Quando você começa a investir no mercado financeiro, não é raro se deparar com expressões e nomenclaturas incomuns no dia a dia. Uma das mais populares é a comparação entre bullish vs bearish market. Mas você sabe o que é isso?
Entender esses dois conceitos é fundamental para os seus investimentos. Seja para aproveitar boas oportunidades ou para evitar eventuais prejuízos. Eles podem ajudar você a operar de forma mais tranquila e a compreender os movimentos de tendências de mercado. Mas não se preocupe: para ajudar, preparamos um texto completo com as principais informações sobre o tema. Boa leitura!
O que é bullish market?
O bullish market, também chamado de bull market, demonstra uma tendência de otimismo no mercado financeiro. Geralmente, isso acontece quando fatores econômicos do país estão positivos, como o aumento no consumo, a elevação do PIB, o crédito fácil, a inflação baixa, entre outros dados relevantes.
Todos esses fatores podem fazer com que os investidores — e também especuladores — comprem mais ativos no mercado. Com a procura mais alta, a oferta diminui e, consequentemente, há uma valorização em boa parte dos ativos, que podem seguir essa tendência por um breve período.
Essa expressão surgiu por conta do comportamento do touro. O animal, quando está em postura de ataque, projeta sua cabeça e chifres de baixo para cima, na intenção de levantar o seu oponente. Justamente por ter essa atitude, quando o mercado está em alta, ele é comparado com o comportamento do touro.
>>> Você sabe como é formado o preço de uma ação? Saiba como interpretar os valores e incluir essa análise dentro da sua estratégia de investimentos. Baixe agora mesmo o e-book “Como se formam os preços dos ativos”. Além de ser gratuito, você garante o conhecimento necessário para ter ainda mais segurança na hora de comprar uma ação. Clique na imagem abaixo para fazer o download:
E bearish market, o que é?
Assim como o bullish, o bearish market tem esse nome também por conta do comportamento de um animal: o urso (bear, em inglês). Isso porque, na hora de um ataque ao oponente, ele fica em pé e joga suas garras de cima para baixo. A comparação com o mercado financeiro é para representar a tendência de baixa em determinados ciclos, assim como os movimentos do urso.
Com isso, ao falarmos de bear market estamos olhando para um momento delicado no mundo dos investimentos. Geralmente isso é reflexo de uma série de coisas que impactam os resultados na economia de um país, como desemprego alto, recessão, desaceleração do PIB (Produto Interno Bruto), inflação descontrolada, entre outras conjunturas.
Em momentos como esse, é natural que muitos investidores e especuladores vendam os ativos no mercado. Isso reflete diretamente no resultado da Bolsa de Valores, uma vez que esse efeito manada faz com que os preços fiquem ainda mais baratos. Ao olhar com o copo meio cheio, pode ser uma excelente oportunidade, pois muitos ativos tendem a estar mais em conta em relação ao que realmente valem.
Por que é importante entender os conceitos de bullish vs bearish market?
Uma das principais razões para entender esses conceitos é saber identificar as tendências e procurar oportunidades. Caso o investidor tenha uma estratégia de longo prazo, nos momentos de bear market é importante que ele não se desespere, pelo contrário. É nessas horas que, ao analisar uma empresa, você pode encontrar uma excelente chance de se tornar sócio dela. Afinal, a paciência e a racionalidade são grandes aliadas no mundo dos investimentos.
Por que investidores e especuladores acompanham esses mercados?
O principal motivo para investidores e especuladores observarem esses mercados é aproveitar as oportunidades. Afinal, são eles que mostram as tendências de alta e de baixa em um determinado período.
Quem são os investidores?
Toda pessoa que faz aporte no mercado de renda variável, fundos, ETFs, entre outros, é um investidor. A maioria delas é formada por pessoas físicas, assim como você. Portanto, geralmente, os aportes não são tão significativos e capazes de mudar valores e tendências de um determinado papel.
Isso pode acontecer em alguns casos, onde uma empresa passa por alguma crise grave, causando um medo generalizado e muitos investidores vendem seus papéis ao mesmo tempo. Um exemplo prático são as ações da Vale após o desastre de Brumadinho, quando uma barragem da empresa rompeu, em 2019. Na ocasião, houve uma queda de 20% nas ações da companhia no dia seguinte ao acidente.
E os especuladores?
Capazes de fazer os maiores investimentos no mercado, as instituições financeiras são as grandes responsáveis por movimentar os preços das ações. Além de bancos, há corretoras, instituições internacionais, entre outras operadoras que entram nesse rol. Por conta disso, são elas que podem atuar como especuladores, ou seja, ditar as tendências de preço de um determinado papel.
Portanto, sempre que uma ação estiver em alta ou em baixa, o ideal é que o investidor não vá contra essa tendência. Afinal, um investidor “pequeno” não terá força suficiente para atuar como especulador.
Como tomar boas decisões nos mercados de bullish vs bearish?
A melhor dica para tomar as decisões certas é não se deixar levar pela emoção, tanto nas tendências de alta, como nas de baixa. Portanto, é preciso ter cabeça fria, principalmente se você estiver pensando em investimentos de longo prazo. Caso você tenha uma estratégia de curto prazo, o ideal é fazer todas as avaliações antes, utilizando análise técnica, fundamentalista, entre outras.
Outro ponto importante é entender o seu perfil de investidor: será que você está pronto para assumir riscos e lidar com as imprevisibilidades do mercado? Seja conservador, moderado ou arrojado, o mais importante é saber tomar a decisão certa, na hora certa. Vale lembrar que você é 100% responsável por fazer as suas escolhas.
Agora que você já sabe um pouco mais como funciona o bullish vs bearish market, que tal investir mais conhecimento? A Xpeed possui uma série de cursos e conteúdos para você ter mais confiança na hora de investir. No curso “Superando o Medo de Investir”, por exemplo, você aprenderá por onde investidores de primeira viagem devem começar. Aproveite e faça a sua inscrição clicando no banner abaixo: