Como investir em LCA? Faça seu dinheiro render com Letras de Crédito do Agronegócio

Já pensou em se tornar um investidor do agronegócio? Sim? Bom, para isso, é importante saber como investir em LCA?!

Investir em LCA – Letras de Crédito do Agronegócio, significa que você pode entrar em um dos ramos mais rentáveis de nossa economia sem ter que comprar terras ou entender de agronomia. 

Mas como funciona esse tipo de investimento?

Bem, agricultura e pecuária são alguns dos setores estratégicos de maior importância para o nosso país. E, ao adquirir Letras de Crédito do Agronegócio, você ajuda a financiar o desenvolvimento dessa área que cresce cada vez mais.

Para quem prefere investir com mais cautela e não arriscar muito, as LCAs são categorizadas como investimento de renda fixa e de baixa volatilidade. Além disso, os rendimentos chamam a atenção de investidores que procuram diversificar sua carteira.

Ficou curioso e quer saber mais sobre esse produto? Então continue a leitura para conferir o que é LCA, como funciona a LCA e as principais vantagens de investir nessa modalidade.

Ao final deste conteúdo, vamos mostrar também um passo a passo de como investir em LCA de maneira fácil e segura:

  1. Abra sua conta em uma corretora de valores;
  2. Transfira o dinheiro do banco para a corretora;
  3. Escolha qual título atende melhor a seus objetivos;
  4. Finalize o investimento.

O que é LCA?

LCA significa Letra de Crédito do Agronegócio. Trata-se de um título de investimento de renda fixa que bancos e instituições financeiras públicas e privadas emitem para financiar o setor de agronegócio.

A emissão desse papel acontece desde 2004 e tem como objetivo ampliar a captação de recursos para promover o desenvolvimento de operações ligadas à produção e ao comércio de produtos agrícolas.

Como funciona a LCA?

A lógica de funcionamento da LCA é bastante simples.

Os investidores, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, compram as Letras de Crédito do Agronegócio que são emitidas por bancos e outras instituições financeiras. Essas instituições oferecem uma remuneração em juros para quem adquire os títulos de LCA.

O dinheiro que os bancos recebem da compra dos papéis de LCA é utilizado para conceder empréstimos que vão financiar empreendimentos do agronegócio. Esse empréstimo é concedido a uma taxa de juros superior à acordada com os investidores para que, assim, os bancos ganhem nessa operação.

O valor captado com a emissão de LCAs pode ser repassado, por exemplo, como empréstimo para produtores rurais que precisam renovar o maquinário e comprar insumos para produção.

>>> Aproveite e confira: 

Quais as vantagens de investir em LCA?

A principal vantagem dessa modalidade é que as LCAs são isentas de Imposto de Renda para pessoas físicas. Além disso, há também a isenção do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

As aplicações em LCA são seguradas pelo Fundo Garantidor de Crédito, que cobre investimento de até R$ 250 mil por CPF e por instituição. Portanto, se o banco “quebrar”, você não perderá o seu dinheiro.

>>> Veja também: O que são fundos de renda fixa? 2 opções para escolher!

Passo a passo: como investir em LCA?

Bom, agora que você já sabe o que é LCA, como funciona e quais são as principais vantagens, é hora de conferir o passo a passo de como investir em LCA.

1. Abra sua conta em uma corretora de valores

Você pode investir em LCA pelo seu próprio banco, aquele em que já tenha uma conta. No entanto, as opções costumam ser mais limitadas, a rentabilidade dos títulos tende a ser menor (pois as corretoras têm investidores especializados em achar as melhores opções de investimento) e, além disso, você ainda precisará pagar uma taxa de administração para o banco.

Com uma corretora de valores, como a XP, você tem mais opções de LCAs e não é cobrada a taxa de custódia.

Veja como é fácil abrir sua conta na XP, preenchendo formulários simples como este:

como investir lca

2. Transfira o dinheiro do banco para a corretora

É necessário fazer uma transferência da sua conta bancária para a conta na corretora que você escolheu. Lembrando que essa transação deve ser feita entre contas de mesma titularidade.

3.  Escolha qual título atende melhor a seus objetivos

Depois de abrir a sua conta na corretora e transferir o dinheiro, você deve entrar na área de produtos de renda fixa na plataforma da corretora e verificar a lista de papéis disponíveis para investir em LCA.

Ao escolher qual comprar, verifique o prazo de vencimento, o valor mínimo para investir e o rendimento. Este último pode ser prefixado, pós-fixado ou híbrido.

  • Prefixado: você já sabe qual será o rendimento no momento da aplicação;
  • Pós-fixado: o rendimento esteja atrelado a um índice, como CDI ou IPCA;
  • Híbrido: acrescenta-se uma porcentagem de juros ao índice escolhido.

Renda fixa é um mistério para você? Então, dê uma olhada neste vídeo e tire todas as suas dúvidas:

4. Finalize o investimento

Depois de escolher a LCA, você deve finalizar o investimento informando quanto quer aplicar no título. A compra será concluída após a sua assinatura digital.

Viu como investir em LCA é fácil?

Agora que você já conhece mais sobre Letras de Crédito do Agronegócio, que tal diversificar a sua carteira e fazer o seu dinheiro render com segurança em LCAs?

Se você quiser mais dicas de como investir, seja em LCA ou em outros tipos de ativos, temos um curso criado sob medida para você: Primeiros Passos no Mundo dos Investimentos.

Nele, com a ajuda de especialistas, você vai descobrir qual é seu perfil de investidor, aprender a definir objetivos, a manter uma reserva de emergência e saber qual é o melhor investimento para você, entre outros tópicos!  

Imagem da campanha de um curso online sobre "Os primeiros passos no Mundo dos Investimentos" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img