Entenda como as ações pagam dividendos

Quem tem interesse em renda variável já deve ter se deparado com os dividendos e, com isso, pode ficar com a dúvida: “afinal, como as ações pagam dividendos?”

Outros questionamentos que podem surgir é, como receber e como saber as datas desses pagamentos. Você está nessa situação?

Caso a resposta seja sim, pode ficar tranquilo. Isso porque nós preparamos esse artigo para te explicar como é feito esse tipo de pagamento, como verificar as datas e se os dividendos são tributados no Imposto de Renda. Confira!

Afinal, o que são dividendos?

Antes de saber, exatamente, como as ações pagam dividendos, é preciso entender o que é isso.

De maneira simplificada, dividendos são benefícios que as empresas que possuem capital aberto distribuem entre os seus acionistas. Basicamente, eles são uma parte do lucro e isso serve como uma forma de remuneração para os investidores.

Um detalhe importante é que nem sempre o dividendo é pago em dinheiro. Na verdade, existem cinco possibilidades, e a utilizada é escolhida pela própria empresa. São elas:

  • em dinheiro;
  • em ações, na qual o investidor receberá mais ações da empresa;
  • dividendo especial, quando o pagamento é fruto de um lucro excepcional da empresa;
  • Juros sobre Capital Próprio, ou JCP, que é um provento parecido com os dividendos, mas com tributação no Imposto de Renda;
  • direito de subscrição, quando é dado o direito de adquirir mais ações quando elas forem disponibilizadas para venda.

Explicado tudo isso, para que uma empresa distribua esses proventos, é necessário que elas apresentem lucros de forma consistente e, geralmente, por isso elas já estão consolidadas no mercado. Sendo assim, é possível receber dividendos ao investir em:

  • ações;
  • FIIs.

Como as ações pagam dividendos?

Uma das formas de conseguir receber dividendos, como já mencionamos, é investir em ações diretamente pela bolsa de valores.

Mas antes de distribuir os valores, é preciso que a empresa cumpra uma série de etapas. São elas:

  • ter a aprovação do Conselho Administrativo, que é um órgão interno responsável por supervisionar todas as atividades da empresa;
  • protocolar o pedido na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), que é vinculada ao Banco Central;
  • creditar o valor nas contas.

A frequência desse tipo de pagamento costuma variar de empresa para empresa, então é bom ficar atento às datas divulgadas por elas antes de escolher no que investir.

Quer aprender como investir em ações? Então aperte o play no vídeo a seguir e confira quatro passos simples para começar!

Como os FIIs pagam dividendos?

Já caso você esteja procurando como receber dividendos mensais, uma solução é investir nos FIIs, sigla para Fundos de Investimento Imobiliário.

Eles são títulos que podem ser direcionados para imóveis, papéis com lastro em imóveis ou em cotas de outros fundos imobiliários.

O pagamento dos dividendos deles costumam ser mensais. Um detalhe é que 95% do rendimento financeiro dos fundos imobiliários precisa ser distribuído para os acionistas até o final do semestre, segundo a legislação.

Quais são os prazos para pagamentos dos dividendos?

Os prazos para receber os dividendos nem sempre são curtos, isso porque existem muitas etapas a serem cumpridas antes que o dinheiro seja, enfim, distribuído para os acionistas.

Mas isso não quer dizer que você sempre terá que esperar muito, como citamos no exemplo dos fundos imobiliários, que costumam fazer pagamentos mensais.

No caso de investimentos feitos na bolsa de valores, a frequência pode ser:

  • mensal;
  • trimestral;
  • semestral;
  • anual.

Quem decide quando e quanto o acionista receberá é o Conselho Administrativo.

Inclusive, é importante ficar bastante atento às datas divulgadas pelas empresas para o pagamento dos dividendos, pois isso é de grande ajuda na hora de se organizar para receber os valores.

As datas que servem para esse propósito e você precisa conferir são:

  • Data de Registro;
  • Data de Declaração;
  • Data Ex-Dividendo.

Data de Registro

É, basicamente, a data que as empresas verificam quem são os acionistas que têm direito de receber os dividendos. Ou seja, é preciso estar nessa lista até o dia determinado para conseguir participação no período descrito.

Data de Declaração

Na Data de Declaração é anunciado, pelo Conselho Administrativo, qual o valor do dividendo, a data que ele foi registrado e a data que o dinheiro será creditado nas contas dos acionistas.

Data Ex-Dividendo

Essa é uma fator que é preciso ficar bastante atento antes de comprar uma ação com o objetivo de receber dividendos. A Data Ex-Dividendo, ou data-ex, é um prazo limite para compra dos ativos para fazer parte desse provento.

Isso significa que se o acionista adquirir uma ação no dia seguinte, quem tem direito a receber os valores é o antigo dono.

Como as ações pagadoras de dividendos creditam os valores na conta do investidor?

Você já aprendeu sobre os prazos de quem tem direito a receber um dividendo, mas ficou na dúvida sobre como esse valor é crédito na conta?

Pois pode ficar calmo, porque não há nenhum mistério nesse tipo de transação. Basicamente, as ações pagadoras de dividendos depositam os valores diretamente na conta que o acionista tem em uma corretora, o que permite que ele faça negociações na bolsa.

Portanto, para saber exatamente quando você irá receber, basta apenas ficar de olho nas datas divulgadas pelas empresas e no seu Home Broker. Fácil, não é?

No caso dos FIIs, o valor cai, primeiramente, para o gestor do fundo. Essa pessoa é quem fica responsável por fazer a divisão e distribuição dos dividendos para todos os participantes.

Os dividendos são tributados no Imposto de Renda?

Uma boa notícia para quem busca receber dividendos é que esse benefício pode ser isento de tributação no Imposto de Renda (IR).

Isso mesmo, o IR só é cobrado para pessoas que negociam valores acima dos R$ 20.000,00 mensais. Nesse caso, a tributação é de 15% sobre o lucro.

No entanto, é possível que haja a necessidade de pagar outras taxas, como de corretagem, de custódia e ainda de Imposto Sobre Serviço (ISS). Esses valores, no entanto, não são cobrados por todas as corretoras, como a XP Investimentos, que não cobra taxa de corretagem, por exemplo.

E aí, gostou de descobrir como as ações pagam dividendos e que começar a investir? Então confira o curso Aprenda a investir na bolsa de valores, da Escola de Investimentos, e veja tudo o que precisa saber para perder o medo de começar a fazer o seu dinheiro render! Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img