Como escolher uma boa corretora de investimentos? Passo a passo detalhado!

Começar a investir pode parecer à primeira vista uma ação difícil e inacessível. No entanto, não precisa ser assim! Saber como escolher uma corretora de investimentos é o primeiro passo para aplicar seu dinheiro de maneira simples e inteligente.

Uma corretora de investimentos, ou de valores, vai atuar diretamente entre você, investidor, e o mercado financeiro. Essa ligação pode ser facilitada com o apoio especializado de um corretor, ou não.

Como assim?

Cada corretora tem os seus produtos e serviços a serem oferecidos. Cabe ao investidor decidir qual irá atender melhor a sua necessidade.

Para saber  como escolher uma corretora de investimentos, você vai precisar analisar quais são seus principais interesses. As opções de aplicação de capital estão atreladas a duas grandes categorias.

  • Investimentos de renda fixa;
  • Investimentos de renda variável.

A diferença entre os dois está no próprio nome. Basicamente com os investimentos em renda fixa você sabe exatamente a porcentagem de retorno que sua aplicação terá. Já com a renda variável, esse percentual não é certo, então seu dinheiro pode ter um retorno menor ou maior do que a taxa fixa.

Decidir sobre qual das duas opções irá investir seu dinheiro é só uma das etapas da aplicação. Para te ajudar na missão de escolher a melhor corretora de investimentos, seja para iniciantes ou não, preparamos as dicas perfeitas para definir onde criar sua conta.

Continue por aqui para não perder nada!

Qual corretora de investimentos escolher? Dicas para não errar

Antes de qualquer coisa, para conseguir entender como escolher uma corretora de investimentos você precisa se fazer a seguinte pergunta: que tipo de investidor eu sou?

Dentro do mercado financeiro existem três tipos de investidores. São eles:

  • conservador: perfil de investidor que prefere aplicar nos retornos certos, sem variação;
  • moderado: prefere  investimentos de renda fixa, porém não descarta a aplicação de capital na renda variável;
  • agressivo:  gosta de investir  na renda variável, buscando os ganhos de longo prazo.

Entender em qual deles você se enquadra vai te ajudar bastante na escolha da corretora de investimentos. Afinal, com tantos serviços oferecidos, não é difícil se desviar do que irá ser realmente mais rentável para a sua situação.

Agora que você já sabe alguns dos pontos base antes de decidir qual corretora de investimentos escolher, vamos direto ao ponto. Como escolher uma corretora de investimentos? O que não pode passar despercebido?

1- Autorização de funcionamento

O primeiro passo para criar sua conta em uma corretora é descobrir se ela é confiável. Afinal, seu dinheiro merece estar em um local seguro e que esteja correto com todas as fiscalizações.

O mercado de investimentos é regulado por três órgãos:

  • Comissão de Valores Mobiliários (CVM);
  • Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima);
  • Banco Central do Brasil.

Uma corretora de valores deve estar regularizada para funcionar corretamente. Para conferir se a empresa que deseja investir seu capital pode atuar no mercado, os órgãos disponibilizam um sistema de pesquisa em seus sites.

Na CVM, a ferramenta de busca indica a situação de todas as empresas cadastradas no órgão. No site da Anbima é possível verificar todas as instituições que seguem as boas práticas do mercado financeiro. A lista de associados da Anbima mostra também o perfil das empresas, o que pode ajudar na sua escolha.

Já na lista do Banco Central do Brasil, é essencial que a instituição esteja presente. Afinal, nela estão incluídas todas as corretoras que são autorizadas a funcionar, que estão regularizadas e são supervisionadas pelo BC.

Não tem como escolher uma corretora de investimentos sem verificar a autorização de funcionamento dela no Banco Central. Atenção a esse detalhe para a segurança do seu dinheiro!

2- Serviços oferecidos

Sabendo quais corretoras estão certinhas no quesito da regulação, chegou a hora de comparar os serviços que cada uma oferece. Lembrando, claro, que o que pode ser melhor para o vizinho não necessariamente é para você.

Nessa etapa de como escolher uma corretora de investimentos, é preciso estar bem ciente sobre qual tipo de investidor você é, ou quer ser. Seu desejo é aplicar o capital em serviços de renda fixa com um retorno de curto e médio prazo? Ou seu objetivo é o retorno de longo prazo? Escolha sua corretora baseado nisso!

Entre os produtos a ser adquiridos os mais conhecidos são:

  • títulos públicos;
  • CDBs;
  • cotas de fundos de investimentos;
  • e ações.

Dentre esses serviços, os fundos de investimentos vem ganhando um certo destaque entre os novos investidores. Entenda mais sobre esse produto no vídeo abaixo. Aperte o play!

3- Usabilidade da plataforma

A última dica, mas não menos importante, está diretamente ligada à  facilidade de uso da plataforma da corretora. Você pode começar a avaliar esse quesito assim que entrar no site da empresa para abrir a conta.

Faça sua escolha baseada no nível de dificuldade que teve ao conseguir acessar serviços e informações. Nesse início, prefira plataformas intuitivas e que facilitem a sua entrada no mundo dos investimentos.

Quais são as melhores corretoras para investir o seu dinheiro?

Até aqui você já entendeu quais são os tipos de investimentos, qual investidor você é e os principais passos de como escolher uma corretora de investimentos. Para te ajudar ainda mais, preparamos uma pequena lista com as melhores corretoras para investir no Brasil.

Rico

A Rico foi criada em 2011 com o objetivo de simplificar e ampliar o acesso ao mercado financeiro. Por esse motivo, ela é considerada uma das melhores corretoras de investimentos para iniciantes.

A instituição oferece mais de 15 serviços financeiros para os diferentes tipos de investidores e de investimentos. Entre eles estão:

  • tesouro direto;
  • CDB;
  • fundos de investimento;
  • fundos imobiliários;
  • ações;
  • ofertas públicas;
  • CRI e CRA.

Para simplificar  a vida do novo investidor, a Rico aposta em uma interface intuitiva nas suas plataformas. Além de ter o aplicativo disponível no Google Play e App Store, onde você pode controlar seus investimentos na palma da mão.

XP Investimentos

A XP Investimentos está entre uma das corretoras mais conhecidas do país. Com uma lista longa de produtos e serviços, a instituição é uma das queridinhas dos investidores de alta renda.

Fundada em 2001, a empresa tem mais de três milhões de clientes ativos e oferece outros serviços para além dos conhecidos de corretoras. Clientes XP podem contratar os serviços de previdência privada, seguro de vida e também cartão de crédito sem anuidade.

Além disso,  disponibiliza o WhatsApp para tirar dúvidas e prestar informações de maneira mais rápida e sem burocracias.

Clear

A Clear é uma corretora de investimentos para o investidor mais experiente ou trader. Isso porque quase todos os seus serviços são de renda variável e com foco no Day trade.

Para investimento de renda fixa, a Clear oferece apenas o Tesouro Direto. Entre os de renda variável a lista conta com os seguintes produtos:

  • ações;
  • ETFs;
  • mini contratos;
  • contratos cheios;
  • estratégia de opções;
  • fundos imobiliários;
  • operações a termo.

Além disso, a empresa oferece mais de dez plataformas para operar seus investimentos. Entre elas está o aplicativo da Clear.

Saber como escolher uma corretora de investimentos é muito importante para o sucesso dos seus investimentos. Porém, há outro ponto fundamental para realizar bons aportes: o conhecimento.

Com os cursos da Xpeed School, isso é possível! Clique neste banner aqui embaixo e comece agora mesmo sua trajetória como investidor!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

 

Continue Aprendendo

spot_img