Quality Assurance: o que é e qual a sua importância

O Quality Assurance é fundamental para a testagem na etapa de produção e para garantir que os clientes fiquem satisfeitos com os seus produtos após o lançamento.

Toda empresa, seja ela prestadora de serviços ou fabricante de produtos, preza pela qualidade do que está sendo ofertado ao cliente. Por isso, o Quality Assurance (QA) é fundamental para manter a qualidade, garantir a satisfação do cliente e a credibilidade da empresa no mercado que ela está inserida.  

Com o mercado super competitivo, os erros são cada vez menos tolerados pelos consumidores e isso é comprovado em fatos. De acordo com uma pesquisa da empresa de consultoria Fifth Quadrant, 8 a 10 consumidores deixam de consumir produtos de uma marca após uma experiência ruim. Além disso, 72% afirmam que falariam com amigos e familiares para também não consumirem a marca. 

A partir desses dados, e de tantos outros, que comprovam como é difícil conquistar um cliente, a testagem na etapa de produção de produtos ou de softwares é essencial para reduzir as chances de erros após o lançamento do produto. E é justamente aí que o quality assurance entra em ação.   

O que é Quality Assurance

Quality assurance, ou garantia de qualidade em português, significa o processo de garantir a qualidade do produto através da checagem dos requisitos de qualidade. Nesse processo os profissionais verificam se todos os requisitos estão sendo cumpridos de forma correta. 

Para isso, são realizados uma série de testes que levam em consideração as definições da empresa e as expectativas dos clientes. A partir deles é que sabemos se o produto final está aprovado para chegar às mãos dos clientes.  

Diferença entre Quality Assurance e Quality Control 

Muitos confundem o quality assurance (garantia de qualidade) com o quality control (controle de qualidade). No entanto, apesar dos nomes parecidos, esses são dois processos diferentes que juntos garantem a qualidade do produto. Confira abaixo a diferença entre os dois processos:

Quality Assurance

O QA consiste em um conjunto de atividades focadas no processo do desenvolvimento. O seu objetivo é tentar garantir que o serviço ou produto final sejam entregues com a melhor qualidade possível, atendendo as expectativas do cliente.  

Essas atividades da garantia de qualidade reduzem as chances de erros antes que eles ocorram a partir do desenho dos processos sistêmicos que devem ser seguidos. Um produto seguro e eficaz depende da atenção e da forma que os processos são executados pela equipe de criação. 

Quality Control

Enquanto o QA é focado no processo, o controle de qualidade é focado no produto após finalizado. O papel do QC é avaliar se os produtos finais estão de acordo com o que foi planejado pela equipe de QA. 

Para isso, a equipe de controle de qualidade tem uma série de ações e técnicas que servem para monitorar e corrigir os defeitos que foram identificados. Além disso, também são responsáveis por apresentar resultados e relatórios com informações que podem ser aplicadas nos novos projetos.  

Verificação da Quality Assurance em uma indústria de paletes
Quality Assurance e Quality Control são processos diferentes, mas ambos são importantes para uma empresa lançar um produto no mercado.

Resumidamente, podemos dizer que o controle de qualidade consiste na verificação do produto depois da fabricação e antes da distribuição para os centros de compra. 

Como funciona a Quality Assurance

A quality assurance serve para prevenir defeitos durante o processo de desenvolvimento do software. Por isso, o foco da equipe de QA é fazer com que o escopo do projeto desenvolvido por eles sirva, simultaneamente, para acelerar os processos da equipe de devs e as expectativas dos clientes para entregar o resultado que eles desejam.

Para que isso aconteça, o analista ou a equipe de QA precisa ser integrada como parte fundamental do ciclo de desenvolvimento. Eles realizam testes em cada etapa do processo, antecipando bugs e ajudando a solucioná-los.

O que faz o analista de Quality Assurance

Um analista de quality assurance é o profissional responsável por garantir a qualidade nos processos de desenvolvimento de um produto. Ou seja, o analista de qualidade é a pessoa envolvida na definição e do processo de software e também o responsável por acompanhar o funcionamento e fazer a gestão de processos que foram estabelecidos.

Algumas funções do analista de qualidade são:

  • Garantir o funcionamento correto dos softwares;
  • Documentar fases de teste e defeitos;
  • Identificar e reportar bugs e falhas nos sistemas;
  • Realizar teste pré e pós-implementação do programa.

Como se tornar um analista QA?

Em primeiro lugar, você precisa ter em mente que um analista quality assurance deve ter conhecimento técnico sobre o processo de desenvolvimento ágil de software. Por isso, é importante dominar ferramentas de testes de automação e de validação de processos.

Algumas empresas pedem, juntamente com os conhecimentos técnicos, que os profissionais tenham graduação em cursos como Ciência da Computação, Engenharia da Computação, entre outros cursos relacionados.

Além dos conhecimentos técnicos, o analista de qualidade precisa ter algumas skills:

  • Atenção aos detalhes;
  • Boa comunicação;
  • Curiosidade;
  • Pensamento crítico. 

Salário do analista QA 

Segundo o portal Vagas.com, no Brasil um analista de qualidade ganha em média R$ 3.809. Inicialmente a remuneração salarial pode ser de R$ 2.530, e um profissional com mais experiência de mercado pode chegar a receber até R$ 6.016.

Importância da Quality Assurance

Com o avanço tecnológico, mudamos as formas de consumo e de relacionamento. A cultura digital, em que estamos cada vez mais inseridos, faz com que tenhamos uma urgência em resolver as nossas demandas, além da incrível capacidade de espalhar informações em questões de segundos para milhares de pessoas.

Assim, tornou-se cada vez mais necessário ofertar um serviço ou produto de qualidade ao cliente. Para isso acontecer, uma equipe de quality assurance é fundamental, visto que eles são responsáveis por supervisionar os processos até a entrega do produto final. 

Um bom exemplo de como empresas podem perder clientes se não oferecer um serviço de boa qualidade na primeira impressão são os dados da BMC Compuware, empresa de software, que apontam que:

  • Apenas 16% dos usuários voltam a utilizar um aplicativo que não causou uma primeira boa impressão;
  • Enquanto 44% dos usuários deletam o aplicativo no mesmo momento em que tentam executar uma ação e o aplicativo não corresponde ao que desejam.

Entre os principais problemas relatados estão  demora no carregamento, erros frequentes e difícil navegabilidade no app. 

Por que utilizar a Quality Assurance na sua empresa

Agora que você entendeu o que é o quality assurance e a sua importância para a empresa, vamos apresentar os diversos benefícios de implementar esse processo de checagem na rotina do seu negócio.

Listamos abaixo alguns benefícios e o porquê utilizá-los:

  • Antecipação de problemas: o processo de acompanhamento e testagem em cada etapa do processo de desenvolvimento faz com que erros sejam identificados e solucionados com mais facilidade; 
  • Melhora na experiência do cliente: durante o processo de desenvolvimento do software, alguns erros podem passar despercebidos pelos devOps. O profissional de QA fica responsável por fazer essa análise em busca de erros e problemas de execução;
  • Identificação de pontos de melhoria: com o produto finalizado, é importante continuar acompanhando o seu desempenho a fim de propor melhorias, caso seja necessário; 
  • Redução de custos operacionais: uma equipe gestão ágil de projetos, que trabalha para cumprir todos os pontos acima, conseguem reduzir os custos operacionais das empresas de maneira significativa.  

Como aplicar o Quality Assurance no seu negócio

Por ser um segmento novo do mercado de trabalho, esse momento de implementação do quality assurance pode ser um desafio. Para garantir que isso seja feito de forma eficiente, algumas ações são cruciais:

  • Gerenciamento dos fornecedores;
  • Escolha de um profissional qualificado para desempenhar a função ou liderar o novo setor;
  • Treinamento dos colaboradores: 

QA do futuro: desafios e oportunidades

Acompanhar as mudanças dos últimos anos pode ser um desafio para as empresas, que precisam realizar uma transformação ágil nos seus processos. Para acelerar essas mudanças, o quality assurance é peça fundamental.

Apesar do futuro promissor, a QA ainda é uma profissão nova que encontra muitos desafios. Os principais são: dificuldade das empresas em reconhecerem a importância do seu trabalho, ter liberdade para propor melhorias inovadoras, falta de padrão e ferramentas eficientes para o desenvolvimento da função.

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