Qual a importância do PIB na economia brasileira? Veja 2 exemplos!

Provavelmente, você já ouviu falar sobre a alta ou a queda do Produto Interno Bruto (PIB), certo? Mas o que isso significa no nosso dia a dia? Neste artigo, explicaremos sobre a importância do PIB na economia brasileira e, em especial, para os investidores.

Por exemplo, como saber qual é o impacto da variação negativa de 0,1% no PIB nacional? E quanto à projeção de alta de 0,2%, que não se confirmou no segundo trimestre de 2021? Enfim, tudo isso afeta – e muito – o bolso dos brasileiros.

Pensando nisso, preparamos um artigo focado na importância do PIB na economia brasileira. Aliás, vale lembrar que é fundamental acompanhar a macroeconomia para tomar boas decisões sobre as aplicações financeiras. Logo mais voltaremos a falar sobre isso, ok?

Qual é a importância do PIB na economia brasileira? 

Para abordar a importância do PIB na economia brasileira, listamos quatro pontos-chave que facilitam esse entendimento. Com base nas questões a seguir, será mais fácil compreender o impacto do Produto Interno Bruto no crescimento do país e no retorno dos investimentos.

1. O que é Produto Interno Bruto (PIB)?

O PIB é um indicador que demonstra o fluxo de novos bens e serviços produzidos em um período. Se, por acaso, uma região não produzisse absolutamente nada no decorrer de um ano, seu PIB seria nulo.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a definição do Produto Interno Bruto é:

“O PIB é a soma de todos os bens e serviços finais produzidos por um país, estado ou cidade, geralmente em um ano”.

Essa soma se baseia nos preços que chegam ao consumidor, levando em conta os impostos. 

Além disso, o critério dos “bens e produtos finais” visa evitar a dupla contagem. Na produção de pão, por exemplo, o trigo está incluso. Logo, ele não entra na conta do PIB, pois já foi computado durante a cadeia produtiva.

Para complementar, o IBGE esclarece outro ponto que costuma gerar muitas dúvidas:

“O PIB não é o total da riqueza existente em um país. Esse é um equívoco muito comum, pois dá a sensação de que o PIB seria um estoque de valor que existe na economia, como uma espécie de Tesouro Nacional”.

PIB per capita

O PIB per capita é a divisão do Produto Interno Bruto pelo número de habitantes. Dessa forma, ele mede quanto cada cidadão receberia se o PIB fosse distribuído em partes iguais.

Nesse sentido, cabe ressaltar uma reflexão que consta no site do IBGE:

O PIB é, contudo, apenas um indicador síntese de uma economia. Ele ajuda a compreender um país, mas não expressa importantes fatores, como distribuição de renda, qualidade de vida, educação e saúde”. 

2. Qual é a composição do PIB?

A soma do PIB é composta pelos seguintes itens:

  • consumo das famílias;
  • gastos do governo;
  • investimentos;
  • saldo da balança comercial, entre importações e exportações.

3. Como é feito o cálculo do PIB?

O cálculo do Produto Interno Bruto é baseado em diversos dados. Para começar, esses são os compilados pelo IBGE:

  • IPCA: Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo
  • PAM: Produção Agrícola Municipal
  • PAC: Pesquisa Anual de Comércio
  • PAS: Pesquisa Anual de Serviços
  • POF: Pesquisa de Orçamentos Familiares
  • PIA-Empresa: Pesquisa Industrial Anual – Empresa
  • PIM-PF: Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física
  • PMC: Pesquisa Mensal de Comércio
  • PMS: Pesquisa Mensal de Serviços

Em paralelo, seguem os dados que são verificados por outras instituições:

  • Balanço de Pagamentos, do Banco Central
  • DIPJ: Declaração de Informações Econômico-Fiscais da Pessoa Jurídica, da Receita Federal
  • IPA: Índice de Preços ao Produtor Amplo, da FGV.

4. O que impacta o PIB?

Tanto a taxa Selic, quanto o PIB, são vistos como termômetros da economia e estão interligados. Afinal, a taxa básica de juros é um mecanismo da política monetária para controlar a inflação, o que impacta a atividade econômica.

Falando em atividade econômica, o PIB envolve o aumento de produção e a demanda por empregos, investimentos e ações. Sendo assim, continue conosco para entender como as variações da Selic refletem nisso tudo, a começar pelo vídeo sobre os indicadores macroeconômicos:

2 exemplos para entender a importância do PIB na economia brasileira 

Agora que abordamos a importância do PIB na economia brasileira, vamos seguir adiante. Para traçar um paralelo, falaremos sobre a relação do PIB com a alta e a baixa da Selic, que é a famosa taxa básica de juros.

1. PIB x aumento da Selic 

Com o aumento da taxa Selic, o consumo diminui, visto que o acesso ao crédito fica mais elevado. Ao mesmo tempo, cai a demanda por produção e a geração de empregos. De modo geral, a atividade econômica arrefece, o que favorece o controle da inflação. Porém, o controle fiscal também influencia nisso, conforme o teto de gastos do governo. 

Esse cenário reduz os resultados das empresas e o pagamento dos dividendos das ações. Mas, do outro lado da moeda, os investidores de renda fixa terão resultados expressivos, em especial os pós-fixados, como o Tesouro Direto, as LCIs e as LCAs . 

>>> Saiba mais sobre o que acontece no aumento da Selic em renda fixa e variável

2. PIB x queda da Selic

Já a queda da taxa Selic tende a impulsionar o consumo, o que aumenta a demanda na cadeia produtiva. Nessa linha, as empresas vendem mais produtos, contratam funcionários e apuram resultados melhores. 

De fato, a renda fixa não vive o melhor dos mundos no cenário de juros baixos. Entretanto, a renda variável se sobressai. Enquanto a economia se aquece, as ações costumam se valorizar e os acionistas recebem mais dividendos.

>>> Leia mais sobre os investimentos em renda variável

Conclusão: a macroeconomia e a importância do PIB na economia brasileira

Em termos de macroeconomia, o PIB é um dos indicadores de referência para avaliar a situação financeira do país. E ele está interligado com outros indicadores, como o dólar e a própria Selic. 

Avaliando o cenário interno e externo, o investidor que acompanha o Boletim Focus terá mais insumos para tomar decisões. Ou seja, é um recurso que mostra tendências de crises e da aceleração da economia, o que orienta uma estratégia eficiente de investimentos.

Com isso em mente, podemos confirmar a importância do PIB na economia brasileira, não é mesmo? Sabemos que nem todos conhecem essas nuances, mas aqui na Xpeed School, buscamos transmitir informações de qualidade para promover a prosperidade do Brasil.

E, se você quiser ampliar os conhecimentos no assunto, temos o curso ideal para te auxiliar nisso. A propósito, a formação “Cenários e investimentos: macroeconomia para investidores” faz parte dos MBAs Xpeed Pro, sabia?

Imagem da campanha de um curso online sobre "Macroeconomia para Investidores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img