Como investir dinheiro em ações? Dicas essenciais para iniciantes!

Se você é iniciante no mundo dos investimentos e quer aprender mais sobre o mundo da renda variável, com certeza  já deve ter se perguntado como investir dinheiro em ações.

Para um público mais leigo, esse processo pode parecer complexo e desafiador à primeira vista, mas com o conhecimento adequado é possível perder o receio de investir e entender por que essa prática se populariza tanto no Brasil.

Para se ter uma ideia, o número de investidores brasileiros na Bolsa de Valores cresceu 42% em 2021 com relação ao ano anterior, segundo informa a própria B3.

Mas, afinal, quais passos são precisos seguir antes de adquirir suas primeiras ações? Há algum risco? O que fazer para comprar os papéis de uma empresa? Qual conhecimento você precisa ter para escolher o melhor ativo financeiro de acordo com sua estratégia?

Pensando nisso, preparamos esse guia que vai te ajudar como investir dinheiro em ações e perder de vez o medo da renda variável. Ficou curioso? Continue a leitura até o fim!

Como investir dinheiro em ações?

O investimento em ações exige um conhecimento e aprendizado prévios sobre o funcionamento e a dinâmica do mercado de capital. 

Afinal, por ser considerado uma aplicação  mais arrojada, ter amplo domínio sobre suas decisões ou contar com a ajuda de especialistas para se proteger de riscos e conseguir o melhor retorno financeiro possível.

Diante disso, vamos começar nosso guia de como investir dinheiro em ações explicando o significado geral e funcionamento dessa modalidade de ativos financeiros. 

O que são ações?

Quando uma empresa abre seu capital social para atrair investimentos de pessoas físicas e jurídicas, ela emite inúmeras frações no mercado financeiro que representam uma parte dessa companhia. 

Essas frações são conhecidas como ações e correspondem a um pequeno pedacinho da empresa que o investidor adquire ao investir nesse ativo financeiro.

Em suma, as ações de uma organização são divididas entre seus donos, sócios majoritários e o restante é dividido entre os acionistas que adquiriram este papel no mercado acionário — mais comumente, pela bolsa de valores.

E como esse título financeiro funciona como investimento? Como ele pode dar bons rendimentos aos acionistas?

Basicamente, há dois meios de ganhar dinheiro com a compra de ações:

  • dividendos: são proventos resultantes de divisão de lucros a acionistas e pagos por algumas companhias listadas na bolsa de valores. O valor dos dividendos é contabilizado proporcionalmente ao número de ações que o investidor tem. Isso é, quanto mais frações de uma empresa você tem na sua carteira de investimentos, maior será seu retorno.  
  • valorização: o valor dos papéis de uma companhia tende a valorizar ou desvalorizar no decorrer do tempo. Dessa forma, a outra opção de lucro que o investidor tem ao adquirir ações é por meio da valorização do ativo. Isso é, se você comprou um lote de ações de uma empresa quando ele valia X e hoje ele vale o dobro, quer dizer que você teve uma rentabilidade de 100%.

Dentre os principais fatores que influenciam no preço de uma ação, estão a performance administrativa da empresa, assim como variáveis políticas, macroeconômicas ou eventos imprevisíveis.

>>> Veja como os indicadores macroeconômicos podem influenciar nos seus investimentos:

Existem duas formas de adquirir ativos nas bolsa de valores:

Mercado primário 

Consiste na compra de ações diretamente com a organização que faz emissão de ativos na bolsa. Por exemplo, quando uma companhia faz sua estreia na B3 por meio de um processo denominado Oferta Pública Inicial (IPO), todas as ações negociadas são primariamente vendidas pela empresa emissora.

Mercado secundário 

É quando a negociação de compra e venda é feita apenas entre os acionistas. Isso é, não há mais a participação da empresa emissora na venda de ações. Então, se você for adquirir um papel no mercado secundário, você vai negociá-lo  com outro investidor que possui-lo  e queira se desfazer dele.

Como investir em ações?

Entendeu o conceito direitinho? Então agora podemos falar como investir dinheiro em ações sem precisar nem sair de casa. Os dois meios acessíveis para que você possa adquirir papéis de uma organização são pela bolsa de valores e pelo mercado de balcão (OTC)

Enquanto no segundo você pode negociar ativos diretamente com as empresas emissoras, no segundo caso, entretanto, é necessário que seja durante o pregão da B3 (como é conhecida a bolsa de valores brasileira) e apenas das companhias registradas por essa instituição.

Como esse conteúdo é direcionado para o investidor que quer dar seus primeiros passos na renda variável, vamos falar exclusivamente sobre como investir em ações por meio da bolsa de valores, que é o caminho mais comum e aconselhável para aqueles que estão começando.

E como ter acesso a essas ações, seja do mercado primário ou secundário? Para isso, você precisa ter registro junto a uma corretora ou outra instituição financeira que possua permissão da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para atuar como intermediária entre o investidor e a bolsa de valores.

Dessa forma, por meio da instituição que você escolher como intermediária, você terá acesso a uma plataforma informatizada e totalmente online chamada home broker. Esse sistema é uma inovação da transformação digital que permite ao investidor negociar ativos na bolsa de valores sem precisar sair de casa. 

Você tem acesso a todos os títulos disponíveis, além de cotação e variação dele durante o dia. Fique atento que as operações precisam ser realizadas durante o pregão, que vai das 10h da manhã até as 18h.

Qual a melhor corretora para investir em ações?

Viu como investir dinheiro em ações é simples? Contudo, existem algumas informações importantes que você precisa saber antes de escolher uma corretora de valores para operar seus investimentos.

Isso porque algumas instituições ainda cobram taxas de corretagem para cada operação realizada no home broker. Essa cobrança é feita por cada negociação que você realiza na plataforma e tem como objetivo remunerar o serviço de corretagem feito pela instituição intermediadora.

Essa taxa acaba sendo uma desvantagem para o investidor, pois é mais um custo envolvido no processo que deve ser descontado de seus rendimentos.

Porém, atualmente existem opções no mercado que não cobram taxa de corretagem de seus clientes. Essas, sem dúvidas, são as melhores alternativas de corretora para investir em ações.

>>> Além de pagar taxa de corretagem, quer conhecer mais cinco erros comuns entre os investidores iniciantes? Veja mais nesse vídeo do canal Investimento às Claras:

Como saber se você deve investir em ações?

Não existe receita de bola ou aplicação certa ou errada no mundo dos investimentos. No final das contas, tudo depende de seu perfil de investidor e objetivos no longo prazo para, assim, desenvolver uma estratégia que corresponda às suas expectativas.

Por exemplo, se você faz parte do perfil conservador e espera previsibilidade e baixa volatilidade das suas aplicações, então investir em ações ou em outros ativos de renda variável deve ser descartado dos seus planos.

Entretanto, se você tiver um perfil moderado, apesar de ainda ser aconselhável priorizar títulos de renda fixa em sua carteira, é possível deixar um pequeno percentual de ações ou fundos imobiliários como uma possibilidade de maior rentabilidade.

Por fim, o perfil arrojado é o que melhor combina com ações e renda variável. Afinal, se você faz parte desse tipo de investidor, você entende que estar suscetível a uma maior volatilidade é normal e que não saber o retorno exato que seus aportes vão te dar é algo aceitável em prol de uma melhor rentabilidade. 

No final das contas, é essa mentalidade que vai te dar a disciplina para prosperar e conseguir ótimos rendimentos em ativos listados na bolsa de valores.

Como escolher ações?

E aí, qual o melhor investimento em ações para iniciantes em 2022? No final das contas, essa pergunta é muita vaga e depende de uma série de fatores. 

Você pretende ter retorno no curto prazo ou a longo prazo? Você tem perfil arrojado e parte majoritária de suas aplicações serão em renda variável? Ou você tem um perfil mais moderado e vai privilegiar a renda fixa? Vai priorizar pagamento de dividendos em detrimento da variação de preços? Essas são algumas perguntas que devem ser feitas.

Definido assim seu perfil e estratégia, você precisa priorizar o conhecimento para fazer as melhores escolhas. 

Durante esse aprendizado, é importante saber como diversificar sua carteira de investimentos para se proteger ao máximo de possíveis riscos ou saber o passo a passo de uma boa análise fundamentalista (avaliação dos fundamentos e principais indicadores de performance das companhias). 

>>> Conheça dicas preciosas para diversificar sua carteira de investimentos e proteger sua rentabilidade:

Diante disso, se você está precisando de ajuda para ampliar seus conhecimentos sobre investimentos e educação financeira, existem algumas soluções que podem te apoiar nessa caminhada.  

A Escola de Investimentos da Xpeed, por exemplo, possui uma diversidade de cursos para te orientar a entender tudo sobre a dinâmica do mercado financeiro e tomar decisões embasadas e alinhadas com seus objetivos.

>>> Conheça o curso da Xpeed sobre ações e bolsa de valores clicando na imagem abaixo:

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Gostou do conteúdo? Viu como investir dinheiro em ações é mais simples do que você imaginava? Continue acompanhando os conteúdos da Xpeed e dê mais um passo em direção a sua liberdade financeira! Bons investimentos!

Continue Aprendendo

spot_img