Como declarar prejuízo no day trade sem crise? Passo a passo

Começou a operar na bolsa de valores ou está prestes a começar? Então, este artigo é para você. Hoje, falaremos sobre como declarar prejuízo no day trade, uma vez que essa modalidade operacional teve um crescimento de 100,6% em 2020, segundo o Valor Investe.

Nesse momento, talvez você esteja se perguntando: mas por que eu preciso saber como declarar prejuízo no day trade? Se você tiver uma visão de longo prazo, as eventuais perdas no curto prazo poderão ser compensadas nos períodos subsequentes, sabia?

E, seja qual for o resultado – lucro ou prejuízo – será necessário considerar o imposto de renda (IR). Embora a declaração seja feita anualmente, é preciso apurar o IR mês a mês, com a alíquota de 20% no day trade. Por isso, siga conosco para descobrir como fazer!

Banner com CTA para e-book Guia de boa práticas para Day Trade

O que é preciso saber antes de fazer a declaração?

Além de demonstrar como declarar prejuízo no day trade, sugerimos a leitura de dois posts relacionados:

  • IR da renda variável: considere as características dos diferentes ativos na hora de fazer a declaração;
  • DARF de renda variável: veja como preencher e pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Federais;

Daqui em diante, abordaremos as particularidades do day trade, sobretudo na realização do prejuízo. Portanto, explicaremos os conceitos dessa modalidade operacional, bem como a importância de declarar o IR mensalmente (e não anualmente nesse caso). Vamos lá?

O que é day trade?

Day trade é a modalidade operacional em que os ativos são comprados e vendidos no mesmo dia. Diante da rapidez dessas operações, é vital investir em conhecimento para fazer análises efetivas e prever as tendências do mercado, tomando decisões assertivas. 

Em geral, os day traders buscam lucrar com movimentos diários rápidos, curtos e sequenciais, certo? Em outras palavras, eles fazem muitas operações durante o pregão, que é o período de negociação da bolsa de valores. 

Para ter mais detalhes (e evitar perdas), recomendamos o e-book gratuito “Guia de boas práticas para day trade”. Com as dicas deste material, será mais fácil gerenciar os riscos típicos das operações de renda variável e, assim, aumentar o potencial de obter lucros. 

É possível abater o prejuízo do lucro no day trade?

Se houver ganho ou perda no day trade, a declaração de IR é obrigatória para todos os contribuintes. Por outro lado, a boa notícia é que o eventual prejuízo poderá ser abatido do lucro, reduzindo a base de cálculo do IR.

Aliás, veja a explicação do InfoMoney:

“Caso se pretenda compensar o resultado negativo (prejuízo) de períodos anteriores, esse prejuízo deve estar informado no Demonstrativo de Renda Variável (constante da Declaração de Ajuste Anual) onde ocorreu o prejuízo e nos períodos seguintes, até a sua completa compensação”.

Por que é preciso saber como declarar day trade no Imposto de Renda?

Para saber como declarar prejuízo no day trade, é importante conhecer a dinâmica de declaração. Seja nos momentos de lucro ou perda, essa declaração de IR é essencial para evitar problemas com a Receita Federal, incluindo multas, restrições no CPF e afins. 

Logo, antes do passo a passo de como declarar perdas no day trade, vale conferir um vídeo do InfoMoney. Nesse tutorial, você descobrirá como fazer essa declaração de IR, independentemente se houve perdas ou ganhos. Dê o play para conferir! 

Como declarar prejuízo no day trade? Passo a passo 

A seguir, temos um passo a passo para quem quer descobrir como declarar prejuízo no day trade:

1. Nota de corretagem

Solicite à sua corretora de valores a nota de corretagem, que contém as informações que devem ser declaradas. Tendo em mãos esse extrato das operações, basta seguir para o próximo passo.  

2. Movimentações mensais

Separe as operações mês a mês, conforme o tipo de investimento e as que são específicas do day trade, incluindo:

3. Preenchimento da declaração

No sistema da Receita Federal, basta seguir essas etapas:

  • acesse a aba “Renda Variável” e, depois, clique em “Operações Comuns/Day Trade”;
  • em “Prejuízo a compensar”, informe os valores que serão compensados com o lucro de outros meses;
  • na parte “Consolidação do Mês”, veja o cálculo da alíquota incidente em “Imposto a pagar”;
  • indique os valores pagos no DARF na área “Imposto pago”;
  • se for preciso compensar o imposto retido na fonte, vá em “IR Fonte no mês”;
  • informe os valores pertinentes no campo “IR Fonte Day-Trade no mês”;
  • se houver mais operações nessa classe, repita o procedimento para cada uma delas.

Lembrete: informe os valores da day trade na ficha “Imposto Pago/Retido”. Para tal, vá ao campo “3 – Imposto sobre a renda na fonte”. E, se for o caso, inclua a quantia relativa às vendas de ações que ficaram acima de R$ 20 mil.

Como lucrar com day trade? Bônus

Se você busca saber como declarar prejuízo no day trade, provavelmente algo deu errado na estratégia, certo? No fim das contas, é vital aprimorar a tomada de decisão nos investimentos para obter lucros, ao invés de realizar prejuízos.

Embora certas perdas façam parte desse processo, o objetivo de todo trader é lucrar, não é mesmo? Pensando nisso, temos a opção ideal para quem quer ir além de saber como declarar prejuízo no day trade.

No curso “Tudo que aprendi em 12 anos de day trade”, conte com a expertise de quem entende do assunto. Nessa formação, você aprenderá as estratégias, as técnicas e os gerenciamentos de riscos adotados pelo Analista de Investimentos da Rico, André Moraes.

Banner com CTA para Trial do Multi+

E o melhor: ao se inscrever neste curso, você ainda ganha de bônus:

  • coaching calls para esclarecer dúvidas em sessões mensais online e ao vivo com André Moraes;
  • curso adicional “Aprenda a investir na bolsa de valores”, principalmente para iniciantes;
  • curso “Análise técnica de ações” para traçar estratégias de investimentos mais avançadas;
  • receitas do bolo, com fluxogramas para agir conforme o comportamento do mercado;
  • lista exclusiva com os melhores ativos da bolsa para a modalidade operacional de day trade.

Enfim, aproveite a oportunidade para adquirir conhecimentos que contribuam para obter  resultados consistentes. Vamos juntos nessa?

Continue Aprendendo

spot_img