Como criar um fundo de investimento? Quem pode? Entenda!

A aplicação em fundos de investimento é um movimento comum para investidores que gostam de contar com uma contribuição profissional para a gestão de sua carteira de ativos. Diante da popularidade desse produto financeiro, muitos empreendedores buscam meios de como criar um fundo de investimento e disponibilizá-lo no mercado financeiro.

Mas isso é possível para qualquer pessoa interessada? O processo é muito burocrático? Quais são as condições de funcionamento e os desafios para fazer uma boa gestão para seus cotistas?

Para responder a essas perguntas, montamos esse guia especial para que você entenda o passo a passo de como criar um fundo de investimento e, assim, avaliar se vale a pena ou não reunir esforços para essa empreitada.

Continue a leitura até o fim para entender melhor!

Como criar um fundo de investimento?

Antes de mostrarmos o passo a passo da criação de um fundo de investimentos, é muito importante falar um pouco sobre o que é esse produto financeiro e como ele funciona. Confira!

O que é um fundo de investimento?

Um fundo de investimento é um produto financeiro que reúne em seu portfólio uma variedade de ativos diferentes, seja de renda fixa, variável ou até de outros ativos especulativos menos comuns para o investidor iniciante.

Ele funciona, basicamente, como uma carteira de investimentos, mas que não é montada e gerida pelo próprio investidor. Aqui, essa tarefa é terceirizada por um analista de mercado profissional e devidamente formalizado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM)

Dessa forma,  você só tem o trabalho de aplicar seu dinheiro em quantas cotas do fundo  desejar, enquanto a tarefa de determinar os ativos que compõem o portfólio e a estratégia de atuação é do especialista contratado. 

Diante disso, os fundos de investimento notabilizam-se pela cobrança de algumas taxas de administração que variam de acordo com a complexidade do produto. 

Por exemplo, em fundos de renda fixa, a taxa varia de 0,3% a 1% ao ano. Já os de renda variável ou de multimercado, por sua vez, cobram de 1 a 3% ao ano.

Por fim, o fundo precisa ter um prospecto no qual estarão inseridos todos os detalhes contratuais, como:

  • tipos de ativos e proporção de cada um na composição do portfólio;
  • deveres e direitos dos cotistas;
  • objetivos e metas de rentabilidade;
  • e muito mais.

Por falar em prospecto e obrigações contratuais de um fundo de investimento, encontramos o momento perfeito para falar do passo a passo de sua criação.

>>> Quer saber qual fundo de investimento combina mais com você? Veja as dicas do canal Investimento às Claras:

Como montar um fundo de investimento? Passo a passo 

A montagem de um fundo de investimento de qualidade exige três fatores essenciais:

  • conhecimento do mercado financeiro;
  • capital inicial necessário para a empreitada;
  • e o cumprimento dos pré-requisitos dos órgãos e entidades reguladoras.

Em suma, é fundamental contar com  a expertise de um líder bastante experiente e conhecedor duas nuances do mercado de capitais para desenvolver a estrutura e os fundamentos do fundo e, por fim, gerir o capital dos seus cotistas para conseguir os lucros esperados a todos os envolvidos.

Para cumprir todos os passos burocráticos, por sua vez, é preciso obedecer ao seguinte passo a passo:

  1. O gestor responsável pelo fundo de investimento deve ser reconhecido pela CVM.
  2. Deve ser aberto um CNPJ relativo à empresa administradora dos recursos do fundo.
  3. O CVM deve autorizar a atuação da pessoa jurídica recém-aberta.
  4. A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiros e de Capitais (Anbima) deve reconhecer a empresa de acordo com o código de melhores práticas do mercado.
  5. Definição de uma entidade administradora e custodiante para abrigar o fundo.
  6. Por fim, entrar com um aporte inicial de investimento para cobrir operações e despesas. Em geral, os valores de capital inicial estão em torno de R$ 500 mil e R$ 5 milhões.

Vale abrir um parêntese para destacar que quanto maior for o patrimônio líquido do fundo, maiores serão as chances dele se manter rentável durante os anos e não pereça por falta de fôlego.

O bom andamento de um fundo de investimentos também depende da qualidade da gestão e resultados conquistados. Afinal, bons resultados de acordo com o previsto no prospecto dão segurança para os atuais cotistas continuarem ou fazerem novos aportes.

Além disso, boa performance atrai também novos investidores.

Vale a pena criar um fundo de investimento?

Agora que você aprendeu como montar um fundo de investimento, viu que o processo pode ser um pouco complexo, pois, além do farto capital inicial para iniciar as operações, é necessário seguir também uma série de passos burocráticos para registrá-lo.

Em geral, a execução de cada uma dessas etapas burocráticas e logísticas para desenvolver o fundo pode demorar de seis meses a dois anos.

Dessa forma, o fato é que se você conseguir cumprir todos esses requisitos, aprender como criar um fundo de investimento pode ser um negócio e tanto para quem deseja empreender no mercado financeiro.

E vale sempre lembrar: a cereja do bolo de um bom fundo de investimento é contar com um gestor capacitado e realmente conhecedor do mercado. Ele será o verdadeiro motor de de lucros e atração de novos cotistas para a base de investidores.

E aí, o que achou do conteúdo? A Escola de Investimentos da Xpeed tem orgulho de contribuir para o aprendizado tanto de veteranos quanto de novatos do mercado financeiro.

Por exemplo, se você tem interesse em conhecer um pouco mais sobre fundos de renda variável e como funciona o universo da bolsa de valores, clique no banner abaixo e conheça nosso curso sobre o tema:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img