Investimento indexado ao CDI tem imposto de renda? Entenda!

A renda fixa possui uma variedade de aplicações com características diferentes entre si e algumas trazem benefícios especiais, como isenção de imposto de renda. Muitas dessas, inclusive, pagam rendimentos atrelados ao Certificado de Depósito Interbancário (CDI), mas será que investimentos com CDI têm imposto de renda?

Muitos investidores veem com bons olhos a possibilidade de aplicar em ativos isentos da alíquota de IR como forma de potencializar seus rendimentos. 

Afinal, os rendimentos conquistados com títulos populares, como o Tesouro Direto, por exemplo, sofrem subtrações relativas ao Leão.

Entretanto, o tema do nosso conteúdo é imposto de renda e CDI. Quais são as aplicações ligadas ao CDI? Elas são isentas de IR ou os impostos federais  afetarão seu retorno?

Entenda isso e um pouco mais com o conteúdo especial que preparamos. Boa leitura! 

CDI tem imposto de renda?

Antes de entrarmos na relação direta entre Imposto de Renda e CDI, vamos falar um pouco sobre esse indicador tão importante para o mercado financeiro e que é referência para sua rentabilidade na renda fixa. Confira! 

O que é CDI?

CDI é a sigla para Certificado de Depósito Bancário. Ele é um dos indicadores mais populares da economia brasileira e é utilizado como referência para o cálculo da rentabilidade de diversos investimentos de renda fixa.

Qual é a sua origem? O CDI é um valor que reflete a taxa de transações entre bancos comerciais brasileiros para que eles terminem o dia útil com superávit no caixa. 

Essas transações são bastante comuns em função da regra estipulada pelo Banco Central do Brasil que determina que os bancos precisam ter um volume maior de depósitos do que em saques na sua operação diária.

Portanto, para atingir o superávit, as instituições recorrem a empréstimos de outros bancos para garantir o fluxo positivo de entrada de dinheiro.

Por sua vez, os juros cobrados por essas transações é o que conhecemos como taxa CDI. E ela tem um papel determinante para o mercado financeiro.

Isso porque produtos financeiros emitidos por bancos, como:

Vale salientar que por refletir juros de empréstimos bancários cotidianos, a taxa CDI é atualizada diariamente. Entretanto, seus valores geralmente são próximos ao de outro indexador famoso do mercado: a taxa Selic.

Hoje (7 de março de 2022), por exemplo, o CDI está estimado em 10,75%.

Qual aplicação em CDI tem imposto de renda?

Primeiramente, vale salientar que os investimentos de renda fixa são classificados de três formas:

  • prefixado: o investidor já sabe de antemão o valor que receberá ao final da data de vencimento.
  • pós-fixado: rentabilidade atrelada a algum indexador (CDI e Selic) que pode variar até o término da data de vencimento
  • híbrido: possui tanto uma taxa prefixada como também um indexador pós-fixado, então são duas variáveis que determinam o rendimento final do ativo.

Portanto, as aplicações de renda fixa que estão atreladas ao CDI são ativos pós-fixados e, dentre os mais famosos, já citamos o CDB, LCI, LCA, CRI e CRA.

Desses cinco, o Certificado de Depósito Bancário é o único título indexado ao CDI que tem imposto de renda. E as alíquotas variam de acordo com o tempo de investimento:

  • 22,5%: até 180 dias
  • 20,0%: de 181 a 360 dias
  • 17,5%: de 361 a 720 dias
  • 15%: acima de 720 dias

Já se você é um investidor que deseja fugir das cobranças de impostos, as Linhas de Crédito Imobiliário e do Agronegócio e o Certificados de Recebíveis Imobiliários e do Agronegócio.

Esses produtos bancários são títulos que buscam a captação de dinheiro para o financiamento de projetos do setor imobiliário, no caso da LCI e CRI, e do agronegócio, como a LCA e o CRA. 

Dessa forma, nas modalidades pós-fixadas desses investimentos, a rentabilidade é indexada ao CDI e possuem boa liquidez diária. Isso é, o resgate é acessível a qualquer momento.

Portanto, cada um desses ativos contempla uma estratégia bem semelhante de investimentos, pois as características são muito parecidas, exceto pelos lastros (imóveis ou agronegócio) das operações.

>>> Quer saber mais sobre LCI e LCA? Confira o conteúdo exclusivo do Investimento às Claras no Youtube:

Vale a pena investir em títulos que pagam imposto de renda?

Como conclusão, vimos que alguns títulos atrelados ao CDI têm imposto de renda, enquanto outros não. Então será que vale investir nas opções isentas de IR?

Depende! A isenção de impostos com certeza é um ótimo benefício de alguns produtos financeiros, entretanto, eles não são os únicos pontos a serem analisados. 

Uma LCI prefixada, por exemplo, pode ser uma péssima ideia para quem quer montar uma reserva de emergência e precisa de um estoque financeiro com resgates acessíveis.

Além do mais, há casos de investimentos que, mesmo com alíquota de IR, entregam rentabilidades superiores a de uma LCI pós-fixada

Ou seja , são inúmeros fatores que devem ser levados em consideração ao decidir se um título vale a pena ou não. Além das características de cada ativo, você também deve refletir se ele é uma boa aquisição para o seu perfil de investidor.

Diante disso, a Escola de Investimentos da Xpeed pode te dar uma mãozinha na hora de escolher os ativos certos para você. 

>>> Conheça o curso “Renda Fixa: ganhos com baixos riscos” da Xpeed School e aprenda tudo sobre essa modalidade de ativos:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img