Autoconhecimento financeiro: o que é e como desenvolver? 4 dicas práticas

O autoconhecimento financeiro é a habilidade de identificar seu próprio perfil e compreender como o mundo ao seu redor influencia suas decisões relacionadas ao dinheiro.

Embora pareça um pouco abstrato, este conceito está presente na vida de todos nós em diferentes medidas. Quanto mais apurado, mais saudável tende a ser nossa relação com o dinheiro. Por outro lado, quando não nos conhecemos o suficiente, tendemos a apresentar dificuldades na forma como conduzimos nossas finanças.

É uma característica que você definitivamente vai querer desenvolver. Portanto, neste post, vamos explicar o que significa autoconhecimento financeiro e qual é a sua importância na vida das pessoas, além de dar dicas práticas para você aprimorar esta habilidade e recuperar o controle da sua vida financeira.

O que é autoconhecimento financeiro?

Autoconhecimento, de modo geral, significa conhecer a si mesmo. Já no caso do autoconhecimento financeiro, estamos falando de algo mais específico, que envolve conhecer o seu perfil em relação às finanças e compreender o que influencia suas decisões e emoções quando o assunto é dinheiro, de modo a exercer autocontrole.

Tendo isso em vista, podemos dizer que uma pessoa autoconsciente de suas finanças, está mais perto de desenvolver uma relação mais saudável com o dinheiro do que alguém que não possui um conhecimento tão profundo sobre si mesmo.

Por que o autoconhecimento financeiro é tão importante?

O autoconhecimento financeiro é fundamental para a sua organização e controle das finanças. Por meio dele, você consegue entender como o dinheiro afeta sua vida e suas emoções. Assim, torna-se capaz de tomar decisões de forma consciente e, logo, consegue administrar suas finanças com estratégia e segurança.

Por outro lado, a ausência de autoconhecimento afeta o processo de tomada de decisão. A pessoa tem dificuldade para estabelecer prioridades e isso leva a perda do controle sobre sua vida financeira. Com isso, é comum acabar gastando o que não tem em coisas que muitas vezes nem precisa, acumulando dívidas.

Em outras palavras, ter autoconhecimento financeiro pode ser a diferença entre estar no controle do seu dinheiro ou ser controlado por ele.

Como desenvolver o autoconhecimento financeiro?

Todo processo de autoconhecimento ocorre a partir da auto-observação, ou seja, olhar para si mesmo, buscando entender a maneira como você se comporta diante do mundo. No caso do autoconhecimento financeiro, essa observação é voltada especificamente para o campo das finanças e tudo o que está relacionado a elas.

Porém, apenas olhar para si não é o suficiente. É preciso saber como interpretar aquilo que você vê. Logo, podemos dizer que o autoconhecimento financeiro é desenvolvido por meio da educação financeira.

O que é educação financeira?

Fundamental para o desenvolvimento do autoconhecimento financeiro, a educação financeira é o meio pelo qual aprendemos e transmitimos conhecimentos sobre finanças. Por conta disso, deve fazer parte da formação de todo indivíduo.

Em seu nível mais básico, nos ajuda a entender o papel do dinheiro em nossas vidas e como lidar com ele de forma saudável, controlando nosso orçamento pessoal de forma mais eficiente e evitando contrair dívidas ou cair em golpes.

Porém, conforme nos aprofundamos, é possível entender como o mercado funciona, como são definidos os preços, como analisar juros e identificar boas oportunidades de investimento, a fim de multiplicar o dinheiro para alcançar a autonomia financeira.

“Mas, como eu posso ter acesso à educação financeira?”

É possível trabalhar a educação financeira buscando conhecimento, ao consumir qualquer formato de conteúdo que lhe ensine sobre o tema. Você pode, por exemplo, fazer um curso sobre o beabá financeiro para aprender conceitos básicos e desenvolver suas habilidades. O importante é aprender!

>>> Você pode encontrar mais informações sobre o assunto neste post exclusivo sobre o tema: A importância da educação financeira

4 dicas para desenvolver o autoconhecimento financeiro

Como vimos, o autoconhecimento financeiro se desenvolve por meio da educação financeira. Isso significa que quanto mais um indivíduo aprende sobre finanças, mais consciente de si ele se torna, o que lhe permite lidar com o dinheiro de forma mais assertiva e fazer melhores escolhas financeiras.

Para te ajudar nesta jornada de autodescoberta, preparamos algumas dicas práticas de como desenvolver esta habilidade tão importante:

1. Registre todos os seus ganhos e despesas

Só é possível desenvolver o autoconhecimento à medida que você se observa. Logo, uma ótima maneira de fazer isso é monitorando sua vida financeira de perto. 

Para isso, desenvolva o hábito de anotar em um caderninho, planilha ou app de controle financeiro, absolutamente tudo o que você faz com dinheiro. Fontes de renda, gastos fixos e variáveis, por menores que sejam devem ser registrados.

Dessa forma, você terá uma noção muito mais ampla dos caminhos que o dinheiro percorre na sua vida, desenvolvendo assim, a tão almejada consciência financeira.

2. Analise seus gastos

Este, na verdade, é um desdobramento da primeira dica.

O exercício de registrar seus ganhos e gastos já irá contribuir para o seu processo de autoconhecimento financeiro, no entanto, este não é o fim. Conforme anota, você vai criando um histórico da sua vida financeira, uma espécie de livro caixa.

Já imaginou quão valiosos esses dados podem ser para o seu aprendizado?

Mas, eles não servirão para nada se você esquecê-los na gaveta ou em uma pasta, no seu computador. Para que sejam úteis, precisam ser devidamente analisados.

Procure identificar padrões, observe seu desempenho ao longo dos meses, os gastos mais frequentes, onde pode reduzir e o que pode ser cortado.

Você já deve ter percebido que, além de te ajudar a se conhecer melhor, este exercício também pode gerar uma boa economia, não é mesmo?

Quer aprimorar ainda mais este exercício? Então, se liga nas dicas que a Nathalia Arcuri ensina no vídeo abaixo, para te ajudar a definir quais desses gastos são necessários, essenciais ou desnecessários:

3. Defina metas de curto, médio e longo prazo

Agora que você já adquiriu certo controle sobre suas finanças, chegou o momento de dar o próximo passo: definir metas de curto, médio e longo prazo.

Ao traçar objetivos, você consegue ter melhor clareza do ponto em que se encontra e onde quer chegar, sempre considerando a sua realidade. 

É importante destacar que só define metas quem sabe o que quer e, para isso, é preciso ter um mínimo conhecimento de si. Ou seja, você já está olhando para si mesmo e exercitando o autoconhecimento. Viu como é fácil?

A partir disso, basta definir um planejamento para alcançar tais objetivos.

4. Invista em educação financeira

Lembra que lá no início comentamos que o autoconhecimento financeiro, mais do que olhar para si, é saber interpretar aquilo que se vê? Então, a educação financeira sempre será sua maior aliada nesse quesito, proporcionando as ferramentas necessárias para que você compreenda o mundo ao seu redor.

Por isso, a dica aqui é sempre buscar conhecimento acerca do tema, seja por meio de livros sobre educação financeira, vídeos, filmes, podcasts, cursos de autoconhecimento financeiro ou qualquer outra fonte capaz de despertar a sua atenção. O importante é seguir aprendendo e se aperfeiçoando.

Que tal investir no seu autoconhecimento financeiro hoje mesmo?

À medida que você desenvolve o autoconhecimento financeiro passa a ter controle sobre sua própria vida. Assim, se torna capaz de refletir antes de tomar decisões e evita aqueles impulsos que geralmente nos colocam em roubadas.

Felizmente, essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida ao integrar passos simples ao seu dia a dia, como os que ensinamos ao longo deste post. 

Para te ajudar neste processo, apresentamos o curso O Poder do Autoconhecimento Financeiro. Nessa formação, você conhecerá um pouco mais sobre si mesmo e sua relação com o dinheiro. Por sinal, esse é o caminho para a prosperidade. Faça sua inscrição agora mesmo!

Continue Aprendendo

spot_img