Como analisar um gráfico de ações e antecipar as tendências?

Quer se tornar um trader, mas ainda não sabe como entender os gráficos da bolsa de valores? No post de hoje, mostraremos como analisar um gráfico de ações para maximizar o retorno dos investimentos. 

Por sinal, também abordaremos os conceitos da análise técnica, também conhecida como análise gráfica. Isso porque, ao estudar com cautela o comportamento dos ativos, pode-se antecipar tendências e, assim, decidir assertivamente sobre a compra e venda de papéis.

E, para que essas decisões sejam realmente coerentes, é vital saber como analisar um gráfico de ações. Portanto, continue conosco para conhecer cinco estratégias para aprimorar seu planejamento.  

Mas, afinal, como analisar um gráfico de ações?

Antes de mostrar como analisar um gráfico de ações, vale considerar as características da bolsa de valores. Para resumir, trata-se de um ambiente de negociação que conecta os interessados em comprar e vender ativos de ordem financeira. 

Para ter mais detalhes, a dica é fazer o download do “Guia da bolsa para investidores”. Neste e-book gratuito, você descobrirá os conceitos essenciais que ajudam a obter retornos significativos nas aplicações financeiras.

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

Saber como analisar um gráfico de ações é realmente importante?

O principal motivo para fazer análise de gráficos da bolsa é nortear a tomada de decisão e lucrar com isso. Para estratégias de curto prazo, é fundamental aprender sobre a análise técnica, que estuda as tendências de valorização e desvalorização de ações, por exemplo.

Se o trader observar uma tendência de alta, ele poderá obter lucros com esse movimento, ao comprar papéis. Já na de baixa, é possível encerrar a posição e vender as ações a descoberto via short squeeze, buscando recomprá-las posteriormente. 

Por falar em short squeeze, pense em uma alta expressiva dos preços, repentinamente. Quem tinha apostado na queda do ativo pode encerrar a posição para evitar perdas maiores e recomprar logo em seguida, o que retroalimenta a movimentação dos preços.  

Quais são os tipos de gráficos de trading? 3 opções

A seguir, listamos três alternativas para fazer essa análise de gráficos da bolsa de valores. E, para ilustrar as opções, tomaremos como base as publicações da corretora Rico Investimentos e do InfoMoney, ok? 

1. Gráfico de linhas

O gráfico de linhas é o mais simples de todos e demonstra o preço do ativo em um recorte de tempo. Nesse sentido, ele evidencia as movimentações que aconteceram no pregão, que é o período em que a bolsa está aberta para negociação. 

Veja um exemplo do gráfico de linha com periodicidade diária, destacando os preços de fechamento dos pregões:

como analisar um gráfico de ações - gráfico de linhas

Fonte: Rico

2. Gráfico de barras

Por sua vez, o gráfico de barras é mais completo do que o de linhas, contendo quatro preços do período:

  • fechamento, 
  • abertura;
  • mínimo;
  • máximo.

Logo abaixo, confira um exemplo desse gráfico de barras:

como analisar um gráfico de ações - gráfico de barras

Para entender melhor, acompanhe o esquema dos preços de abertura e fechamento, além de mínimo e máximo:

como analisar um gráfico de ações - gráfico de barras - mínimo, máximo, fechamento e abertura

Fonte: Rico

3. Gráfico de velas (candlesticks)

Para finalizar, chegamos ao gráfico candle, que é muito usado na análise técnica, por ser mais detalhado. Ele tem uma série de representações gráficas: cor vermelha (desvalorização) e verde (valorização), formato da vela etc.

Ou seja, existem certos padrões que indicam o comportamento dos ativos ao longo do tempo. E isso serve como um parâmetro para antecipar os próximos movimentos, indicando o melhor momento para comprar ações ou vendê-las, se for o caso.

>>> Saiba mais sobre a análise dos candlesticks com 19 padrões de reversão de tendência

como analisar um gráfico de ações - gráfico de velas - candlesticks

Fonte: InfoMoney

Como analisar um gráfico de ações na prática? 5 estratégias 

Para consolidar as informações do post, confira cinco dicas de como analisar um gráfico de ações:

1. Considere a lei da oferta e da demanda

No mercado da bolsa de valores, os preços variam conforme a lei da oferta e da demanda. Em se tratando de curto prazo, as expectativas do mercado influenciam bastante nessa oscilação.  

Por isso, recomendamos a leitura do e-book gratuito “Como se formam os preços dos ativos”. Afinal, um bom trader sabe que as tendências de alta ou baixa são cíclicas e, em ambos os casos, existem boas oportunidades de investimento. 

2. Observe os topos e fundos dos gráficos

Respectivamente, os topos e fundos representam as tendências de alta e baixa do ativo a ser analisado. 

E é aqui que pode acontecer a resistência, dificultando a subida do preço, bem como o suporte, evitando que o preço seja reduzido, tal como ilustra a imagem abaixo: 

como analisar um gráfico de ações - suporte e resistência

Fonte: InfoMoney

3. Fique de olho nas médias móveis

Essa análise verifica o preço médio do ativo em um período, que pode ser de dois dias, por exemplo. Em geral, os especialistas destacam que os valores não costumam ficar longe das médias móveis por muito tempo. 

A propósito, acompanhe um exemplo com duas médias móveis, analisando: 20 e 200 períodos:

como analisar um gráfico de ações - médias móveis - duas linhas

Fonte: InfoMoney

4. Acompanhe o Índice de Força Relativa (IFR)

Já o IFR evidencia as regiões em que acontece uma sobrecompra ou sobrevenda do ativo. Para tal, ele compara a média das cotações em períodos de alta e baixa, em uma escala de zero a 100.

Nesse caso, um IFR acima de 70 indica que há a sobrecompra e esse papel tende a cair para um preço razoável. Por outro lado, a zona de sobrevenda fica abaixo dos 30, momento em que a ação costuma subir, como nesse exemplo a seguir:

como analisar um gráfico de ações - índice de força relativa

Fonte: InfoMoney

5. Estude bastante para identificar as tendências

É vital investir em conhecimento para reconhecer os cenários que indicam a alta, baixa ou lateralização dos preços. E essas tendências são:

  • altista: o preço sobe, diante da demanda maior;
  • baixista: o preço cai, visto que a oferta é maior;
  • lateral: há equilíbrio entre a oferta e a demanda.

Para facilitar, veja um gráfico com essas três tendências:

como analisar um gráfico de ações - tendências de alta, baixa e lateralização

Fonte: Rico

Bônus: 3 estratégias para analisar um gráfico de ações

No curso “Preço vs Tempo: Estratégias para Swing Trade”, você conhecerá a forma mais comum de operar na bolsa. E, durante essa formação online, aproveite para aprofundar os conhecimentos sobre essas três estratégias:

  1. correção nas médias móveis;
  2. onda três (reversão de tendência);
  3. rompimento com números de força.

Enfim, esperamos que o post tenha ajudado a entender como analisar um gráfico de ações. E, sempre que quiser mais informações sobre o universo dos investimentos, conte com a Xpeed School!

Continue Aprendendo

spot_img