • manutenção dos equipamentos.

Já os custos indiretos, nesse caso, seriam:

  • limpeza geral;
  • despesas do setor administrativo.
  • transporte para a entrega do produto;
  • salário dos funcionários da área comercial;

Como você pode perceber, os custos são indiretos pois, diferentemente dos custos diretos, não fazem parte dos gastos com a atividade-fim do negócio que são os bolos.

Agora, vamos a um exemplo relacionado a uma empresa de serviços: uma agência de publicidade.

Nesse caso, os custos diretos são:

  • internet;
  • computadores;
  • programas de edição;
  • salário do pessoal de criação.

Em relação aos custos indiretos, podemos citar:

  • coffee break;
  • limpeza geral;
  • gastos com divulgação;
  • salário dos colaboradores do setor administrativo.

A importância do overhead

Apesar de não ser uma tarefa simples, controlar os custos de uma organização é fundamental, pois cada centavo economizado tem um peso na lucratividade. 

O overhead é essencial para qualquer negócio, mas principalmente para empresas que produzem mais de um produto, oferecem mais de um serviço ou atuam em diversas áreas.

Isso porque, por meio desse controle, é possível determinar o custo real de desenvolvimento de um produto ou prestação de um serviço. 

Dessa forma, os custos relacionados ao overhead devem ser atribuídos às áreas do negócio que são indiretamente responsáveis por esses gastos.

Ao não atentar-se aos custos indiretos, a empresa pode ter grandes problemas em definir o preço de venda, pois, como o custo exato do produto ou serviço não é conhecido, a real lucratividade não é alcançada.

Ou seja, muitas vezes, as diferenças entre vender ou não vender e ter lucro ou prejuízo estão diretamente ligadas ao overhead.

Os tipos de overhead em custos

Há alguns tipos de custos indiretos que são categorizados de acordo com sua dinâmica no orçamento da organização. Os três principais são:

Overhead fixo

O overhead fixo refere-se aos gastos que não variam. Independentemente dos resultados mensais do negócio, o valor pago permanece igual.

Alguns exemplos são o aluguel do espaço comercial e a folha salarial dos funcionários da área administrativa. 

Overhead variável

Já o overhead variável acompanha os resultados da empresa, aumentando ou diminuindo os custos de acordo com a produção e as vendas da empresa. 

Nessa categoria, estão inclusos alguns impostos, comissões de vendas e depreciação de equipamentos, que tende a ser acelerada com o aumento da produção. 

Overhead semivariável

Por fim, o overhead semivariável combina os custos indiretos que são variáveis e fixos, simultaneamente.

O melhor exemplo são as contas de consumo, como energia elétrica, água, gás e etc., pois são compostas por uma parte fixa (de fornecimento mínimo) e pelo acréscimo consumido de acordo com a produção mensal. 

Análise de overhead e o efeito na rentabilidade

Conforme mencionamos no início do post, a análise do overhead de uma organização pode ser feita por meio do DRE (Demonstrativo de Resultado de Exercício).

Este relatório contábil discrimina todos os custos diretos e indiretos do negócio, detalhando as participações, os impostos e os resultados líquidos e brutos.

Após isso, é necessário conferir a margem de contribuição aplicada ao preço de venda dos produtos ou serviços, a fim de entender se a empresa distribui seus gastos de forma adequada e consegue gerar lucro. 

Os negócios mais eficientes têm controle total sobre sua produtividade e procuram reduzir seus custos indiretos para aumentar a margem de lucro.

Quando uma empresa possui um custo fixo alto em comparação aos custos variáveis e semivariáveis, um aumento na receita gera um aumento muito maior no lucro operacional da empresa.

A medida, chamada alavancagem operacional, faz com que o custo unitário do produto ou serviço seja reduzido.

Por outro lado, caso os custos variáveis e semivariáveis ultrapassem o custo fixo, o lucro tende a ser menor, ainda que a receita aumente.

Para que você entenda o efeito do custo indireto sobre a rentabilidade na prática, confira o exemplo abaixo.

Uma empresa vende mensalmente R$ 40 mil e possui um lucro operacional de exatamente R$ 16 mil. Em determinado mês, ela adquire novos computadores para o setor administrativo e, no mesmo período, amplia suas vendas para R$ 60 mil. No entanto, seu lucro operacional cai para R$ 10 mil.

Perceba que, no mês em questão, a organização teve um aumento de receita. No entanto, o lucro foi menor devido ao overhead variável. 

Isso não significa que a compra dos equipamentos não deveria ter sido realizada, mas sim que é importante conhecer os custos indiretos do negócio e entender como eles podem afetar a rentabilidade, para tomar decisões coerentes e evitar prejuízos financeiros.

O bom investidor, acompanha o overhead

Após conferir todas essas informações, talvez você esteja se perguntando “como usar isso nos meus investimentos?”.

Investidores que são adeptos à análise fundamentalista podem avaliar o overhead para conhecer a companhia e entender como o custo fixo e os custos variáveis e semivariáveis estão relacionados à rentabilidade do negócio.

Contudo, de forma geral, o overhead possibilita avaliar a solidez da empresa, pois os custos indiretos devem ser analisados para definir os preços de produtos ou serviços.

Afinal, um negócio só é lucrativo quando todos os custos, diretos e indiretos, são cobertos pelas vendas e ainda há sobra de capital. 

A partir do momento que você dominar esses conceitos, terá muito mais confiança para avaliar a viabilidade econômica de uma companhia e investir em ações

E, para que você tenha ainda mais segurança ao fazer seus investimentos, é importante que você entenda os indicadores que ajudam a detectar empresas caras ou baratas no mercado.

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