Como analisar candlesticks? 19 padrões do gráfico de velas!

Já tentou interpretar um gráfico de velas para decidir sobre a compra e venda de ações? Achou difícil acompanhar tantos símbolos e tendências? Então, você chegou ao lugar certo, uma vez que o assunto deste post é como analisar candlesticks.

Sabemos que muitos fatores impactam a valorização ou desvalorização dos ativos financeiros. Por outro lado, existem ferramentas objetivas para estudar essas informações de forma assertiva e, com isso, maximizar o retorno dos seus investimentos.

Na teoria e na prática, como analisar candlesticks?

A seguir, listamos três questões que preparam o terreno para que você descubra como analisar candlesticks. Mas, antes disso, é importante refletir sobre características marcantes da renda variável, a exemplo das oscilações dos valores.

Para isso, faça o download do e-book gratuito “Como se formam os preços dos ativos”. Além de abordar a lei da oferta e demanda, o material cita a volatilidade para medir a variação dos preços, bem como a liquidez para converter o ativo em dinheiro novamente.

1. O que é a análise técnica?

Também conhecida como análise gráfica, a análise técnica visa antecipar os movimentos do mercado. Ao estudar o comportamento das ações ao longo do tempo, pode-se verificar os momentos em que os investidores se tornaram mais otimistas ou pessimistas.

Daí a vantagem de aprender como analisar candlesticks (e os outros gráficos): alocar os ativos com eficiência. E essa é uma estratégia muito usada por quem opera no curto prazo, mas existe outra escola de análise – a fundamentalista – para outros propósitos, ok? 

>>> Conheça também a escola de análise fundamentalista para estudos de longo prazo

2. O que são indicadores de tendência?

Basicamente, os indicadores de tendência emitem “sinais” sobre a performance das ações. Tais tendências podem ser de alta, baixa ou lateralização, o que facilita a tomada de decisão, deixando as emoções de lado e focando em uma observação objetiva.

Por meio da análise gráfica, o trader pode definir o stop de ações dentro de uma estratégia pré-definida. Enquanto o stop loss encerra aquela posição e evita os prejuízos, o stop gain costuma ser usado para vender uma ação quando ela atingir o lucro esperado. 

Para exemplificar, esses são alguns indicadores de tendência que contribuem para interpretar o gráfico de velas:

  • suporte e resistência;
  • médias móveis;
  • figuras de alta ou baixa;
  • bandas de Bollinger;
  • índice de força relativa (IFR);
  • método Fibonacci.

>>> Confira um post com detalhes sobre os indicadores de tendência da análise gráfica

3. Como analisar candlesticks de acordo com a base histórica?

Embora o ganho passado não seja uma garantia de ganho futuro, essa é uma fonte de aprendizado. Afinal, podemos observar o comportamento dos papéis em um determinado recorte de tempo para tentar prever as tendências, que podem ou não se concretizar.

Isso porque há outros fatores que refletem no desempenho das ações, a começar pela  macroeconomia. Um exemplo: as bolsas de valores são afetadas pelas políticas fiscais, monetárias e tributárias dos governos e pelas crises globais, como a pandemia de Covid-19

Em todo caso, o conhecimento é a chave para estudar os cenários e tomar boas decisões sobre as finanças. Além disso, é importante acompanhar as transmissões online para conferir as dicas dos especialistas no mercado financeiro. 

Por sinal, veja a live “O método XP de avaliar as ações”, que também mostra como analisar o gráfico candle:

19 padrões de reversão para descobrir como analisar candlesticks

Para saber como analisar candlesticks, vale conferir o guia do gráfico de velas divulgado pelo InfoMoney. Com a consultoria do trader Ricardo Dallalana, a matéria sintetiza as características da análise gráfica para prever a reversão ou continuidade das tendências.

E lembre-se: a vela indica o começo de um novo processo, o que permite a revisão da estratégia em tempo hábil. Resumindo, trata-se de um instrumento para visualizar os pontos de entrada e saída dos ativos, facilitando a identificação das tendências de preço.

E, antes de falar das representações gráficas, é essencial levar em conta os seguintes pontos:

  • período: intervalo de tempo da análise, o que muda bastante entre day trade e swing trade;
  • formato da vela: preço da ação no período, da abertura ao fechamento, do mínimo ao máximo;
  • cor: identifica se houve a valorização (cor verde) ou a desvalorização (cor vermelha);
  • padrão: representa o comportamento dos ativos, indicando tendências de alta ou baixa;
  • nomenclaturas: não estranhe alguns nomes dos padrões, pois eles vêm de analistas do mundo todo;

Com tudo isso em mente, vamos aos 19 padrões elencados pelo InfoMoney e analisados pelo trader Dallalana!

Padrões de reversão de alta

São 11 padrões que indicam a tendência de alta, sobre os quais falaremos a seguir.  

1. Piercing Line (alta confiabilidade)

como analisar candlesticks - piercing line

“Os compradores começam a pensar que o preço já atingiu um patamar adequado e que é uma boa oportunidade para comprar ativo. Os vendidos começam a perder a confiança de que o preço seguirá caindo e começam a rever/fechar suas posições”.

2. Kicking (alta confiabilidade)

como analisar candlesticks - kicking

“Essa formação de candle é um sinal muito forte de que o mercado seguirá em alta. A direção prévia em que vinha o mercado não tem importância como nos outros padrões, pois a força compradora é grande.”

3. Bebê Abandonado (alta confiabilidade)

como analisar candlesticks - bebê abandonado

“Cenário presente em quase todos os padrões de reversão de três candles. O primeiro candle mostra os vendidos com força e, no segundo dia, as forças praticamente se igualam, revelando que os vendidos já não estão mais seguros de suas posições. No terceiro dia vem a confirmação desta mudança de humor e os comprados se tornam maioria, confirmando a reversão.”

4. Estrela da Manhã (alta confiabilidade)

como analisar candlesticks - estrela da manhã

“O candle de baixa sugere que os vendidos estão mandando no mercado, porém, no pregão seguinte, forma-se o candle de corpo pequeno após um gap, mostrando que os vendidos já não têm a mesma influência. O candle de alta vem para confirmar que essa influência se esgotou.”

5. Three Outside Up (alta confiabilidade)

como analisar candlesticks - three outside up

“Nos primeiros dois candles temos o padrão engolfo, mostrando que os vendidos perderam seu domínio sobre o mercado. No terceiro dia vem a confirmação desta reversão e os comprados passam a dominar.”

6. Dragonfly Doji (média confiabilidade)

como analisar candlesticks - dragonfly doji

“O mercado abre e rapidamente a venda se impõe levando os preços a novas mínimas. Porém, em algum momento do intraday, o preço se torna atraente e os investidores começam a comprar, levando o preço do ativo de volta ao preço de abertura, reduzindo o sentimento dos vendidos de que eles continuarão a dominar esse movimento. Se o valor do ativo abrir em alta no dia seguinte, muitos vendidos estarão incentivados a fechar suas posições.”

7. Long Legged Doji (média confiabilidade)

como analisar candlesticks - long legged doji

“O Long Legged Doji demonstra que há uma indecisão reinando no mercado. Podemos ver que os preços se movimentaram muito acima e abaixo do preço de abertura, mas acabam por fechar no mesmo nível da abertura, apesar da volatilidade.”

8. Engolfo de Alta (média confiabilidade)

como analisar candlesticks - engolfo de alta

“O engolfo demonstra que a venda perdeu ‘momentum’ e agora os comprados começam a tomar as rédeas do mercado.”

9. Gravestone (média confiabilidade)

como analisar candlesticks - gravestone

“O mercado abre abaixo do valor de fechamento anterior e começa um rali para tentar fechar o preço dentro do corpo do dia anterior, mas os vendidos forçam o preço de volta ao valor da abertura. Este movimento, porém, deixa os vendidos com temor, pois já há desejo para que o movimento se reverta. Se no próximo pregão os preços abrirem acima do fechamento do Gravestone, é provável que ocorra um rali dos vendidos para fecharem suas posições.”

10. Harami Cross (média confiabilidade)

como analisar candlesticks - harami cross

“O padrão demonstra a disparidade ocorrida no mercado. Antes predominava a venda, demonstrada pelo Marubozu de baixa, mas o Doji que aparece no dia seguinte revela que o mercado entende que a sequência de venda está chegando ao fim.”

11. Breakaway (média confiabilidade)

como analisar candlesticks - breakway

“Esse padrão demonstra que o mercado atingiu um ponto de sobrevenda e patamares de preços menores não predominam. A deterioração do mercado de baixa se confirma com o último candle de alta.”

Padrões de reversão de baixa

Por sua vez, são oito padrões de reversão de baixa que acenam com um alerta vermelho sobre os preços.

12. Dark Cloud (alta confiabilidade)

como analisar candlesticks - dark cloud

“O mercado vem em um movimento de alta forte e abre o pregão com um gap, mostrando que os comprados estão no controle da situação. Porém, o rali não continua durante o dia e o preço fecha próximo da mínima do dia, mas abaixo do fechamento do dia anterior. Neste momento, os vendidos têm a oportunidade de forçar o movimento de baixa com stop claro na máxima do dia.”

13. Bebê Abandonado (alta confiabilidade)

como analisar candlesticks - bebê abandonado - reversão baixa

“A maioria dos padrões de reversão formada por três candles tem cenários similares. O mercado abre com um gap no movimento de alta, mas a variação de preço é bem pequena com o fechamento próximo ao da abertura, mostrando o equilíbrio entre comprados e vendidos. A partir deste momento é verificado um sinal bem claro de fraqueza por parte dos comprados, ao passo que os vendidos aproveitam o ponto de stop para forçar o novo movimento.”

14. Estrela da Tarde (alta confiabilidade)

como analisar candlesticks - estrela da tarde

“O mercado vem em movimento de alta até que um candle de corpo pequeno aparece, sugerindo que a capacidade dos comprados em continuar mantendo o movimento de alta está diminuindo. O candle de baixa do terceiro dia, retornando os preços a patamares de dois dias atrás, mostra que os vendidos agora dominam o mercado.”

15. Three Black Crows (alta confiabilidade)

como analisar candlesticks - three black crows

“Este padrão geralmente ocorre quando o mercado vem em um movimento de alta por muito tempo e agora se aproxima de um topo. O primeiro candle mostra a perda da força dos comprados, ao passo que os seguintes revelam a liquidação de lucros por parte dos investidores que ainda estavam comprados no ativo.”

16. Dragonfly Doji (média confiabilidade)

como analisar candlesticks - dragonfly doji - reversão baixa

“Este padrão geralmente ocorre quando o mercado vem em um movimento de alta e segue um grande movimento de venda na abertura do pregão, acompanhado de rali de compra próximo ao fechamento, levando os preços de abertura e fechamento a serem iguais. Se no pregão seguinte o preço abrir em baixa, teremos muitos comprados querendo fechar suas posições no ativo.

17. Engolfo de Baixa (média confiabilidade)

como analisar candlesticks - engolfo de baixa

“O mercado vem sendo dominado pelos comprados quando, em um determinado patamar, ocorre um grande movimento de venda, revelando a força dos vendidos.”

18. Gravestone de Baixa (média confiabilidade)

como analisar candlesticks - gravestone de baixa

“O mercado abre no valor mínimo, mas um rali de alta leva os preços a novas máximas. Esse novo patamar máximo não consegue se manter e os preços retornam ao valor mínimo da abertura, representando um problema para os comprados, já que não conseguem mais elevar os preços devido à ação dos vendidos.”

19. Harami Cross de Baixa (média confiabilidade)

como analisar candlesticks - harami cross de baixa

“É um sinal de disparidade sobre a “saúde” do mercado, que vem em um movimento de alta e, de repente, não consegue firmar novas máximas, mostrando o esgotamento da força dos comprados.”

Como analisar candlesticks? Próximos passos

Enfim, são muitos detalhes para saber como analisar candlesticks, não é mesmo? Trata-se de uma avaliação criteriosa, tendo em vista que ela reflete nos resultados das aplicações. E isso requer tempo, experiência e conhecimento para nortear suas decisões.

Conte com o apoio da XP Educação para crescer de forma exponencial, hoje e sempre. Por aqui, temos um amplo leque de conteúdos que contribuem para a sua jornada da riqueza. Confira!

Continue Aprendendo

spot_img