Como a tecnologia pode te ajudar na gestão de suas finanças pessoais? Essa é uma dúvida que muitos brasileiros ainda têm.
Ter finanças organizadas junto a um bom planejamento financeiro pode ser visto como um grande desafio para alguns. Na realidade, não são necessários conhecimentos profundos sobre o tema e sim cuidado e disciplina.
E quem pode te ajudar com isso? Ela: a tecnologia.
Décadas atrás, imaginar o PIX, por exemplo, era impossível. Transferir dinheiro pelo celular e recebê-lo em segundos na sua conta bancária era inimaginável, e se alguém voltasse para o passado e contasse esse feito, muitos não acreditariam.
Felizmente, vivemos no mundo dos cliques e a tecnologia tem facilitado as nossas vidas cotidianamente.
No entanto, mesmo ela sendo tão presente no nosso dia a dia, muitos indivíduos não sabem aplicá-la na sua gestão financeira pessoal, ocasionando desorganização e falta de planejamento.
Não fique mais usando folhas soltas para se organizar, seja prático e rápido, usando a tecnologia.
Por isso, hoje vamos te ensinar como a tecnologia pode te ajudar na gestão de suas finanças pessoais e queremos ver a revolução acontecendo na sua vida!
Vamos lá!
Como a tecnologia pode ajudar para a sua educação financeira?
Um dos maiores fatores que acarretam na desorganização financeira de muitos brasileiros é um problema coletivo: nós não somos ensinados, desde crianças, a lidar e controlar o dinheiro.
Por isso, se na fase adulta o indivíduo não se dedicar para compreender como organizar a sua vida financeira, o resultado será um alto volume de dívidas, falta de planejamento e ausência de dinheiro para arcar, muitas vezes, com o básico.
Os adolescentes que têm adentrado nessa fase, têm tido mais vantagens: são vários apps, sites e programas financeiros prontos para serem usados de maneira fácil e rápida.
Assim, graças à tecnologia, eles acabam tendo maior facilidade no controle do dinheiro.
Mas você, que é um adulto, não teve a vantagem de crescer com tecnologia ao seu redor. No entanto, o que importa é o agora.
Essas ferramentas tecnológicas podem te fazer compreender os seus gastos, quitar dívidas com o auxílio de um bom planejamento financeiro, além de te ajudar a atingir metas e sonhos. Quem não quer trocar de carro ou, quem sabe, fazer uma viagem legal?
Por que utilizar a tecnologia para fazer a sua gestão financeira?
Nós já citamos como a tecnologia pode te ajudar, no entanto, seguem alguns pontos quando o assunto é a importância do uso da mesma na gestão para evitar erros financeiros:
- Melhor forma de lidar com orçamentos e economias;
- Possibilidade de fazer previsões para futuros investimentos, uma casa, por exemplo;
- Cálculos automáticos;
- Melhoria na administração de pagamentos de contas.
Vantagens de utilizar a tecnologia para a sua gestão financeira
Aprender a economizar mais e de forma vantajosa e inteligente, escolher bons investimentos e ter controle de orçamento: essas são algumas das diversas vantagens que a tecnologia traz para pessoas que a utilizam nas suas gestões financeiras.
Mas não é só isso. Nós vamos te provar que não. Segue o fio com mais vantagens de uso da tecnologia!
Controle de entradas e saídas do dinheiro
Nós sabemos: você não consegue lembrar de cabeça todos os seus gastos. E tá tudo bem! Isso é normal, mesmo para pessoas muito organizadas.
Com a tecnologia, principalmente aplicada em aplicativos de celular, você consegue acompanhar cada gasto que faz ao vivo e receber relatórios acerca dos seus gastos durante certo período de tempo.
Definição de metas
Alguns aplicativos te ajudam a definir metas para as suas despesas e economias. Mas como?
Simples: você insere as suas despesas estimadas no app, a sua renda e o nível de economia que deseja. Assim, o próprio aplicativo irá gerar um relatório para que você possa analisar e fazer um orçamento eficiente para o mês.
Visualização dos gastos
Se manter atento nas receitas e despesas de cada mês é essencial, no entanto, para aqueles que não usam tecnologia na área financeira, essa visualização não ocorre de maneira simples.
Portanto, tenha o app do seu banco em mãos e, cotidianamente, olhe os seus extratos e transações, e observe se você tem gastado mais do que devia.
Caso isso aconteça, tente diminuir os gastos imediatamente e busque cobrir a diferença no mês seguinte, ok?
Consumo mais consciente
Um consumo consciente vem do entendimento de que se você precisa economizar, você terá que ter algumas privações. Para isso:
- Mova o seu dinheiro para uma conta de poupança separada e não mexa nela;
- Evite pagar com cartões em qualquer lugar;
- Torne o dinheiro uma prioridade;
- Estabeleça metas financeiras;
- Crie um orçamento e não deixe de cumpri-lo;
- Se possível, automatize as suas economias.
Criação de lembretes
Se você mantém vários pagamentos em espera, use o seu celular como alarme: eles serão os lembretes das contas que estão chegando!
Dessa forma, você se organiza com antecedência e não perde o vencimento da conta, o que é realmente importante e traz paz de espírito.
Ninguém merece pagar juros por ter esquecido de pagar um boleto, não é?
Investimentos
Diversos aplicativos ajudam a monitorar gastos, rastrear recibos e auxiliar no planejamento financeiro do futuro.
Além desses apps, é possível encontrar alguns focados em investimentos, ou seja, aplicativos que te ajudam não só a entender mais sobre a temática, mas também a iniciar a sua jornada no mundo dos investimentos.
Aplicativos para fazer a sua gestão financeira
Primeiro, os que você deve ter sempre em mãos são os aplicativos de banco.
Se você tem conta em bancos tradicionais como Banco do Brasil, Itaú e Caixa Econômica, não se preocupe: esses bancos também têm ótimos aplicativos! É só acessar a loja de apps do seu dispositivo e fazer o download dos mesmos.
Além disso, se você deseja economizar de maneira organizada e até mesmo desafiadora, temos duas indicações:
- 52 semanas: o aplicativo se baseia em um desafio onde você guarda, ao longo do tempo, quantias pequenas de dinheiro que, juntas, se tornam um montante bem relevante ao fim do processo;
- Controle de Contas: ótimo para aqueles que esquecem dos prazos das contas, ele auxilia no agendamento dessas datas e te ajuda a não atrasar pagamentos.
Conclusão
Assim como a tecnologia digital está se movendo a cada dia para fazer você comprar mais do que precisa, o mesmo pode permitir que você reflita sobre o que você está gastando.
Como a tecnologia pode te ajudar na gestão de suas finanças pessoais? Bom, o nosso planejamento financeiro desordenado pode se tornar suave e livre de erros apenas ao nos tornarmos amigos da tecnologia.
Além disso, para transformar a sua vida financeira, você precisa exercer o seu autoconhecimento, analisando e refletindo tudo por trás das suas finanças.
Conheça o caminho para a prosperidade com o curso O Poder do Autoconhecimento Financeiro da XP Educação!