Alexa é uma assistente virtual da Amazon, assim como a Siri ou a Cortana, respectivamente, assistentes virtuais da Apple e da Microsoft. E ela vem ganhando o coração dos amantes da tecnologia e despertando a curiosidade de outros sobre como funciona a Alexa?
Se você já ouviu alguém dando os seguintes comandos: “Alexa, tocar a música X” ou “Alexa, quais as principais notícias da manhã?” para uma Echo, dispositivo que têm incorporado a assistente de voz da Amazon, e ficou curioso para saber como é possível aquela pequena caixa de som entender o que está sendo dito e dar uma resposta para o que foi pedido, este artigo é para você!
O que é a Alexa e para que serve?
Alexa é uma assistente pessoal virtual desenvolvida pela Amazon com o objetivo de auxiliar na execução de algumas tarefas cotidianas. Por exemplo, adicionar lembretes, conferir o clima, informar as principais notícias do dia, interagir com os dispositivos inteligentes da casa, entre outras coisas.
Como funciona a Alexa?
A Alexa funciona por meio do comando de voz. Primeiramente, é preciso falar a palavra de ativação padrão “Alexa”, “Amazon” ou “Echo” para ativar a assistente virtual.
Logo em seguida, ao reconhecer a palavra e o comando dado por quem está falando, a Alexa processa a solicitação. Ao final do processamento, uma resposta é enviada ao usuário e a tarefa executada conforme foi solicitado.
O que é necessário para a Alexa funcionar?
Bem, você já sabe que a Alexa funciona através do comando de voz, certo? Mas para poder utilizá-la é preciso um dispositivo que hospede a Alexa. Nesse caso, pode ser uma Echo ou um smartphone que tenha o aplicativo instalado.
Além de um dispositivo, para que a maioria das funções da Alexa funcionem é preciso estar conectado via wi-fi ou bluetooth. Portanto, além do dispositivo conectado à Alexa, é indispensável também ter uma das duas conexões.
O acesso à internet é importante para que ela consiga acessar a sua agenda, fazer pesquisas e executar alguns comandos, como “tocar música”. Enquanto a conexão bluetooth é importante para que ela possa se conectar e estar integrada em todos os dispositivos.
Como a assistente virtual da Amazon fica mais inteligente?
O papel da Alexa é facilitar a vida do usuário. Logo, a Amazon investe em aprimoramentos constantes para que cada vez mais a assistente virtual responda adequadamente às solicitações.
Com base nas solicitações feitas pelos usuários, os sistemas de reconhecimento de voz da Alexa vão sendo aprimorados para identificar padrões, reconhecer dialetos e gírias dos usuários. Dessa forma é possível identificar as solicitações com mais precisão e oferecer respostas mais rápidas.
Para que isso aconteça, a Amazon utiliza diversas tecnologias de ponta. Abaixo falamos quais são essas tecnologias e para quê elas servem:
Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da Ciência da Computação que desenvolve aparelhos eletrônicos e máquinas capazes de pensar e desenvolver soluções como nós, seres humanos. O seu objetivo é otimizar processos e garantir mais agilidade na solução de um problema.
Machine Learning
O Aprendizado de Máquina é uma categoria da IA que, graças aos algoritmos de Machine Learning e as suas características diversas, é capaz de armazenar dados e programar respostas para diversas questões.
Processamento de linguagem natural
O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é uma tecnologia capaz de criar máquinas que entendem e interpretam a linguagem humana por meio da análise lexical e morfológica, análise sintática, análise semântica, integração discursiva e análise pragmática.
Quais as funções da Alexa?
A Alexa é um sistema pensado para facilitar a rotina do usuário. Logo, ela pode otimizar diversas atividades do dia a dia. Confira alguns exemplos de uso da Alexa:
- Dar informações sobre o clima ou sobre o trânsito na região;
- Escolher músicas ou indicar filmes com base nas escolhas anteriores do usuário;
- Ler as principais notícias do dia;
- Organizar agenda, marcando compromissos e relembrando os que já estão marcados;
- Pedir refeições ou carros por aplicativos;
- Programar alarmes.
Como funciona o modo vigia da Alexa?
O Alexa Guard é um recurso de segurança residencial disponível nos dispositivos Echo. Basicamente, é uma funcionalidade que detecta ameaças e comportamentos incomuns, e emite alertas para os dispositivos conectados a Echo.
Por exemplo, o modo vigia da Alexa é capaz de identificar barulhos de vidros quebrando, som de passos ou de alarmes de detectores de fumaça.
Vantagens e desvantagens de usar a Alexa
Agora que você já sabe o que é e como funcionaAlexa, vamos te apresentar as vantagens e as desvantagens dessa assistente de voz.
Na lista das vantagens podemos citar a automatização de alguns processos, como ligação e organização de agenda, e a capacidade de se conectar a tantos dispositivos, como smartphones e smartTVs.
Já entre as desvantagens podemos citar a facilidade com que algumas informações podem ser acessadas apenas com alguns comandos de voz.
Alexa e sua privacidade
A Alexa é desenvolvida com base numa arquitetura de segurança que preza pelo controle, transparência e proteção das informações dos usuários. Por isso, o próprio usuário pode:
- Controlar a ativação da Alexa;
- Acessar o histórico de comando de voz do dispositivo;
- Desconectar microfones;
- Desligar câmeras dos dispositivos com esse recursos.
Vale a pena investir em uma Alexa
Se você tem dúvidas se deve ou não investir em uma Alexa, a resposta é sim, vale a pena. Como falamos ao longo deste artigo, uma Alexa pode ser muito útil para ajudar você a otimizar a sua rotina em diversos aspectos.
O futuro da IoT
Vivemos em um momento de grandes transformações digitais e uma das maiores tendências do momento são as assistentes por voz. Segundo os dados levantados pela Ilumeo Data Science Company, o número de pessoas que faz uso diário de alguma assistente de voz aumentou de 18% em 2020 para 25% em 2022.
A Internet das Coisas (IoT), vertente da IA responsável pela conexão e a troca de dados entre dispositivos, é capaz de transformar casas e carros em objetos inteligentes. Os objetos inteligentes, por sua vez, conseguem automatizar uma série de processos antes executados por humanos.
Juntamente com a IoT, a Alexa tende a automatizar ainda mais essas atividades. Por exemplo, em uma casa inteligente você pode dar o comando “Alexa, desligar ambiente” e todos os dispositivos conectados a ela serão desativados, entre outras coisas.
Ambientes e objetos inteligentes são o futuro da tecnologia. Por isso, se você quer aproveitar essa tendência de crescimento da IA para entrar no mercado de trabalho, você precisa conhecer o bootcamp online de Engenheiro(a) de Machine Learning da XP Educação. Em apenas 10 semanas você será capaz de aplicar frameworks e desenvolver soluções inteligentes.