Entenda como fazer previdência privada e os principais benefícios de investir nesse produto

Se você é daqueles que buscam o recebimento de uma renda complementar extra por meio de aplicações a longo prazo, com certeza deve ter interesse em saber melhor como fazer previdência privada e o funcionamento desse fundo de investimento.

No Brasil, até 2020, 90% da população adulta não juntava dinheiro para se aposentar com mais tranquilidade no fim da vida, segundo Relatório Global do Sistema Previdenciário

Diante disso, as mudanças legislativas provocadas pela reforma da previdência social dificultaram ainda mais o acesso à aposentadoria por meio do INSS e devem mudar esse panorama.  

Afinal, esse fator vem levando cada vez mais trabalhadores e empreendedores a buscarem alternativas para conquistar mais autonomia financeira e para poder curtir os frutos de anos de trabalho com o recebimento de uma renda passiva.

Nesse sentido, títulos de Tesouro Direto, fundos imobiliários e ações são opções que ganham popularidade. 

Entretanto, para aqueles que procuram uma alternativa mais a longo prazo e que oferece benefícios semelhantes à aposentadoria do INSS, aprender como fazer previdência privada pode ser um grande atrativo.

Leia nosso conteúdo até o fim para entender melhor como funciona essa solução!

Como fazer previdência privada?

O primeiro passo para aprender como fazer previdência privada é entender como essa modalidade funciona. 

Em suma, ela tem características muito semelhantes às dos fundos de investimento. Dentre elas, podemos enumerar a necessidade do pagamento de uma taxa de administração, gestão feita por especialistas e uma carteira de ativos diversificada.

Dessa forma, a previdência privada funciona como um fundo de seguridade — inclusive, possui regulação da Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) — comercializada pelo departamento de Seguros de bancos ou corretoras.

Assim, ao adquirir essa opção de investimento, o cliente definirá o período da sua vida em que fará aportes mensais no fundo de previdência. De acordo com os valores e o tempo contratado, é feito o resgate do valor investido mais os rendimentos.

Esse saque é realizado de três formas distintas:

  • pelo resgate do valor integral de uma só vez;
  • pelo recebimento de parcelas mensais por um tempo determinado;
  • ou por parcelas vitalícias.

Diferentemente do INSS, que só permite o saque quando o contribuinte atingir os requisitos mínimos para receber o benefício, a previdência privada possui a flexibilidade de permitir o resgate a qualquer momento. Porém, assim como acontece com alguns títulos de renda fixa, tirar antes expõe o investidor a possíveis perdas.

Em resumo, a previdência privada é uma alternativa segura e bastante eficaz para quem procura meios alternativos de construir uma aposentadoria. 

Tendo isso em vista, quanto mais cedo o investidor se organizar e fazer os aportes mensais, mais rapidamente ele poderá usufruir de uma renda passiva que lhe garanta tranquilidade ao se aposentar.

Quais são os tipos de previdência privada? Conheça os planos PBGL e VGBL

Aprendeu como fazer previdência privada e chegou o momento de escolher aquela que combina mais com você? Vamos falar agora das duas opções disponíveis: o PBGL e o VGBL.

Programa Gerador de Benefício Livre (PBGL)

Essa modalidade de previdência privada é aconselhada para quem declara o formulário completo de Imposto de Renda. Isso é, se você possui dependentes, planos de saúde e imóveis em sua declaração, essa é a opção mais indicada.

Isso acontece por causa dos benefícios de desoneração fiscal que esse tipo de contribuinte tem. Ao escolher a PBGL, poderá ser abatido da base de cálculo do IR até 12% do total da renda bruta tributável. O imposto incide, por sua vez, no montante total resgatado pelo cliente do fundo de previdência.

Vale salientar que essa desoneração só existe para quem contribui regularmente para o INSS.

Vida de Gerador de Benefício Livre (VGBL)

Já se você não declara Imposto de Renda ou faz uma declaração simplificada, a VGBL é a melhor solução disponível. Nesse caso, opta-se pelo desconto padrão de 20% e abre mão de outras desonerações fiscais.

Sua principal vantagem em comparação ao PGBL é que, no momento do resgate, o IR incide apenas sobre os rendimentos, não no montante total.

Quais os benefícios da previdência privada?

Agora que você aprendeu como funciona um plano de previdência privada, vamos falar dos principais atrativos desse fundo de seguridade.

Assim como os investimentos em renda fixa, os aportes na previdência privada são ótimas opções para quem busca mais segurança, baixa volatilidade e retornos a longo prazo.

Dentre os principais benefícios, podemos enumerar os seguintes:

  • flexibilidade para fazer portabilidade e resgate;
  • liquidez;
  • isenção de imposto sobre herança;
  • segurança.

Por fim, um fator determinante a se levar em consideração são as taxas. Geralmente quando você adquire uma previdência privada por meio de bancos comerciais, seus rendimentos podem ser corroídos pelas taxas de administração e outros encargos.

Por isso, avalie bem qual produto você está comprando para não ter surpresas desagradáveis. 

Além do mais, bancos oferecem pouca diversidade de fundos de previdência e costumam colocar seus interesses na frente dos do cliente. Nesse caso, vale mais escolher corretoras como a Rico que oferecem uma maior variedade de produtos para todo tipo de perfil de investidor, além de ofertar opções de diferentes instituições financeiras.

Vale a pena incluir a previdência privada no portfólio de investimentos?

Assinalado como fazer previdência privada e os principais benefícios desse fundo de seguridade, vale a pena incluí-la no seu portfólio de investimentos?

Sim, mas é preciso atentar-se a como ele se encaixa na sua estratégia de investimento. Por exemplo, como a previdência privada é análoga ao investimento de renda fixa, porém geralmente atrelada ao objetivo da aposentadoria, é fundamental que você tenha uma boa reserva de emergência disponível para suprir necessidades imprevisíveis.

Afinal, um fundo de previdência só entrega tudo que promete quando ele fica intocado até o cumprimento da sua meta previamente estipulada. Ao fazer saques contínuos para conter despesas emergenciais, sua aposentadoria terá impactos financeiros bem negativos.

Quer saber como fazer sua reserva de emergência? Confira abaixo o vídeo exclusivo do canal Investimento às Claras. Aperte o play agora mesmo!

Quer diversificar sua estratégia de investimentos? A Escola de Investimentos da Xpeed pode te ajudar a entender a dinâmica do mercado financeiro e te ensinar o caminho para escolher os melhores produtos de acordo com seu perfil. 

>> Fuja da poupança e desbrave os melhores investimentos do mercado financeiro com esse combo de cursos que a Xpeed School preparou para você:

Campanha de um combo de cursos online sobre "Como fugir da poupança" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img