Como funciona a Alexa? Tudo sobre a assistente de voz da Amazon

A Alexa utiliza tecnologias como Inteligência Artificial, Machine Learning e PLN.

Alexa é uma assistente virtual da Amazon, assim como a Siri ou a Cortana, respectivamente, assistentes virtuais da Apple e da Microsoft. E ela vem ganhando o coração dos amantes da tecnologia e despertando a curiosidade de outros sobre como funciona a Alexa?  

Se você já ouviu alguém dando os seguintes comandos: “Alexa, tocar a música X” ou “Alexa, quais as principais notícias da manhã?” para uma Echo, dispositivo que têm incorporado a assistente de voz da Amazon, e ficou curioso para saber como é possível aquela pequena caixa de som entender o que está sendo dito e dar uma resposta para o que foi pedido, este artigo é para você!   

O que é a Alexa e para que serve?

Alexa é uma assistente pessoal virtual desenvolvida pela Amazon com o objetivo de auxiliar na execução de algumas tarefas cotidianas. Por exemplo, adicionar lembretes, conferir o clima, informar as principais notícias do dia, interagir com os dispositivos inteligentes da casa, entre outras coisas. 

Como funciona a Alexa?

A Alexa funciona por meio do comando de voz. Primeiramente, é preciso falar a palavra de ativação padrão “Alexa”, “Amazon” ou “Echo” para ativar a assistente virtual.

Logo em seguida, ao reconhecer a palavra e o comando dado por quem está falando, a Alexa processa a solicitação. Ao final do processamento, uma resposta é enviada ao usuário e a tarefa executada conforme foi solicitado.  

O que é necessário para a Alexa funcionar? 

Bem, você já sabe que a Alexa funciona através do comando de voz, certo? Mas para poder utilizá-la é preciso um dispositivo que hospede a Alexa. Nesse caso, pode ser uma Echo ou um smartphone que tenha o aplicativo instalado. 

Além de um dispositivo, para que a maioria das funções da Alexa funcionem é preciso estar conectado via wi-fi ou bluetooth. Portanto, além do dispositivo conectado à Alexa, é indispensável também ter uma das duas conexões. 

O acesso à internet é importante para que ela consiga acessar a sua agenda, fazer pesquisas e executar alguns comandos, como “tocar música”. Enquanto a conexão bluetooth é importante para que ela possa se conectar e estar integrada em todos os dispositivos. 

Como a assistente virtual da Amazon fica mais inteligente?

O papel da Alexa é facilitar a vida do usuário. Logo, a Amazon investe em aprimoramentos constantes para que cada vez mais a assistente virtual responda adequadamente às solicitações. 

Com base nas solicitações feitas pelos usuários, os sistemas de reconhecimento de voz da Alexa vão sendo aprimorados para identificar padrões, reconhecer dialetos e gírias dos usuários. Dessa forma é possível identificar as solicitações com mais precisão e oferecer respostas mais rápidas.    

Mulher conecta o celular na Alexa
A Alexa vem sendo aprimorada constantemente com a utilização de tecnologia de ponta.

Para que isso aconteça, a Amazon utiliza diversas tecnologias de ponta. Abaixo falamos quais são essas tecnologias e para quê elas servem: 

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) é um ramo da Ciência da Computação que desenvolve aparelhos eletrônicos e máquinas capazes de pensar e desenvolver soluções como nós, seres humanos. O seu objetivo é otimizar processos e garantir mais agilidade na solução de um problema.  

Machine Learning

O Aprendizado de Máquina é uma categoria da IA que, graças aos algoritmos de Machine Learning e as suas características diversas, é capaz de armazenar dados e programar respostas para diversas questões.    

Processamento de linguagem natural

O Processamento de Linguagem Natural (PLN) é uma tecnologia capaz de criar máquinas que entendem e interpretam a linguagem humana por meio da análise lexical e morfológica, análise sintática, análise semântica, integração discursiva e análise pragmática. 

Quais as funções da Alexa?

A Alexa é um sistema pensado para facilitar a rotina do usuário. Logo, ela pode otimizar diversas atividades do dia a dia. Confira alguns exemplos de uso da Alexa:

  • Dar informações sobre o clima ou sobre o trânsito na região;
  • Escolher músicas ou indicar filmes com base nas escolhas anteriores do usuário;
  • Ler as principais notícias do dia;
  • Organizar agenda, marcando compromissos e relembrando os que já estão marcados;
  • Pedir refeições ou carros por aplicativos;
  • Programar alarmes. 

Como funciona o modo vigia da Alexa?

O Alexa Guard é um recurso de segurança residencial disponível nos dispositivos Echo. Basicamente, é uma funcionalidade que detecta ameaças e comportamentos incomuns, e emite alertas para os dispositivos conectados a Echo.

Por exemplo, o modo vigia da Alexa é capaz de identificar barulhos de vidros quebrando, som de passos ou de alarmes de detectores de fumaça.   

Vantagens e desvantagens de usar a Alexa

Agora que você já sabe o que é e como funcionaAlexa, vamos te apresentar as vantagens e as desvantagens dessa assistente de voz.

Na lista das vantagens podemos citar a automatização de alguns processos, como ligação e organização de agenda, e a capacidade de se conectar a tantos dispositivos, como smartphones e smartTVs. 

Já entre as desvantagens podemos citar a facilidade com que algumas informações podem ser acessadas apenas com alguns comandos de voz.    

Alexa e sua privacidade

A Alexa é desenvolvida com base numa arquitetura de segurança que preza pelo controle, transparência e proteção das informações dos usuários. Por isso, o próprio usuário pode:

  • Controlar a ativação da Alexa;
  • Acessar o histórico de comando de voz do dispositivo;
  • Desconectar microfones;
  • Desligar câmeras dos dispositivos com esse recursos.

Vale a pena investir em uma Alexa  

Se você tem dúvidas se deve ou não investir em uma Alexa, a resposta é sim, vale a pena. Como falamos ao longo deste artigo, uma Alexa pode ser muito útil para ajudar você a otimizar a sua rotina em diversos aspectos.    

O futuro da IoT 

Vivemos em um momento de grandes transformações digitais e uma das maiores tendências do momento são as assistentes por voz. Segundo os dados levantados pela Ilumeo Data Science Company, o número de pessoas que faz uso diário de alguma assistente de voz aumentou de 18% em 2020 para 25% em 2022.  

A Internet das Coisas (IoT), vertente da IA responsável pela conexão e a troca de dados entre dispositivos, é capaz de transformar casas e carros em objetos inteligentes. Os objetos inteligentes, por sua vez, conseguem automatizar uma série de processos antes executados por humanos.

Juntamente com a IoT, a Alexa tende a automatizar ainda mais essas atividades. Por exemplo, em uma casa inteligente você pode dar o comando “Alexa, desligar ambiente” e todos os dispositivos conectados a ela serão desativados, entre outras coisas.

Ambientes e objetos inteligentes são o futuro da tecnologia. Por isso, se você quer aproveitar essa tendência de crescimento da IA para entrar no mercado de trabalho, você precisa conhecer o bootcamp online de Engenheiro(a) de Machine Learning da XP Educação. Em apenas 10 semanas você será capaz de aplicar frameworks e desenvolver soluções inteligentes. 

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img