Investimento além da Bolsa: conheça os ativos alternativos

Os ativos alternativos são uma opção de investimento fora do padrão tradicional, como precatórios, consórcios e NFTs. Eles oferecem alta rentabilidade e variados prazos de vencimento e níveis de risco.

Embora a bolsa de valores seja, muitas vezes, a porta de entrada para o mundo dos investimentos, existem dezenas de outras opções com diferentes riscos e rentabilidades. E com o crescente interesse das pessoas físicas por esse universo, que já somam 5 milhões de contas na B3, mais possibilidades estão se popularizando, como os ativos alternativos.

Os ativos alternativos estão com maior acessibilidade e contam como preferência de investimento atualmente. Essa modalidade de aplicação está crescendo e mostrando que pode oferecer muita rentabilidade. Um exemplo é o mercado de criptoativos, que já vale 1,7 trilhão de dólares no mundo.

Uma espécie de lado B dos investimentos, os ativos alternativos são opções para quem quer diversificar a carteira e possui um perfil de investidor mais arrojado. Ou seja, não se importa em correr riscos em algumas de suas aplicações.

Se você faz parte desse grupo, veja no texto abaixo o que são ativos alternativos, como eles funcionam, as suas principais classes e vantagens de fazer um investimento desse tipo. No final, confira dicas para investir de maneira adequada, evitando prejuízos!

O que são ativos alternativos?

Os ativos alternativos fogem aos investimentos mais convencionais, como renda fixa e ações. Eles incluem também precatórios (federais e estaduais), recebíveis judiciais, consórcios, startups, criptomoedas, imóveis e até NFTs e royalties de músicas e obras de arte. Eles possuem diferentes rentabilidades, prazos de vencimento e risco.

Quando se fala em investimentos, as opções convencionais ou populares são as primeiras cogitadas pelos investidores. É o caso das ações da Bolsa de Valores B3, do Tesouro Direto, dos CDBs e das LCIs.

Os ativos alternativos vão na contramão das modalidades acima. Assim como o nome já sugere, eles são opções alternativas de investimento e estão fora das prateleiras das corretoras. Recentemente, inclusive, eles eram restritos a investidores profissionais.

Como funcionam os ativos alternativos?

Normalmente os ativos alternativos estão relacionados a setores da economia real — como energia, consórcio e agronegócio — e, por conta dessa variedade, não atendem a uma modalidade específica. Por esse motivo, também não existe um padrão de funcionamento para eles.

Ou seja, não importa se as ações da bolsa estão em queda ou ascensão, os variados tipos de ativos alternativos não são afetados por essa realidade econômica.

O que é possível dizer sobre sua mecânica é que, diferentemente da renda variável, que depende de uma instituição financeira para viabilizar o investimento, existem duas maneiras de ingressar nesses ativos:

  1. aporte direto na empresa ou em um projeto;
  2. aquisição de um deles por meio de fundos de investimento.

Além da ausência em mercados populares de investimento, como as bolsas de valores, outra característica deles é a liquidez. Como se trata de um ativo mais difícil de ser vendido, sua liquidez tende a ser baixa. Isso automaticamente aumenta seus riscos.

Por outro lado, por se relacionarem a setores de grande importância social e econômica, também são opções seguras.

Independentemente da modalidade de investimento, seja um investidor de sucesso! No vídeo abaixo, a Clara Sodré revela cinco passos para atingir esse objetivo.

Diferença entre investimentos alternativos e investimentos tradicionais

Quando falamos sobre investimentos tradicionais, estamos nos referindo a todos aqueles que são comercializados por instituições financeiras, como bancos e corretoras. Por estarem ligados à economia financeira, suas variações estão relacionadas às condições do mercado em que estão inseridos.

Um exemplo são as ações: quando o mercado está bom, os papéis tendem a se valorizar. O mesmo acontece em situações de crise.

Já os investimentos alternativos não possuem uma plataforma padrão para negociação. Por isso, elas podem acontecer através de aportes diretos ou via fundos de investimento.

Veja outras diferenças entre esses investimentos:

  • Relação com o mercado: enquanto os investimentos tradicionais têm caráter financeiro e dependem da situação do mercado para operar, os alternativos não possuem essa correlação. Isso significa que eles não são afetados por questões econômicas.
  • Liquidez: por serem pouco compartilhados no mercado e, consequentemente, menos comercializados também, os investimentos alternativos costumam ter liquidez inferior aos tradicionais. Isso não significa que eles sejam opções ruins.
  • Participação: no mercado convencional muitos acionistas são passivos sobre seus investimentos. O oposto acontece nas opções alternativas, em que há maior participação.

Falando sobre a baixa comercialização desses ativos, uma matéria da InfoMoney mostra que esse tipo de investimento recebe apenas 5% de aportes institucionais.

Principais tipos de ativos alternativos

Para quem tem interesse em diversificar a carteira e investir em ativos alternativos, há um leque de opções para escolher. Veja abaixo quais são as opções mais populares.

Ativos físicos

Ativos físicos são todos aqueles que são tangíveis, isto é, que têm existência material, são concretos e mensuráveis. Quando falamos sobre esse tipo de ativo, nos referimos a bens como imóveis, veículos, equipamentos, terrenos e rodovias.

< Nenhum bem físico dura para sempre, certo? Mas e quando ele dura além do que é projetado para ele? Veja mais sobre o conceito de valor residual e como ele se relaciona com os investimentos. />

Venture Capital

Sabe aquela empresa pequena, que tem baixo faturamento, mas que você enxerga grande potencial de crescimento? Investir nela é uma iniciativa de venture capital.

Basicamente, ao injetar capital em um pequeno negócio, você contribui com sua escalada e crescimento. Os riscos são altos, mas se o negócio for, de fato, promissor, os retornos também serão.

< Leia também: Investimento para startups: qual o mais interessante para você? />

Recebíveis

Os fundos de recebíveis são uma modalidade de fundo de investimento que estão relacionados ao setor imobiliário. Quando um investidor opta por esse tipo de ativo, ele recebe títulos associados.

É como uma espécie de condomínio, em que vários investidores se reúnem para injetar capital no mercado de imóveis.

Private Equity

Suponha que a empresa que você enxerga potencial de crescimento não seja mais tão pequena. Nesse caso, em vez de investir em venture capital, a escolha será de private equity.

Essa modalidade tem como foco as empresas maiores, que já possuem maturidade e buscam reestruturar ou expandir sua atuação no mercado.

Pelos exemplos acima deu para perceber que não existe característica padrão de ativo alternativo, né? A vantagem dessa modalidade é justamente o fato de ela ser ilimitada.

Vantagens de investir em ativos alternativos

Considerando fatores de risco e retorno, os investimentos alternativos são uma boa oportunidade para ampliar a performance da carteira. Veja quais são as três principais vantagens de apostar nessa modalidade:

  1. Diversificação do portfólio: além de opções de renda fixa e variável, contar com ativos que não estão relacionados ao mercado tradicional é uma excelente maneira de distribuir o investimento.
  2. Possibilidade de grandes retornos: embora sejam mais arriscados, esses investimentos também têm grande potencial de rentabilidade.
  3. Estabilidade: pelo fato de não serem afetados por crises financeiras, eventos políticos ou situações do dia a dia, eles conferem mais estabilidade aos investimentos.

Como investir em ativos alternativos?

Aprender como investir em ativos alternativos é essencial para não cair em uma cilada. Afinal, eles são mais difíceis de encontrar, pois não estão disponíveis em bancos, fundos ou corretoras.

O primeiro passo é estudar sobre como funciona esse tipo de investimento e entender se ele atende ao seu objetivo e perfil de investidor, que pode ser conservador, moderado ou arrojado (agressivo).

Eles proporcionam rentabilidades acima da média do mercado, mas representam riscos. É fundamental que eles componham uma carteira de investimentos que também possua ativos de renda fixa ou que tenham baixas oscilações. O equilíbrio é primordial para ser um investidor de sucesso. 

Quer aprender como investir em ativos alternativos? Veja dicas abaixo!

  1. Pesquise por uma plataforma que comercialize ativos alternativos e seja confiável e segura.
  2. Faça o cadastro na plataforma e envie a documentação exigida.
  3. Busque por investimentos alternativos que sigam a sua estratégia de investidor: analise rentabilidade, prazos de vencimento e riscos.
  4. Faça a transferência do seu capital para o investimento desejado.
  5. Acompanhe de perto o seu investimento alternativo.

Quais são as tendências desse tipo de investimento?

Há muitas tendências desse tipo de investimento, mas os NFTs e as criptomoedas são os queridinhos da vez. Afinal, o metaverso chegou e mostrou que há um longo caminho de expansão. Por isso, a maior tendência de ativos alternativos é o mercado digital.

Já no universo físico, há uma maior busca por investimentos no mercado de cannabis, principalmente nos países que já legalizaram a planta.

< Aprenda mais: 5 plataformas para você comprar e vender NFT />

O mais importante é acompanhar as tendências sem tirar o olho da rentabilidade da sua carteira. Enquanto alguns ativos estão em alta, outros, em crise. Por isso, estude e entenda como diversificar os investimentos de maneira adequada.

Se quiser mergulhar de cabeça no mundo dos ativos alternativos e tradicionais, assine a plataforma de educação continuada, a XPE Multi+. Por meio de uma assinatura mensal, você tem acesso a dezenas de cursos, como Criptoinvestidor e Especialista em Investimentos no Exterior, conteúdos interativos, imersões internacionais e muito mais.

Continue Aprendendo

spot_img