Carência na renda fixa: o que é e como ela afeta o rendimento dos seus investimentos?

O prazo de carência da renda fixa é o tempo mínimo em que um investidor deve manter seu dinheiro em uma aplicação. Durante este período, não é possível resgatar ou fazer qualquer tipo de movimentação com este capital.

Após o fim da carência, é possível retirar o dinheiro aplicado sem nenhum tipo de penalidade.

Você já deve ter percebido que investir requer planejamento, e é por isso que antes de colocar o seu dinheiro em uma aplicação, você primeiro precisa entender como ela funciona. Compreender cada detalhe é extremamente importante para planejar seus investimentos com base em seus objetivos.

Para te ajudar a investir de forma mais consciente, preparamos este post, no qual explicamos o que é e como funciona o prazo de carência da renda fixa, o que significa este termo e como ele pode impactar os rendimentos de suas aplicações.

O que significa carência nos investimentos?

Carência é o período em que o dinheiro investido em uma aplicação fica retido pelo banco ou instituição financeira. Ou seja, estar no período de carência significa que você não pode retirar o dinheiro que investiu até o fim do prazo definido no contrato.

Ficou confuso? Calma que a gente explica!

Por exemplo, quando falamos de um título de renda fixa sem carência, significa que ele terá liquidez desde o momento de sua aquisição. Isto é, você pode retirar o dinheiro aplicado a qualquer momento.

Em contrapartida, ao adquirir um título com carência, você tem um prazo mínimo para resgatar todo o dinheiro investido.

O período de carência é mais comum em investimentos de renda fixa, como CDBs, LCIs e LCAs. Porém, não são todas as aplicações dessa modalidade que contam com este prazo. Algumas possuem liquidez diária desde o início, como é o caso dos títulos do Tesouro Direto, fundos DI e alguns CDBs.

>>> Não por onde investir? Este post vai te ajudar a decidir: Investir em banco ou corretora? Quais as diferenças?

Qual a diferença entre liquidez, vencimento e carência na renda fixa?

Como você já deve ter percebido, o mundo dos investimentos possui muitos conceitos diferentes, mas que soam como sinônimos. Então, para facilitar o entendimento, vamos te explicar qual a diferença entre liquidez, vencimento e carência na renda fixa:

Liquidez

O termo liquidez se refere ao nível de dificuldade de um ativo ser convertido em dinheiro real.

Em aplicações com baixa liquidez, os investidores são impedidos ou encontram maior dificuldade para resgatar o dinheiro antes do prazo de vencimento. Já em ativos com alta liquidez, esse processo é muito mais rápido, principalmente quando apresentam liquidez diária, permitindo solicitar o resgate a qualquer momento.

Vencimento

O vencimento é definido no momento da aquisição de um ativo, e se refere ao prazo fixado para o resgate do investimento juntamente dos rendimentos acordados. Em outras palavras, é quando o período da aplicação “termina”.

>>> Para entender como isso funciona na prática, confira este post: Posso resgatar CDB antes do vencimento? Veja se vale a pena e melhores opções

Carência

Carência é o prazo mínimo que o investidor deve manter o dinheiro aplicado, sem poder sacar ou fazer qualquer tipo de movimentação.

Ao fim deste período, a aplicação passa a ter liquidez, podendo ser resgatada junto de seus rendimentos a qualquer momento, sem nenhum tipo de penalidade, mesmo antes do vencimento.

É importante prestar atenção ao prazo de carência ao adquirir um título, uma vez que algumas aplicações possuem liquidez somente no vencimento, o que significa que você só conseguirá obter o rendimento total ao fim do período contratado.

>>> Leia também: Qual a diferença entre liquidez e rentabilidade? Saiba o que priorizar

Como a carência pode interferir no rendimento dos meus investimentos?

Agora que já deixamos claro o que é carência na renda fixa, é importante que você entenda como esse prazo mínimo para resgate pode interferir nos seus investimentos.

Esse é um ponto muito relevante, ao qual você deve atentar no ato da aquisição de um título, sempre considerando quais são seus objetivos com a aplicação.

Para facilitar o entendimento, vamos ver dois exemplos de situações comuns para a maioria das pessoas quando se trata da carência na renda fixa.

Vamos imaginar que você queira juntar dinheiro para comprar uma casa em 10 anos, logo, seu objetivo é de longo prazo, concorda? Sendo assim, o período de carência não será um empecilho para o seu investimento, uma vez que você não pretende resgatar o dinheiro aplicado tão cedo, correto?

Agora, digamos que o seu objetivo seja fazer uma reserva de emergência, que obrigatoriamente precisa ter alta liquidez — já que você nunca sabe quando irá precisar deste dinheiro. Neste caso, o mais indicado é optar por aplicações de renda fixa sem carência, nas quais você possa contar com liquidez diária. Ficou claro?

Quando posso retirar o dinheiro aplicado em renda fixa?

Há aplicações em que o prazo de carência se estende até a data de vencimento do título. Isso significa que você só poderá obter o rendimento total do investimento se fizer o resgate ao fim do período acordado na aquisição. Outras, possuem um prazo de carência menor, apresentando liquidez diária após este período.

Há ainda as que possuem liquidez diária desde o início, o que significa que você poderá solicitar o resgate do dinheiro aplicado a qualquer momento, sem sofrer nenhum tipo de penalidade.

Porém, vale lembrar que, em geral, quanto mais tempo você deixar o dinheiro investido, maior tende a ser seu rendimento. Então, analise as opções e se planeje de acordo com seus objetivos.

Quer aprender mais sobre renda fixa? Então veja este vídeo, onde nossa musa dos investimentos, Clara Sodré, explica tudo sobre o assunto:

Como definir qual é o melhor prazo de carência na renda fixa de acordo com meus objetivos?

Entender o que é e como funciona o prazo de carência na renda fixa é fundamental para que você possa se planejar e investir de forma consciente.

Se você está pensando em algo a longo prazo, pode optar por aplicações com prazos de carência maiores sem nenhum problema. Já se precisa ter acesso a esse dinheiro rapidamente, como é o caso de uma reserva de emergência, o ideal é buscar opções de renda fixa sem carência, ou seja, com liquidez diária.

Quer aprender mais sobre esse tipo de investimento? Conheça o curso: Renda Fixa: ganhos com Baixo Risco.

Por meio dele, você conhecerá as mais variadas opções de aplicações desta categoria, além de obter dicas valiosas de como investir em renda fixa na prática e montar uma carteira diversificada. Clique no banner abaixo e se inscreva!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

Se esta informação foi útil para você, que tal compartilhar com seus amigos e familiares, para que todos aprendam o que é o prazo de carência na renda fixa e se mantenham informados sobre o mundo dos investimentos.

Continue Aprendendo

spot_img