CDI e inflação: qual a relação? Como afetam os investimentos? Entenda!

Se você está inserido no mundo dos investimentos e do mercado financeiro, já deve ter ouvido sobre CDI e inflação. Caso seja novo, está na hora de entender o que esses termos significam.

É bem provável que já tenha escutado  ou visto várias vezes notícias como: “inflação sobe 3% em cinco meses” ou “rendimento da taxa CDI tem queda”. Mas como esses dois impactam, de fato, a sua vida? 

Para começar essa conversa, é preciso entender qual a relação entre CDI e inflação. Além de saber o que eles são e como são medidos.

Com o objetivo de tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto, preparamos um conteúdo completo para você. Continue por aqui para aprender sobre:

  • o que é inflação?;
  • índice IPCA: o que é?;
  • o que é CDI?;
  • CDI e inflação: como se relacionam?;
  • IPCA ou CDI: qual é o melhor?

Boa leitura!

O que é inflação?

Para compreender a situação CDI x inflação é preciso, antes de qualquer coisa, saber o que significa cada um deles. Vamos começar pela inflação e mais para frente explicaremos a CDI.

Basicamente, a inflação é o que se entende por aumento dos preços de produtos, bens e serviços. Quando há um aumento constante da inflação sem que o salário base da população aumente, o custo de vida cresce junto.

O que isso, de fato, significa?

Quanto maior for o índice da inflação, mais você irá gastar no mercado comprando menos produtos que antes do aumento. Ou então, o aluguel do apartamento ficará muito mais caro com o reajuste anual e você acabará optando pela busca de outro com o valor mais em conta.

Mas como a inflação é medida ou calculada? Existe alguma maneira de “prever” como será o ano econômico de um país? Continue a leitura para não perder nada.

Índice IPCA: o que é?

Entender como CDI e inflação se relacionam requer saber qual o índice oficial que mede a inflação. Ela se baseia no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), produzido pelo IBGE.

O IPCA analisa os preços de produtos e serviços inseridos na lista da Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF). A variação desses preços representará um percentual no cálculo final do IPCA que indicará se a inflação está em alta, em baixa ou controlada.

É importante citar que essa oscilação de preços leva em consideração também produtos e serviços de maior importância para a população.

Como assim?

Por exemplo: o aumento nos preços de bijuterias não impactará tanto quanto o aumento no preço da carne na inflação.

A movimentação do IPCA reflete também no mundo dos investimentos. Afinal, tudo está interligado.

O que é CDI?

Chegamos a segunda etapa para compreender como o CDI e inflação estão relacionados. Você já ouviu falar sobre a Certidão de Depósito Interbancário?

Muito conhecida pela sigla CDI, essa certidão funciona como um empréstimo de recursos com vencimento de um dia entre instituições financeiras.

Ficou confuso? Calma que é bem simples de entender.

Os bancos, por determinação do Banco Central, têm a obrigação de terminar o dia no “azul”. Como nem sempre isso é possível, a instituição que está no “vermelho” pede dinheiro emprestado para outro banco.

Nesse empréstimo é cobrado um percentual de juros que são calculados pela Bolsa de Valores do Brasil (B3). Agora, vamos pensar juntos: se essa operação é registrada na B3 e há um percentual de juros, por que não atrela-lo a outros investimentos?

E foi a partir desse questionamento que alguns investimentos passaram a ser atrelados à taxa de juros da CDI, a taxa DI. Assim como o IPCA, é possível acompanhar o percentual de rentabilidade da CDI mensalmente e o acumulado anual.

Para entender mais sobre o assunto e como funciona a CDI na prática, confira o vídeo abaixo. Aperte o play!

CDI e inflação: como se relacionam?

Agora que já sabe o que é CDI e inflação, entender a relação entre as duas fica mais simples. Basicamente, elas funcionam como indicadores econômicos de rentabilidade dos investimentos de renda fixa.

Para compreender melhor a relação entre CDI e inflação vamos falar brevemente sobre a Taxa Selic. A Selic funciona como um controlador da inflação, ou seja: quando o IPCA está alto a Selic tende a aumentar também. 

Os valores da Selic são definidos a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária (Copom). Mas, por que é importante saber sobre essa taxa para compreender como CDI e inflação estão relacionadas?

O motivo é simples: a taxa CDI anda próxima à taxa Selic. Portanto, é preciso estar atento aos tipos de investimentos de renda fixa em que for aplicar e em qual indexador eles se baseiam.

Por quê? Para saber se terá uma rentabilidade real. Veja o exemplo abaixo.

Marcos decidiu investir em CDB com vencimento de um ano, rendendo 100% da CDI. Quando seu certificado venceu, o acumulado IPCA estava 8% enquanto o da taxa DI apresentava o percentual de 12%. Ou seja, Marcos obteve uma rentabilidade real de 4%.

É preciso deixar claro que a relação CDI x inflação não é a única que pode impactar os  seus investimentos. Existem outros indicadores macroeconômicos que precisam da sua atenção!

Confira o vídeo abaixo e entenda tudo sobre eles.

IPCA ou CDI: qual é o melhor?

Até aqui você já entendeu o que é CDI e inflação e como elas se relacionam. Mas qual é a melhor: IPCA ou CDI?

É preciso deixar claro que decidir qual indexador é o melhor, dependerá do seu perfil de investidor e de qual aplicação mais te agrada. Entenda quais fatores do tripé de investimentos são mais importantes para você e aplique com confiança,  baseando-se em seus estudos e análises.

Saiba mais!

Como explicamos acima, o estudo é muito importante para entender qual tipo de investimento melhor te contemplará. Portanto, não pare por aqui e continue pesquisando para aplicar com consciência.

Para deixar essa caminhada mais simples é que existe a Xpeed School, o braço educacional da XP Inc. com o curso: “Cenários e investimentos: macroeconomia para investidores” você ficará três passos à frente.

Clique no banner abaixo e comece agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Macroeconomia para Investidores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img