Como calcular o WACC? Passo a Passo + Exemplo prático

Embora a função de um investidor seja a de apoiar financeiramente uma empresa, é inegável que sempre há uma dose de preocupação por trás dessa iniciativa. Para minimizar esse desconforto, o WACC foi instituído.

Se você já investe, é provável que aplique o seu dinheiro apenas onde acredita que haja boas chances de rentabilidade. E com o apoio desse índice, é mais fácil ter visibilidade sobre o retorno ao patrimônio investido.

Confira no texto abaixo mais informações sobre o que é e como o WACC funciona, além de aprender a calculá-lo.

O que significa WACC – Weighted Average Cost of Capital?

O WACC é a sigla para Weighted Average Cost of Capital, que em português significa Custo Médio Ponderado de Capital. Basicamente, o WACC é um índice que o mercado financeiro usa para avaliar quanto uma empresa deve gerar de lucro com base no capital investido.

Nesta análise, todos os custos que a empresa buscou para financiar seu capital estão embutidos em uma única média. É o caso do capital próprio (ou fontes internas), como as ações emitidas, e o capital de terceiros, como os bancos.

Para que serve e como funciona o WACC?

Quando o assunto é a avaliação de uma empresa, o WACC desempenha um papel importante. É através desse dado que é possível obter o valuation de um negócio – valor real de uma empresa.

Por meio do WACC, um investidor tem visibilidade sobre qual o custo do capital e qual deve ser seu retorno mínimo para que o investimento seja vantajoso. Internamente, esse indicador também apoia administradores na definição sobre o andamento de projetos.

Assim, sempre que uma empresa precisa de dinheiro para ampliar sua capacidade e investir em novos projetos, ela pede dinheiro emprestado. Esse recolhimento pode ser feito com fontes internas, externas ou ambas, de modo que o custo pelo capital emprestado será diferente em cada uma dessas fontes.

É para calcular o custo médio ponderado de cada capital levantado que o WACC é utilizado. Com ele, é possível identificar qual é a taxa mínima aceitável de retorno sobre os investimentos realizados.

>>> Se você quer aprofundar ainda mais no assunto, a escola da XP Inc, Xpeed School, construiu um material gratuito completo sobre como o preço de uma ação é formado. Descubra os melhores truques sobre como interpretar a rentabilidade de uma ação para incluir nas suas estratégias de investimentos. Clique no banner abaixo e receba:

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Como se formam os preços dos ativos" da Xpeed School.

Como calcular o WACC? Passo a Passo

O resultado do índice WACC é obtido a partir de uma equação que embute as fontes de capital ao qual a empresa recorreu – interna e externa –, sua dívida total e patrimônio líquido. Confira a fórmula que deve ser utilizada para obter essa porcentagem:

WACC = Ke (E/D+E) + Kd (D/D+E) . (1- IR)

O valor identificado nesse cálculo indica, em porcentagem, quanto de retorno um investidor pode esperar receber.

Parece complexo chegar a esse resultado? Não se preocupe, abaixo nós explicamos cada elemento dessa equação e como eles devem ser calculados.


Custo do capital de fonte interna (Ke)

No custo do capital de fonte interna está contemplado a quantia que os próprios acionistas da empresa retiram de seu patrimônio pessoal para atribuir ao negócio.

Como o patrimônio de uma instituição não tem uma taxa de custo associada, nem sempre é simples obter esse valor. No entanto, uma das fórmulas mais usadas é:

Ke = Rf + ? (Rm – Rf)

Sendo:

  • Rf: o retorno dos ativos sem risco. Normalmente, as taxas de juros aplicadas a ativos com grande prazo de maturação.
  • ?: sensibilidade do mercado. Nesse caso, uma avaliação que relacionada a instabilidade dos títulos da empresa comparado aos demais títulos do mercado.
  • Rm: taxa de mercado do ativo. Normalmente, o Ibovespa.

Custo do capital de fonte externa (Kd)

Diferente do Ke, o custo do capital de fonte externa costuma ser mais fácil de obter. A razão é simples: todos os valores captados de fontes terceiras costumam estar associados a uma taxa de juros.

 Kd = (Despesa financeira – JCP) / Dívida Bruta

Sendo:

  • Despesa financeira: dado disponível nos demonstrativos de resultado.
  • JCP: Juros sobre Capital Próprio.
  • Dívida Bruta: quantia total devida pela empresa.

Patrimônio Líquido (E)

Um dos cálculos mais comuns feitos pelas empresas, o patrimônio líquido pode ser obtido através da fórmula:

Patrimônio Líquido = Ativos – Passivos

Dívidas totais (D)

Soma de todo o valor devido pela empresa e acumulado através de captações internas e externas.

Imposto de Renda (IR)

Taxa de Imposto de Renda aplicada.

E mais: para que você consiga aplicar os valores com facilidade, é importante destacar que:

  • E/D+E equivale à proporção do capital correspondente ao patrimônio líquido.
  • D/D+E equivale à proporção do capital correspondente à dívida.

Ao finalizar o cálculo WACC, o valor obtido será correspondente ao retorno mínimo que uma empresa deve ter sobre a quantia investida ao converter seu capital em ativos e cumprir com suas obrigações previstas em lei.

Por exemplo: se um negócio oferece retorno de 15% e o resultado WACC é de 9%, isso significa que o retorno gerado é de 6%.

Exemplo prático de cálculo WACC

Agora que você sabe o que significa a sigla WACC, que tal aplicar essa fórmula em seu negócio ou sobre os dados de uma empresa na qual deseja investir? Confira o exemplo abaixo sobre como esse cálculo funciona na prática:

Suponha que uma empresa tenha seu capital financiado por fontes internas e externas e que, em ações, sua quantia seja de R$ 400 mil. Por outro lado, a organização também acumula dívidas, chegando ao valor de R$ 100 mil.

O custo associado ao capital próprio é de 5%, enquanto as dívidas totais têm como rendimento 1,9% até seu vencimento. Por fim, a empresa ainda conta com um imposto de 15%. Isso significa que:

WACC = [400 / (100 + 400) ] x 0,05 + [100 / (100 + 400] x 0,019 x (1 – 0,15)

WACC = 0,8 x 0,05 + 0,2 x 0,019 x 0,85

WACC = 0,04 + 0,00323

WACC = 0,04323

Neste exemplo, o custo médio ponderado do capital é de 4,32%. Aos olhos do investidor, cabe que o retorno seja superior a essa quantia para que o investimento seja, de fato, rentável.

No caso de um retorno de 10%, a empresa gera 5,68% a cada real investido (10% – 4,32%).

>>> Aprenda mais: O que são investimentos derivativos

Conclusão

Como apresentamos, a principal função do WACC é determinar o custo que uma captação de recursos representará para uma empresa. Além disso, o indicador também orienta investidores sobre o retorno esperado sobre seus investimentos.

É importante lembrar que, embora o índice seja um indicador interessante, ele é sensível às movimentações do mercado, por isso, é importante utilizá-lo em complemento a outras análises.

Quer saber mais sobre o universo de investimentos? Confira os conteúdos do nosso blog.

Continue Aprendendo

spot_img