Como investir no Tesouro Selic? Passo a passo completo!

Como investir no Tesouro Selic? Há um passo a passo?

Essas são perguntas muito comuns entre pessoas que estão insatisfeitas com o rendimento da poupança e que procuram outras opções igualmente seguras para aplicar seu dinheiro e proteger seu patrimônio da inflação.

Uma boa opção para elas são os diferentes títulos da dívida pública que o Tesouro Nacional emite com a intenção de arrecadar fundos para a União.

Essa modalidade de investimento vem se popularizando ano após ano. Segundo dados oficiais do Tesouro, entre julho de 2020 e julho de 2021, o número de investidores ativos no Tesouro Direto aumentou 53,58%, totalizando quase 12 milhões de pessoas.

E o título preferido dos investidores é o Tesouro Selic, afirma a mesma fonte. Ele corresponde a quase metade das operações e atrai muitas pessoas devido ao baixo risco e à alta liquidez.

Elaboramos aqui um passo a passo de como investir no Tesouro Selic e fazer seu dinheiro render mais e com segurança:

  1. Abra sua conta em uma corretora de valores;
  2. Finalize seu cadastro na plataforma do Tesouro Direto;
  3. Transfira o dinheiro da sua conta corrente para a corretora;
  4. Acesse o app da corretora e selecione o Tesouro Selic;
  5. Defina quantas cotas você quer comprar;
  6. Faça o agendamento de aportes regulares.

Quer saber mais? Leia até o final!

O que é o Tesouro Selic?

Descobrir como aplicar na Selic é mais fácil do que você imagina. Mas antes de mostrarmos os passos de como fazer para investir no Tesouro Selic, é importante explicarmos o que é esse título.

O Tesouro Selic é um dos títulos emitidos pelo Tesouro Nacional. Sua rentabilidade é do tipo pós-fixada, sendo indexada à taxa básica de juros da nossa economia – a Selic.

Essa taxa é definida a cada 45 dias pelo Comitê de Política Monetária do Banco Central. Os rendimentos das aplicações neste título são pagos de acordo com a variação da Selic no período que o dinheiro ficou aplicado. 

Outra característica do Tesouro Selic é que ele tem liquidez diária. Isso significa que você pode fazer o resgate dos aportes no mesmo dia sem perder a rentabilidade.

O risco desse título é muito baixo, sendo ideal para investidores conservadores e que querem montar uma reserva de emergência.

< Leia também />

Passo a passo: como investir no Tesouro Selic

Afinal, como fazer para investir no Tesouro Selic? Confira agora as etapas fundamentais e descomplicadas desse processo. 

Passo 1 – Abra sua conta em uma corretora de valores

Iniciando nosso passo a passo de como investir no Tesouro Selic, a primeira coisa que você precisa fazer é abrir sua conta em uma corretora de valores, como a XP Investimentos, a Clear ou a Rico.

Durante o seu cadastro, você vai informar à corretora que tem intenção em aplicar no Tesouro Direto.

Fazer o cadastro é mais fácil do que você imagina, veja o exemplo da XP investimentos:

Passo 2 – Finalize seu cadastro na plataforma do Tesouro Direto

Depois de abrir sua conta na corretora escolhida, você precisa finalizar o seu cadastro na plataforma do Tesouro Direto.

Você receberá um e-mail solicitando que você troque sua senha provisória que te dá acesso à área restrita da plataforma.

Passo 3 – Transfira o dinheiro da sua conta corrente para a corretora

Após concluir seu cadastro, o terceiro passo de como fazer para investir no Tesouro Selic consiste em transferir a quantia que você pretende aplicar da sua conta corrente para a conta da corretora.

A transferência deve ser feita via TED entre contas de mesma titularidade.

Passo 4 – Acesse o app da corretora e selecione o Tesouro Selic

No aplicativo da sua corretora, vai ter uma seção dedicada aos investimentos de renda fixa. Vá na opção de Tesouro Direto e selecione o Tesouro Selic.

Passo 5 – Defina quantas cotas você quer comprar

Uma das vantagens de aplicar no Tesouro Direto é que você não precisa comprar uma cota inteira. É possível adquirir frações desse título e fazer aportes menores.

Defina quantas cotas você está disposto a comprar e finalize a ordem de investimento. Leva um tempinho para que a ordem seja executada.

Passo 6 – Faça o agendamento de aportes regulares

Por fim, encerrando nosso passo a passo de como investir no Tesouro Selic, você pode agendar compras regulares desse título.

Essa é uma forma de você evitar repetir esse processo todas as vezes que for investir.

Basta selecionar a opção de repetir a compra do Tesouro Selic mensalmente para automatizar esse processo.

Viu como aplicar na Selic não é nada complicado?

Siga esse passo a passo de como investir no Tesouro Selic e proteja o seu patrimônio.

E se você quer saber com investir em outros títulos do governo e descobrir qual é o mais indicado para você, assista a este vídeo:

O Tesouro Selic é uma das mais seguras aplicações em renda fixa, muito indicada para quem tem um perfil conservador de investimentos. Existem diversos outros tipos de títulos de renda fixa que você pode se interessar por investir. 

Para saber tudo sobre isso, recomendamos que você faça o curso Renda Fixa – ganhos com baixo risco. Nele você vai aprender, entre outros temas:

  • Marcação a mercado;
  • Como montar uma carteira de investimentos de renda fixa;
  • Como escolher os melhores títulos;
  • Como investir em títulos públicos.

Imagem da campanha de um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img