CDI e inflação: qual a relação? Como afetam os investimentos? Entenda!

Se você está inserido no mundo dos investimentos e do mercado financeiro, já deve ter ouvido sobre CDI e inflação. Caso seja novo, está na hora de entender o que esses termos significam.

É bem provável que já tenha escutado  ou visto várias vezes notícias como: “inflação sobe 3% em cinco meses” ou “rendimento da taxa CDI tem queda”. Mas como esses dois impactam, de fato, a sua vida? 

Para começar essa conversa, é preciso entender qual a relação entre CDI e inflação. Além de saber o que eles são e como são medidos.

Com o objetivo de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, preparamos um conteúdo completo para você. Continue por aqui para aprender sobre:

  • o que é inflação?;
  • índice IPCA: o que é?;
  • o que é CDI?;
  • CDI e inflação: como se relacionam?;
  • IPCA ou CDI: qual é o melhor?

Boa leitura!

O que é inflação?

Para compreender a situação CDI x inflação é preciso, antes de qualquer coisa, saber o que significa cada um deles. Vamos começar pela inflação e mais para frente explicaremos a CDI.

Basicamente, a inflação é o que se entende por aumento dos preços de produtos, bens e serviços. Quando há um aumento constante da inflação sem que o salário base da população aumente, o custo de vida cresce junto.

O que isso, de fato, significa?

Quanto maior for o índice da inflação, mais você irá gastar no mercado comprando menos produtos que antes do aumento. Ou então, o aluguel do apartamento ficará muito mais caro com o reajuste anual e você acabará optando pela busca de outro com o valor mais em conta.

Mas como a inflação é medida ou calculada? Existe alguma maneira de “prever” como será o ano econômico de um país? Continue a leitura para não perder nada.

Índice IPCA: o que é?

Entender como CDI e inflação se relacionam requer saber qual o índice oficial que mede a inflação. Ela se baseia no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), produzido pelo IBGE.

O IPCA analisa os preços de produtos e serviços inseridos na lista da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). A variação desses preços representará um percentual no cálculo final do IPCA que indicará se a inflação está em alta, em baixa ou controlada.

É importante citar que essa oscilação de preços leva em consideração também produtos e serviços de maior importância para a população.

Como assim?

Por exemplo: o aumento nos preços de bijuterias não impactará tanto quanto o aumento no preço da carne na inflação.

A movimentação do IPCA reflete também no mundo dos investimentos. Afinal, tudo está interligado.

O que é CDI?

Chegamos a segunda etapa para compreender como o CDI e inflação estão relacionados. Você já ouviu falar sobre a Certidão de Depósito Interbancário?

Muito conhecida pela sigla CDI, essa certidão funciona como um empréstimo de recursos com vencimento de um dia entre instituições financeiras.

Ficou confuso? Calma que é bem simples de entender.

Os bancos, por determinação do Banco Central, têm a obrigação de terminar o dia no “azul”. Como nem sempre isso é possível, a instituição que está no “vermelho” pede dinheiro emprestado para outro banco.

Nesse empréstimo é cobrado um percentual de juros que são calculados pela Bolsa de Valores do Brasil (B3). Agora, vamos pensar juntos: se essa operação é registrada na B3 e há um percentual de juros, por que não atrela-lo a outros investimentos?

E foi a partir desse questionamento que alguns investimentos passaram a ser atrelados à taxa de juros da CDI, a taxa DI. Assim como o IPCA, é possível acompanhar o percentual de rentabilidade da CDI mensalmente e o acumulado anual.

Para entender mais sobre o assunto e como funciona a CDI na prática, confira o vídeo abaixo. Aperte o play!

CDI e inflação: como se relacionam?

Agora que já sabe o que é CDI e inflação, entender a relação entre as duas fica mais simples. Basicamente, elas funcionam como indicadores econômicos de rentabilidade dos investimentos de renda fixa.

Para compreender melhor a relação entre CDI e inflação vamos falar brevemente sobre a Taxa Selic. A Selic funciona como um controlador da inflação, ou seja: quando o IPCA está alto a Selic tende a aumentar também. 

Os valores da Selic são definidos a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Mas, por que é importante saber sobre essa taxa para compreender como CDI e inflação estão relacionadas?

O motivo é simples: a taxa CDI anda próxima à taxa Selic. Portanto, é preciso estar atento aos tipos de investimentos de renda fixa em que for aplicar e em qual indexador eles se baseiam.

Por quê? Para saber se terá uma rentabilidade real. Veja o exemplo abaixo.

Marcos decidiu investir em CDB com vencimento de um ano, rendendo 100% da CDI. Quando seu certificado venceu, o acumulado IPCA estava 8% enquanto o da taxa DI apresentava o percentual de 12%. Ou seja, Marcos obteve uma rentabilidade real de 4%.

É preciso deixar claro que a relação CDI x inflação não é a única que pode impactar os  seus investimentos. Existem outros indicadores macroeconômicos que precisam da sua atenção!

Confira o vídeo abaixo e entenda tudo sobre eles.

IPCA ou CDI: qual é o melhor?

Até aqui você já entendeu o que é CDI e inflação e como elas se relacionam. Mas qual é a melhor: IPCA ou CDI?

É preciso deixar claro que decidir qual indexador é o melhor, dependerá do seu perfil de investidor e de qual aplicação mais te agrada. Entenda quais fatores do tripé de investimentos são mais importantes para você e aplique com confiança,  baseando-se em seus estudos e análises.

Saiba mais!

Como explicamos acima, o estudo é muito importante para entender qual tipo de investimento melhor te contemplará. Portanto, não pare por aqui e continue pesquisando para aplicar com consciência.

Para deixar essa caminhada mais simples é que existe a Xpeed School, o braço educacional da XP Inc. com o curso: “Cenários e investimentos: macroeconomia para investidores” você ficará três passos à frente.

Clique no banner abaixo e comece agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Macroeconomia para Investidores" da Xpeed School.

banner graduação da xp educação

Continue Aprendendo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

spot_img