Aprender sobre investimentos: 6 dicas para cuidar melhor do seu dinheiro e fazê-lo render

Aprender sobre investimentos vai além do que simplesmente guardar o seu dinheiro ou aplicá-lo sob uma rentabilidade razoável.

Na verdade, por meio de uma estratégia bem estruturada, é possível proteger seu patrimônio e alcançar seus objetivos financeiros, que podem ser desde fazer uma viagem em família ou comprar um carro novo, até adquirir a casa própria ou viver uma aposentadoria confortável.

Neste artigo, você vai conferir algumas dicas de como começar a aprender sobre investimentos para fazer o seu dinheiro trabalhar para você, com segurança:

  1. Organize sua situação financeira;
  2. Matricule-se em cursos sobre investimentos;
  3. Assista a vídeos no YouTube;
  4. Comece investindo em produtos de renda fixa;
  5. Acompanhe as notícias de economia e mercado financeiro;
  6. Leia sobre investimentos.

Vamos lá?

Por que é importante aprender sobre investimentos?

Muitos dos nossos sonhos só são possíveis de se tornarem realidade se a gente tiver dinheiro para financiá-los.

Viajar, abrir uma empresa, comprar um carro ou uma casa, fazer uma graduação ou até mesmo adquirir a coleção completa de discos de vinil do seu cantor favorito (sim, os vinis voltaram com tudo e não são nada baratos).

A maioria das conquistas que almejamos está atrelada ao dinheiro. E aprender tudo sobre investimentos é importante para que nossos objetivos financeiros se concretizem mais rapidamente.

Além disso, saber como aplicar o seu dinheiro é necessário para proteger seu patrimônio da inflação.

Em vez de deixar o dinheiro parado na poupança ou conta corrente, você pode realizar investimentos em títulos de renda fixa ou de renda variável e evitar que o seu dinheiro perca valor com o decorrer do tempo.

Quer saber como? Continue aqui com a gente!

>>> Leia também: Formas de poupar dinheiro: 5 dicas para aprender a economizar

Aprender sobre investimentos: 6 dicas de como começar

Aprender tudo sobre investimentos demanda bastante tempo e dedicação. No entanto, existem algumas dicas que você pode seguir para conhecer mais sobre esse universo e se tornar um bom investidor.

Confira a partir de agora seis boas práticas essenciais para aprender sobre investimentos e tomar melhores decisões sobre onde aplicar o seu dinheiro.

1 – Organize sua situação financeira

A primeira dica de como começar a aprender sobre investimentos consiste em colocar a sua vida financeira em ordem.

Isso significa quitar todas as suas dívidas e fazer um levantamento de todas as suas despesas e fontes de receita.

Ao organizar as suas finanças, ficará mais fácil definir quanto do seu orçamento você consegue reservar para realizar as aplicações no mercado financeiro.

2 – Matricule-se em cursos sobre investimentos

Para quem é iniciante no mundo dos investimentos, o mercado financeiro pode parecer um bicho de sete cabeças.

Para desmistificar essa ideia, uma boa ideia é se matricular em cursos online ou presenciais que vão te explicar o “bê-á-bá” de tudo o que você precisa saber sobre o mundo das finanças e dos investimentos.

Na escola da XP Inc, por exemplo, você encontra vários cursos que vão te ajudar a melhorar a forma com que você lida com o seu dinheiro e multiplicar seu patrimônio.

Uma excelente alternativa é fazer um Curso, como este: Primeiros passos no mundo dos investimentos

Neles você aprende, entre outras coisas, o que são juros reais, como aplicar em renda fixa, o que é volatilidade em fundos de investimento e muito mais!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

>>> Veja mais: Finanças: o que são, importância, dicas e cursos

3 – Assista a vídeos no YouTube

O YouTube é uma plataforma com uma infinidade de conteúdos para pessoas interessadas em começar a aprender sobre investimentos.

No canal da Xpeed, por exemplo, você tem acesso a vários vídeos em que especialistas explicam tudo o que você precisa saber para investir melhor.

Neste vídeo da Clara Sodré, você vai conhecer dicas de como começar a investir, veja:

4 – Comece investindo em produtos de renda fixa

Há quem diga que a melhor forma de aprender sobre investimentos é com a prática. 

Para quem está começando agora e quer entender como funciona a dinâmica do mercado financeiro, escolha realizar pequenas aplicações em títulos de renda fixa, os quais são considerados menos arriscados.

No Tesouro Direto, por exemplo, você pode começar a investir a partir de R$ 30,00.

Quer aprender agora mesmo como investir em renda fixa? Então, assista a este  vídeo da especialista e professora da Xpeed, Clara Sodré:

5 – Acompanhe as notícias de economia e mercado financeiro

É muito importante que você se mantenha informado sobre o que acontece no cenário econômico do país e sobre as movimentações do mercado financeiro.

Isso porque determinadas decisões sobre investimentos podem ser impactadas por questões macro da nossa economia, como inflação, juros, desemprego, taxa de câmbio etc.

Por Exemplo: se há uma alta da inflação, a taxa Selic pode ser elevada pelo Banco Central. O objetivo é aumentar os juros e diminuir o consumo. Com isso, investimentos baseados na Selic se tornam menos rentáveis.

Confira alguns portais que trazem dados atualizados sobre o mercado:

>>> Leia mais: Aprender a mexer com dinheiro: 5 dicas para começar!

6 – Leia sobre investimentos

Os livros também são excelentes fontes de informações para quem quer aprender sobre investimentos.

E boas leituras sobre esse tema não faltam.

Pai Rico, Pai Pobre” e “Me Poupe! 10 passos para nunca mais faltar dinheiro no seu bolso” são exemplos de bons livros que vão te ajudar a entender melhor sobre como cuidar melhor do seu dinheiro.

>>> Veja também: Livros sobre investimento: 5 dicas para elevar seu conhecimento

E por falar em leitura, aqui na Xpeed temos uma série de e-books gratuitos que você pode ler hoje mesmo para começar a entender mas sobre fianças, dê uma olhada em um deles e baixe agora: GUIA da Bolsa para Investidores

Continue Aprendendo

spot_img