Como ganhar dinheiro com trade? Conheça as principais estratégias

O trader ganha dinheiro com a volatilidade dos preços dos ativos. Mas como ganhar um bom dinheiro com trade? Será que é possível!

Conforme anunciado pela B3, o número de pessoas na Bolsa brasileira cresceu 15% no segundo trimestre de 2022 em relação ao mesmo período do ano passado, chegando a 3,2 milhões de CPFs registrados.

Isso mostra que o número de novos investidores cresce a cada dia. Mas, afinal, como ganhar dinheiro com trade na bolsa?

Neste conteúdo, você verá o que é trade, como funciona e as diferentes modalidades de operar neste mercado. Além disso, poderá conferir dicas valiosas de como ganhar dinheiro como trader. Quer aprender? Então, continue a leitura!

O que é trading?

Trade ou trading é o nome dado para a transferência de bens ou serviços de uma pessoa a outra. Na bolsa de valores, representa a compra e venda de ativos e derivativos financeiros.

Contudo, diferente do que algumas pessoas imaginam, trading não é o mesmo que investir. O investidor, normalmente, atua com foco no médio ou no longo prazo.

Já o trader atua no curto prazo, ou seja, aproveita uma oscilação pontual do preço, arcando com um risco maior para alcançar uma maior rentabilidade. Às vezes, as operações duram cerca de minutos, mas podem se estender até dois a três dias.

Por meio de ferramentas específicas, como o Metatrader, ele negocia, em tempo real, ativos diversos, por exemplo: 

  • ações;
  • derivativos;
  • moedas estrangeiras;
  • criptomoedas, etc. 

O seu objetivo é, exatamente, conquistar pequenos lucros em transações de duração reduzida

Mas será que realmente é possível ganhar dinheiro com trade? Confira a seguir.

< Leia mais: O que é trading e quem é o trader? Conceito e vantagens da profissão />

Como ganhar dinheiro com trade?

A resposta mais simples para esta pergunta é: um trader ganha dinheiro ao realizar uma venda a um preço superior ao que pagou. Ou seja, lucra com a valorização do ativo no intervalo entre as operações de compra e venda do mesmo.

No entanto, é importante ficar claro que há várias estratégias para atuar neste mercado. Em geral, todas envolvem especulação, considerando o potencial que um ativo tem de se valorizar ao longo do tempo

Porém, o que difere uma da outra é basicamente o tempo médio de intervalo entre cada operação. Ficou confuso?

Para esclarecer todas as suas dúvidas, veja mais sobre as principais estratégias utilizadas pelos maiores players do mercado para ganhar dinheiro no trade.

5 principais tipos de trade

Não tem como ganhar dinheiro fazendo trade sem conhecer quais são e como funcionam os principais tipos de trading. Confira as diferenças entre eles.

1. Scalping trade

O scalping trade é caracterizado pela compra e venda de um ativo em um intervalo de segundos ou minutos.

Avaliadas como operações de curtíssimo prazo, o investidor que a escolher como estratégia pretende lucrar com a quantidade. Além disso, é preciso estar muito mais atento às oscilações do mercado.

O motivo é que por serem operações muito curtas o scalper trader se aproveita da volatilidade do mercado para ter pequenos lucros. Essa análise é feita observando o book de ofertas de ações ou de contratos futuros.

Além disso, no scapling é comum que os scalpers utilizem a alavancagem para aumentar seus ganhos. Mas, é preciso muito estudo e análise para usar essa estratégia, pois os riscos aumentam proporcionalmente com o volume que se pode lucrar.

< Leia também: Alavancagem: como funciona na Bolsa de Valores do Brasil? />

2. Day trade

No day trade, as operações de compra e venda são realizadas em minutos ou horas, porém, sempre dentro de um mesmo pregão. Assim como o scalping trade, é indicado para investidores mais experientes e com alta tolerância a riscos.

Para aprender mais sobre o assunto, confira o ebook gratuito: Boas Práticas para Day Trade. Veja neste guia métodos indispensáveis para quem quer começar com bons resultados. Baixe agora mesmo!

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia de Boas Práticas para Day Trade" da Xpeed School.

3. Swing trade

No swing trade, os intervalos entre as negociações são maiores, podendo se estender por dias ou até mesmo semanas, até que o ativo atinja um bom ponto de venda.

Para ganhar dinheiro com esse tipo de trade, é importante se manter antenado aos movimentos do mercado e aos principais indicadores de tendência.

Quer entender melhor como esses indicadores podem interferir nos resultados dos seus trades e demais investimentos? Então, confira o vídeo abaixo:

4. Position trade

Já o position trade é considerado uma estratégia de longo prazo. O trader pode manter sua posição durante meses ou até anos, aguardando uma boa oportunidade e vendendo os papéis em um momento oportuno de valorização. 

< Leia mais: O que é position trade? Entenda como funciona a operação / >

5. Buy and hold trade

A buy and hold, em tradução livre, significa comprar e manter. Essa é a estratégia que mais se diferencia das demais, já que o foco não é preço da ação, mas sim as expectativas de estabilidade e valorização no futuro. Ou seja, o desafio é encontrar empresas promissoras para manter-se como acionista durante um longo período. 

Com isso, em vez de obter ganhos com as oscilações, os resultados da carteira do buy and hold são atrelados aos dividendos distribuídos pelas empresas emissoras dos papéis.

Se as instituições crescem, os lucros aumentam, os negócios se valorizam e, consequentemente, os acionistas participam dos ganhos. Entretanto, manter as ações não é sinônimo de nunca vendê-las. 

Em geral, neste método, os investidores consideram a venda das ações em duas situações:

  • quando ela atinge a valorização desejada (ou na conclusão do plano de longo prazo);
  • e quando a companhia perde qualidade.

Sendo assim, para obter bons lucros nessa modalidade, é necessário fazer uma análise fundamentalista da organização, em busca de solidez e bons rendimentos.

Como ganhar dinheiro fazendo trade? 6 dicas

Você já sabe o que é trade, como funciona e conhece as principais estratégias do mercado. Agora, chegou a hora de conferir algumas dicas essenciais para entender como ganhar dinheiro no trade. Confira:

1. Mantenha-se atualizado

O mercado financeiro está em constante mudança, isso significa que uma única notícia pode impactar diretamente os resultados. Portanto, mantenha-se antenado aos últimos acontecimentos e em como o mercado reage a eles.

2. Tenha uma estratégia bem definida

Como dito, ganhar dinheiro com trade não é simplesmente comprar e vender determinado ativo. É preciso saber a hora certa de entrar e sair para garantir o seu lucro. 

Ou seja, é vital ter uma estratégia bem definida e, para isso, é necessário pesquisar, estudar e praticar, sempre buscando aperfeiçoar sua técnica.

3. Seja coerente com o seu perfil de investidor

Como você pôde perceber, há modalidades de trade para os mais variados perfis de investidores. Tendo isso em vista, sempre respeite seu perfil, optando por estratégias coerentes com o nível de risco que você está disposto a correr.

4. Reavalie seu desempenho regularmente

Assim como qualquer outra competência, sempre é possível melhorar suas habilidades de trader.

Para isso, nada melhor do que observar os desempenhos anteriores e avaliar o que poderia mudar para melhorar seus resultados, identificando pontos fracos e potencializando acertos.

5. Tenha inteligência emocional

Algo que muitos acabam deixando de lado, mas que possui um impacto certeiro em qualquer tipo de investimento, mas principalmente no trade, é que o emocional pode ser um fator decisivo para o sucesso.

Como seres humanos, não gostamos de perder, principalmente quando o assunto é dinheiro. Mas, quando um trader começa a operar, é comum experimentar dois sentimentos que podem ser perigosos: a ganância e o medo. 

O perigo para o desempenho como trader está, realmente, quando você deixa que eles tomem as decisões. Afinal, não basta ter um bom plano técnico, estudar ou manter-se sempre atualizado. O trader precisa saber gerenciar suas emoções. 

Tudo deve estar em equilíbrio para ser consistente e conquistar bons resultados!

6. Estude!

Para lucrar com trade, você não precisa inventar a roda, uma vez que há uma infinidade de conteúdos disponíveis para que você possa aprender.

Por isso, estude o mercado, leia livros de trading, faça cursos, acompanhe outros traders nas redes sociais. Enfim, tudo o que puder te ajudar a aprofundar os conhecimentos e aprimorar sua estratégia de trade para ganhar cada vez mais dinheiro nas operações.

Como começar a ganhar dinheiro com trade?

Como você percebeu, há várias formas de operar no mercado de ações e compreender como ganhar dinheiro com trade.

Mas, vale destacar que todas envolvem riscos em diferentes graus. Ou seja, não se trata apenas de comprar e vender. 

É essencial estudar o mercado e aprender a analisar gráficos de forma sistemática e estratégica, sendo sempre condizente com a abordagem que optou por utilizar.

O primeiro passo, então, é definir qual das modalidades mencionadas neste conteúdo mais combina com o seu perfil e apetite para riscos. Após isso, basta criar uma conta em uma corretora, como a XP Investimentos, Rico ou Clear e, tendo acesso ao home broker, começar a realizar suas operações.

Quanto mais você se dedicar e estudar sobre o assunto, melhores tendem a ser seus resultados. E, para começar com o pé direito, que tal aprender com os maiores especialistas do mercado?

No curso Introdução ao Universo de Trading você irá aprender os principais conceitos para começar a fazer suas operações sem medo. 

Descubra como funcionam os mercados primário e secundário, a análises de ações, os diferentes tipos de modalidades de trading, os riscos e muito mais em aulas descomplicadas. 

Assinando o Multi+, você terá acesso a dezenas de cursos com uma única assinatura. É uma plataforma completa com aulas feitas pelos maiores especialistas da área. 

Aproveite essa oportunidade de aperfeiçoamento e seja Multi+! Inscreva-se agora e evolua nas suas operações e estratégias!

Continue Aprendendo

1 COMENTÁRIO

Comentários estão fechados.

spot_img