Entenda o que é arbitragem de criptomoedas e como lucrar com esse recurso

A arbitragem de criptomoedas é um sistema de especulação operado por traders que têm como objetivo lucrar as diferenças de preços que uma mesma moeda digital tem em corretoras diferentes.

Notórios por sua grande volatilidade, os criptoativos são uma ótima opção de trading, estratégia de investimentos de curtíssimo prazo na qual os investidores utilizam a intensa oscilação de preços a seu favor.

A lógica do trading é muito simples. A meta  é adquirir um determinado ativo por um determinado preço e vendê-lo por um valor mais caro

Mas como funciona a arbitragem de Bitcoin e outras criptomoedas? Segue essa mesma lógica?

A resposta é sim e vamos explicar direitinho o porquê. Ficou curioso? Pois acompanhe o conteúdo até o fim e entenda em detalhes o que é arbitragem de criptomoedas!

Arbitragem de criptomoedas: como funciona?

A arbitragem de criptomoedas é uma estratégia de day trade famosa por demandar bastante agilidade por parte dos especuladores. Afinal, ela funciona a partir de ligeiras, porém recorrentes oportunidades que traders mais experientes enxergam no mercado de moedas digitais.

Em suma, ela acontece quando um mesmo ativo está sendo negociado por preços divergentes em corretoras diferentes. Por exemplo, imagine que um Bitcoin é negociado por U$50.000 na corretora X, enquanto essa mesma quantidade é ofertada por U$49.750 na Y.

Se o trader for rápido e se aproveitar dessa rápida janela de preços, ele pode comprar um bitcoin na corretora Y por um valor mais em conta e, logo em seguida, vendê-lo na X pelo valor mais caro. No final dessa operação, ele teria um lucro de U$250.

Essa diferença de valores é conhecida como spread e ela é a base de lucro das operações de arbitragem com Bitcoin ou qualquer outro ativo.

Entretanto, para ter sucesso nessa estratégia é preciso ter muita habilidade e saber monitorar bem as oportunidades quando ela aparecer. Afinal, o spread não dura muito tempo e logo essa janela é corrigida pelas corretoras.

>> Veja como utilizar a volatilidade a favor da sua estratégia de investimentos:

Precificação de criptomoedas

Por que as corretoras definem preços diferentes para um mesmo ativo durante um determinado intervalo de tempo? A resposta é muito simples.

Os criptoativos são opções de investimento consideradas sem lastro e, por isso, possuem um processo de precificação diferente do de outros ativos de renda variável, como as ações e derivativos

As corretoras utilizam o livro de ofertas, que é o espaço onde são processadas as operações de compra e venda de uma moeda digital. Diante disso, a precificação é feita de acordo com a operação mais recente desse livro de ofertas.

Portanto, se um Bitcoin foi vendido por U$ 50.000, esse será o valor levado em consideração para o preço oferecido na corretora.

Essa particularidade é uma das principais razões das recorrentes divergências entre valores nas corretoras e que são aproveitadas no processo de arbitragem de criptomoedas.

Como fazer arbitragem de criptomoedas?

Para conseguir bons resultados com arbitragem de criptomoedas, o trader precisa estar atento a algumas variáveis para aumentar suas chances de lucros. Dentre elas, podemos enumerar duas:

  • a velocidade com que pode ser processada a transação, pois, como já mencionamos, os spreads não costumam durar muito;
  • as diferentes taxas que cada corretora cobra por negociação, pois seus valores muitas vezes podem não compensar o spread;

Portanto, é fundamental  ter uma boa experiência de mercado e conhecer minuciosamente como funcionam as operações de cada corretora e como isso pode impactar os resultados da estratégia.

Com o expertise e os recursos necessários, como uma plataforma de day trade, um árbitro pode fazer operações utilizando duas ou até três moedas diferentes no processo para driblar problemas relativos a taxas ou tempo de transação.

Por exemplo, para evitar o tempo de transferência da moeda adquirida de uma corretora para outra, o trader já pode de antemão uma determinada quantidade da criptomoeda que ele quer operar em duas corretoras diferentes.

Além disso, ele pode utilizar uma outra opção de moeda, preferencialmente uma stable coin (possuem valores mais estáveis e lastreados em dólar americano), que seja facilmente negociável e diminua a margem de erro da operação. 

Em alguns casos são utilizadas até três opções de criptos para fazer uma arbitragem de Bitcoin. Esse processo é conhecido como arbitragem triangular.

Robôs de arbitragem de criptomoedas

Um ótimo mecanismo que vai te ajudar a aprender como fazer arbitragem de criptomoeda é a utilização de robôs (smartbots) de inteligência de dados. 

Essas ferramentas mapeiam as melhores oportunidades de negociação entre corretoras de acordo com um sistema algorítmico que mede a pontuação de cada ativo. Dessa forma, quanto maior for a pontuação, maior será a margem de acerto da operação.

Além disso, a utilização de robôs permite a realização de operações de forma automatizada, o que aumenta a velocidade e probabilidade de acerto.

Devo fazer arbitragem de criptomoedas?

A execução de qualquer uma das práticas ligadas ao day trade ou swing trade são indicadas somente para um perfil de investimento mais arrojado que não se incomoda em ficar vulnerável a maiores volatilidades em troca de uma boa margem de lucro.

E para se tornar um expert nesse mercado, é importante ter um conhecimento aprofundado de análise técnica de gráficos para saber avaliar tendências e indicadores, assim como saber minuciosamente como funciona a dinâmica de mercado.

Como aliado nessa jornada, você pode contar com os cursos da Escola de Investimentos da Xpeed sobre o tema. Dentre as opções ofertadas, o curso “Tudo que aprendi em 12 anos de day trade” é uma excelente aquisição para aqueles que querem aprender mais sobre as melhores estratégias de especulação no curto prazo.

Campanha de um curso online sobre "Tudo que aprendi em 12 anos de day trade" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img