Carreira em Tecnologia: Como Iniciar, Desenvolver e Ter Sucesso na Área [guia completo]

Nos últimos anos, com as grandes transformações digitais que vivenciamos, as carreiras em tecnologia despontaram como promessas de futuro e fizeram com que esse mercado se tornasse um dos mais valorizados. A área tecnológica aparece como um dos setores preferidos para quem quer ter boas oportunidades e uma remuneração acima da média.

Além disso, é uma área muito ampla, com profissões diferentes que se adequam a diversos tipos de perfis de atuação. 

Se o seu sonho também é entrar nesse setor – começando do zero ou fazendo uma transição de carreira –, confira os principais destaques da área de tecnologia para você começar com o pé direito.

Como podemos definir o que é uma carreira em tecnologia?

Como o nome já diz, são profissões que trabalham com tecnologia, mas também envolvem a criação, desenvolvimento e manutenção de produtos e serviços digitais. Com a rápida evolução tecnológica das últimas décadas, essas carreiras vivem uma alta demanda no Brasil e no mundo.

Mesmo com a procura elevada, ainda faltam muitos profissionais qualificados para atender às necessidades do mercado. A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) estima que haverá um déficit no mercado nacional de 106 mil profissionais por ano até 2025. Ou seja, é uma ótima oportunidade para você aproveitar e fazer a sua especialização em tecnologia

Quais são as tendências da área tech?

Como falamos, a área de tecnologia é muito grande e compreende diversas subáreas. No entanto, algumas se destacam, oferecendo o maior número de vagas e representando os maiores investimentos das empresas. Entre as principais, podemos destacar:

  • Desenvolvimento de Software: uma das áreas com maior destaque no setor. O Desenvolvimento de Software lida com a criação de programas, aplicativos e outros produtos digitais. 
  • Ciência de Dados: área que cresceu muito nos últimos anos, de forma proporcional ao aumento da produção de dados no universo digital. A Ciência de Dados, ou Data Science, em inglês, é uma vertente que foca seu trabalho em aproveitar e gerar insights com os dados que são gerados pelos produtos digitais.
  • Cloud Computing: a famosa nuvem tornou-se essencial por permitir o crescimento de diversos negócios. A computação em nuvem é a capacidade de fornecer produtos e serviços de forma online, sem necessidade de se consertar a um servidor local. Com isso, ganhou destaque na área de tecnologia e hoje é responsável por grande parte dos investimentos das organizações.
  • Segurança da Informação: com o uso crescente da internet para diversas atividades e com muitos dados sendo hospedados na nuvem, a preocupação com a segurança no ambiente digital também cresceu. Por isso, a área de Cibersegurança tem ganhado destaque.
  • Inteligência Artificial e Machine Learning: como o nome sugere, é a área que trabalha com o uso de sistemas inteligentes para diversas aplicações. Com a evolução da tecnologia nos últimos anos, tornou-se uma vertente bastante promissora e com um enorme crescimento no mercado.
  • Redes e Infraestrutura: área essencial que mantém toda a estrutura necessária para o correto funcionamento de sistemas e de produtos digitais. Demanda muitos profissionais em praticamente todo o tipo de empresa.
  • Design e Experiência do Usuário (UX): vertente que ganhou grande importância à medida que sites e aplicativos tornaram-se amplamente populares. É responsável pela otimização da usabilidade desses sistemas, focados sempre na melhor experiência para o usuário final.
  • Transformação Digital: com a grande importância que a presença digital ganhou nos últimos tempos, essa vertente cuida da otimização de processos e da cultura organizacional, ajudando na transformação de negócios para se adequarem ao mundo atual. Por isso mesmo, tornou-se muito importante para empresas de todos os tamanhos.
  • Gerenciamento de Projetos de Tecnologia: com o advento de metodologias ágeis e inúmeros projetos nas empresas, o profissional focado em fazer a gestão de todo o ecossistema de TI tornou-se muito valorizado no mercado. Dessa forma, a área de gestão de projetos e de gestão de TI ganharam muito destaque no mundo da tecnologia.

Essas são macroáreas que englobam diversas funções. A seguir, iremos falar melhor sobre algumas delas.

Quais são as principais profissões da área?

São muitas as possibilidades de carreira em tecnologia. Independente do seu perfil, com certeza haverá uma função que você conseguirá exercer com maestria – basta se especializar e continuar na sua busca constante por conhecimento.

Abaixo, listamos as principais profissões do setor:

Desenvolvedor

Segundo o Guia Salarial 2023 da renomada consultoria de carreiras Robert Half, os Desenvolvedores estão entre os profissionais de tecnologia mais procurados pelas empresas no Brasil.

O profissional dessa área tem algumas opções para atuar com o desenvolvimento de software. São elas:

Front-end

Front-end nada mais é do que a codificação e a programação de tudo aquilo que conseguimos visualizar em uma página na internet ou aplicativo. Isso inclui todos os elementos visuais presentes: botões, textos, fotos, vídeos, formulários, menus, entre tantos outros itens. Para isso, o profissional trabalha com linguagens de programação como HTML, JavaScript, CSS e  bibliotecas e frameworks como Angular, React e Vue.js. 

Como sites e aplicativos tornaram-se parte indispensável da nossa vida cotidiana, o mercado precisa de muitos desenvolvedores front-end. Por isso, essa é uma das carreiras que oferece o maior número de vagas no mercado. 

Back-end

Já o Dev. focado em back-end trabalha nas engrenagens que mantêm os produtos digitais em operação. Ele lida com a parte invisível para os usuários e é responsável por gerenciar os dados e implementar as funcionalidades do sistema. Para  fazer a configuração das regras de negócio e a parte de comunicação com o banco de dados, ele usa linguagens como PHP, Python, Ruby e Java. 

Assim como o front-end, essa carreira oferece inúmeras vagas no mercado. Em uma pesquisa recente da Forbes, o desenvolvedor back-end aparece como uma das carreiras em tecnologia com mais vagas em 2023.

Full Stack

Esse é o profissional completo, que consegue trabalhar com back e front-end. Com seu conhecimento e experiência, o Desenvolvedor Full Stack pode atuar e tomar decisões estratégicas em qualquer camada do software. Isso significa que eles podem agir em praticamente qualquer projeto de tecnologia, desenvolvendo aplicações de forma completa, internamente e externamente. 

Engenheiro de Software

Ainda dentro da área de Desenvolvimento, temos o Engenheiro de Software.  Ele é o profissional que foca nos processos de desenvolvimento, ou seja, na maneira como os produtos digitais irão funcionar. Diferente de um Desenvolvedor, essa função atua de maneira mais estratégica, com uma visão de todo o ciclo de vida do software, desde seu protótipo até a conclusão. 

Assim como os Devs, esses profissionais são muito requisitados pelo mercado e possuem uma remuneração bastante alta.

Engenheiro de Dados

Considerada uma das profissões do futuro, a Engenharia de Dados é responsável por executar os projetos metodológicos criados pela área de Ciência de Dados. Ou seja, é a área profissional que vai construir, testar e executar toda a etapa prática do projeto, passando pela criação de sistemas de coleta, armazenagem, processamento e manipulação dos dados (pipeline de dados).

Portanto, é o Engenheiro de Dados o responsável por transformar os dados brutos de diferentes formatos, como textos ou gráficos, em informações possíveis de serem analisadas e trabalhadas por outro profissional. Assim como um engenheiro tradicional, é ele quem vai projetar, construir e manter as infraestruturas de dados de forma operacional.

Segundo o relatório Jobs of Tomorrow, do Fórum Econômico Mundial, o Engenheiro de Dados aparece em terceiro lugar entre as profissões emergentes na área de Dados e Inteligência Artificial. As oportunidades nessas áreas serão os empregos com maior aumento de demanda até 2025.

Cientista de Dados

A Ciência de Dados usa métodos computacionais e matemáticos, além de estatística e otimização para processar e analisar conjuntos de dados, explorando e prevendo o comportamento do usuário para gerar insights estratégicos. Assim, o Cientista de Dados é o profissional que analisa e organiza o grande volume de dados nas infraestruturas concebidas pelo Engenheiro. Dessa forma, eles conseguem desenvolver soluções e encontrar respostas para problemas que atingem um negócio.

Essa carreira em tecnologia também aparece como uma das profissões do futuro. Com a infinidade de dados que são gerados diariamente, esse profissional terá excelentes oportunidades de trabalho por todo o mundo. 

Outra área que desponta como muito promissora é a Ciência de Dados aplicada ao Mercado Financeiro.

Arquiteto de Software e Soluções

São duas carreiras que oferecem um vasto mercado de atuação. 

O Arquiteto de Software é um profissional que utiliza conhecimentos sobre sistemas de informação, linguagens de programação e outros conceitos de computação para fazer o planejamento técnico de softwares, estabelecendo as regras principais que serão praticadas pela equipe de design e desenvolvimento na criação do programa.

Já o  Arquiteto de Soluções tem como função primordial desenvolver soluções de infraestrutura para o ambiente corporativo. Ao conhecer o negócio, as dores e as aplicações técnicas já utilizadas, cabe a ele desenvolver soluções estratégicas de TI com os recursos disponíveis.

Seu papel, como mencionamos acima, é de alinhar e ajustar o negócio com a sua infraestrutura técnica, contribuindo para que a organização alcance os seus resultados, desenhando processos inovadores a partir de ferramentas e aplicações já disponíveis no mercado, ou até mesmo que foram desenvolvidas para o negócio em si. Essas ferramentas e aplicações, por sua vez, foram desenhadas por um Arquiteto de Software.

Você sabia que existem cursos que unem as duas práticas? A nossa pós-graduação em Arquitetura de Software e Soluções é um exemplo disso. É uma especialização completa que vai te dar o conhecimento necessário para iniciar nessa área tão valorizada da TI.

Analista de sistemas

Essa é uma profissão que está em alta há mais de uma década. Já apareceu em destaque no passado e entrou em nono lugar na lista do LinkedIn das 25 profissões mais buscadas em 2023

No geral, esse profissional é formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e consegue atuar em diferentes tipos de empresas e projetos. Para além de programar, esse profissional é responsável por fazer análises e realizar mapeamento de processos e modelagem de dados visando o estudo e a implementação de sistemas.

É um profissional com várias capacidades e pode atuar de diferentes maneiras no mercado.

Quer saber quais? Leia nosso artigo e veja 10 opções de carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Especialista em Cibersegurança

O profissional de Cibersegurança é o responsável por garantir a proteção das informações que trafegam no ciberespaço. Uma área profissional que ganhou grande destaque nos últimos anos, principalmente depois de diversos ataques sofridos por empresas de todo o mundo e a guerra cibernética travada entre Rússia e Ucrânia

Em um relatório de 2022 da Microsoft, a empresa expressa a sua preocupação com a grande falta desses profissionais no mercado. E prevê que existam 3,5 milhões vagas de emprego na área de segurança cibernética abertas globalmente até 2025, representando um aumento de 350% em um período de oito anos.

Essas são algumas das profissões em destaque na área de Tecnologia, mas o setor ainda conta com diversas outras carreiras como Especialistas em Redes de Computadores, Suporte Técnico, entre outros.

Como é o mercado de trabalho?

Como falamos acima, o mercado para profissionais de TI está muito aquecido. Apesar dos recentes cortes que aconteceram nas big techs mundo afora, o setor segue como um dos principais motores da economia mundial – afinal, hoje, tudo passa por sistemas digitais.

Segundo a Associação Brasileira das Empresas de Software, o volume total de investimentos globais em Tecnologia da Informação coloca o Brasil como o 10º maior mercado do mundo e o maior da América Latina. 

A Brasscom estima que as empresas de tecnologia demandem 797 mil talentos de 2021 a 2025. O grande detalhe dessa alta demanda é que o Brasil não forma a quantidade necessária de profissionais para atender à grande procura. 

E já se fala em um apagão tecnológico, conforme manifesto lançado no fim de 2021 pela Federação das Associações das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação – Assespro. A Associação aponta para o risco do país sofrer ainda mais com a escassez de mão de obra qualificada.

Por isso, há um movimento no mercado para formar mais profissionais qualificados para trabalhar no país. Isso se deve a grande fuga de cérebros brasileiros, com o números de profissionais que deixam o Brasil batendo recordes a cada ano.

O mercado no exterior também é muito bom para os brasileiros, que veem nele uma possibilidade de ter melhor qualidade de vida e com salários muito maiores e bastante atrativos.

Com um mercado tão aquecido, além de muitas vagas, os salários tornam-se melhores com o objetivo de atrair e reter os profissionais de tecnologia.

Qual é o salário médio de um profissional de tecnologia?

A área tech apresenta salários acima da média para diversos tipos de profissionais. Com base no Glassdoor, listamos algumas profissões e seus salários:

Tabela salarial com profissões da área de tecnologia.
Os salários são uma média tirada a partir de informações que os profissionais que atuam
em empresas brasileiras enviam ao site Glassdoor. As remunerações podem variar de acordo
com o nível de senioridade do profissional e/ou da política salarial da empresa.

Afinal, como começar uma carreira na área tech?

Para construir sua carreira em tecnologia, você precisa analisar alguns fatores, como as suas aptidões para trabalhar com números, dados e lógica de programação. Se você tem essa facilidade, a área tech pode te oferecer inúmeras possibilidades, conforme falamos ao longo do texto.

Mas caso você não tenha tanta facilidade com essas áreas, saiba que isso pode ser desenvolvido – e há carreiras menos técnicas, como as ligadas à gestão, por exemplo.

Seja como for, o melhor caminho é ter uma graduação na área, e você encontra formações gratuitas no site da XP Educação, seja em Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas ou Ciência de Dados. Esses cursos são aprofundados e vão lhe dar todo o conhecimento necessário para lidar com diferentes cenários do universo tecnológico.

Se você já tem uma graduação, você pode fazer cursos de especialização em tecnologia, como pós-graduações, por exemplo. Além das pós, há possibilidade de imersões práticas em nossos bootcamps

Nesses cursos, você aprende em um modelo de ensino inovador, imersivo e hands-on, em que terá a oportunidade de fazer um projeto aplicado para criar soluções para resolver problemas do mundo real. 

Sua chance de fazer diversos bootcamps e aumentar a sua base de conhecimento para se tornar um especialista em TI! 

O XPE Multi+ é uma plataforma em que você pode se matricular em quantos cursos quiser entre todas as opções do nosso portfólio. 

Por um pequeno valor mensal, você tem dezenas de cursos de TI para alavancar a sua qualificação, além de outras vantagens exclusivas para os assinantes:

  • matricule-se em bootcamps a qualquer momento;
  • receba certificados valorizados pelo mercado;
  • assista a dezenas de aulas interativas diariamente;
  • acesse milhares de conteúdos didáticos.

Você pode experimentar o XPE Multi+ grátis por 15 dias!

Os bootcamps são uma ótima forma de você adquirir conhecimento técnico e prático e experimentar diferentes áreas para escolher a que melhor se encaixa com o seu perfil profissional.

Para além das habilidades técnicas, você precisa investir nas chamadas soft skills, que são as habilidades comportamentais, muito valorizadas pelo mercado de trabalho.

Quer saber mais como desenvolver todas essas habilidades? Leia nosso artigo que conta mais sobre o que são e como desenvolver as soft skills e hard skills.

Para ir além e se aprofundar na área para construir a sua carreira em tecnologia, conte conosco.Oferecemos diversos materiais gratuitos para turbinar a sua trajetória profissional. 

Em abril, por exemplo, fizemos um mês inteiro sobre Carreira em Tech. Produzimos diversos conteúdos gratuitos e exclusivos com experts do mercado para você ir do básico ao avançado. São dezenas de materiais como artigos, e-books, podcasts, playbooks e aulões, além de muitas outras dicas valiosas para você deslanchar a sua carreira na área.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img