Cash Cow: saiba o que é e conheça empresas consolidadas no mercado

Embora não seja muito conhecido no Brasil, o termo cash cow representa muito para quem deseja lucrar e viver de dividendos. 

Porém, não são só os olhos dos investidores que brilham quando se deparam com essa expressão. Isso porque muitas empresas desejam ser “um cash cow”. 

Em tradução livre do inglês, cash cow significa “vaca de dinheiro”. Porém, contextualizado por o bom e velho português, essa expressão equivaleria a “galinha de ovos de ouro”. 

Para entender melhor o que é cash cow e o que está por trás de seu conceito, basta seguir com sua leitura!

O que é cash cow?

Cash cow é uma expressão que representa quando um produto ou serviço gera bons retornos financeiros, sem grandes despesas em sua criação ou manutenção.

Vamos supor que você tenha criado um produto diferenciado com poucos recursos e que ele tenha caído no gosto do público e vendido muito. 

Esse é um exemplo de cash cow. Afinal, você não investiu muito, teve ótimo retorno financeiro  e, ainda, financiou a manutenção de sua empreitada no mercado. 

Exemplos de empresas cash cow

Em geral, um produto cash cow é tão poderoso que se torna capaz de dar suporte e sustentar outras atividades da empresa.

Nesse sentido, podemos encontrar uma série de empresas cash cow no mercado que possuem produtos que se “vendem sozinhos”.

A Coca-Cola é um exemplo de cash cow. Atualmente, a empresa necessita de pouco investimento para lucrar com seu produto final, cujo nome é o mesmo da companhia.

Isso porque esse é um refrigerante consumido por diversas pessoas ao redor do mundo com grande poder de aceitação. A partir dele criaram-se as derivadas Light e Zero, entre tantas outras, que embarcaram em uma sólida ascensão diante da relevância da original.

O McDonald ‘s segue essa tendência. A marca gera bilhões de dólares em suas operações e o retorno aos acionistas é, em grande parte, por meio de dividendos e recompras de ações.

Não há dúvida do rendimento e do sucesso da marca. Seus restaurantes atraem público fiel, sem contar as longas filas em delivery. Afinal de contas, o McDonald ‘s já é consolidado no mundo afora apenas pela marca e pelo jingle nos seus comerciais.  

Para que serve a matriz BCG no cash cow?

A matriz BCG é uma ferramenta que serve para auxiliar as empresas que têm em seu portfólio produtos variados. Assim, ela analisa o desempenho das soluções no mercado.

O objetivo da matriz BCG é otimizar as decisões das empresas quando se trata de direcionamento de investimentos e definição de estratégias.

Em empresas de grande porte, essa ferramenta ajuda a analisar, em formato de gráficos, os tipos de negócios e quais decisões os gestores devem tomar.

E como as empresas cash cow são representadas na matriz cash cow?

Como vimos, cash cow em português pode ser traduzido para vaca leiteira, sendo essa a representação na matriz BCG, que faz parte de um dos quatro quadrantes da ferramenta:

  • estrela;
  • vaca de dinheiro (empresas cash cow);
  • interrogação;
  • abacaxi

A vaca de dinheiro  significa um produto ou serviço consolidado no mercado, porém, como já chegou ao seu limite, tem o crescimento reduzido. Sendo assim, não carece de novos investimentos, uma vez que deve apenas se manter em funcionamento.

Logo, a matriz BCG irá analisar o fluxo das demandas do empreendimento, buscando preservar o ótimo rendimento no mercado. 

Cash cow: vale a pena investir?

Investir em ações de empresas cash cow pode ser uma boa alternativa, mas não para todos.

Essas empresas já são líderes de mercado, o que dificilmente induzem a buscar alto crescimento, tratando-se de percentuais. Por isso, recomenda-se para quem já possui bom patrimônio ou deseja viver de renda.

Entenda que o montante do lucro e os dividendos do cash cow são altos, em contrapartida, a valorização das ações pode acontecer de forma mais lenta.

Os indicadores cash cow, isto é, altos dividendos, proposta de baixo crescimento e fluxo de caixa previsível são fatores ideais para a avaliação de um investidor que pretende se aventurar nesse tipo de empresa. 

No entanto, se sua ideia é manter uma renda frequente, não considere comprar ações de empresas cash cow para depois vendê-las, pois, provavelmente, você perderá dinheiro, a menos que a valorização dos dividendos e o fluxo de caixa se tornem instáveis e essa seja sua única alternativa.

Por outro lado, quem pretende acumular patrimônio, a tendência é focar em empresas com proposta contrária do cash cow.

Companhias focadas em crescimento alto usam o dinheiro do caixa para alavancar seus negócios, consequentemente, pagam poucos dividendos aos acionistas. 

Ao mesmo tempo, pelo fato de serem empresas com menor valor de mercado, qualquer crescimento relevante pode gerar alto percentual de elevação nas ações.

Gostou da ideia e pretende se aprofundar no assunto?

Se você deseja entender mais sobre como funciona o preço e o valor das empresas e das ações, indicamos o curso Introdução ao Universo de Trading, da XP Educação.

Neste treinamento, você aprenderá o básico deste mercado para entender o que faz uma empresa valer mais do que a outra, inclusive, cash cow. Assim, poderá tomar as melhores decisões ao investir nas que apresentam melhor possibilidade de retorno financeiro.

Comece agora!

Continue Aprendendo

spot_img