Saiba como linkar CSS no HTML de forma fácil

Entenda como fazer e as vantagens de linkar CSS em HTML. Exemplos práticos!

Quer aprender sobre como linkar CSS no HTML? Você está no lugar certo! O CSS, em português Folhas de Estilo em Cascata, (Cascading Style Sheets) é um dos principais pilares da web moderna. Ele é usado quase que universalmente para estilizar os documentos HTML que são renderizados nos navegadores.

Os benefícios da prática vão além de otimização de tempo, pois, o método permite deixar a estrutura dos códigos mais limpos e claros. Além disso, o CSS é bastante usado para melhorar o ranqueamento de um site pelas páginas de pesquisa do Google, por exemplo.

Válido pontuar que o CSS também permite que os especialistas ou treineiros criem documentos que se adaptam às diferentes tipologias de dispositivos, como monitores de computador, impressoras e dispositivos móveis. Em suma, é uma linguagem bem vantajosa.

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda aqui o que é CSS e HTML bem como linkar CSS no HTML de forma prática! Boa leitura!

Conceituando: o que é CSS e HTML

O CSS é uma linguagem de estilo usada para definir a apresentação de um documento HTML ou XML. Com CSS, você pode controlar a cor, o tamanho e a fonte de um texto, além de inserir imagens e outros elementos gráficos.

Já o HTML é uma linguagem de marcação usada para criar páginas da web usando tags. As tags são elementos que podem ser adicionados ao HTML para definir o conteúdo e o comportamento da página, e podem ser utilizadas para criar títulos, parágrafos, imagens, links, tabelas e outros elementos da página.

Saiba que o HTML é uma das linguagens de marcação mais utilizadas por desenvolvedores. Ele é um padrão aberto que pode ser usado por qualquer pessoa, gratuitamente.

Para você entender de forma mais simplificada, saiba que a linguagem de marcação define o conteúdo da página, enquanto a linguagem de programação define como a página deve se comportar.

<Bônus: aprenda como desenvolver dark mode em CSS />

CSS e HTML são linguagens de programação?

Não confunda isso! HTML é uma linguagem de marcação que define a estrutura de um documento ou site. Já o CSS é uma linguagem de estilo que define a aparência de um documento ou site. Eles são geralmente aplicados dentro do “esqueleto” do código de alguma linguagem de programação.

Vale relembrar o que é linguagem de programação. Trata-se de um conjunto de instruções que um computador ou aplicativo pode executar. Em outras palavras, essa linguagem é usada para escrever programas que fazem tarefas específicas. Existem muitas linguagens de programação diferentes, cada uma delas com suas próprias regras e sintaxe.

Em síntese, as principais linguagens de programação são: Java, JavaScript, Python, PHP e Ruby.

<Leia depois: o que é Internet das Coisas (IoT) e como é aplicada />

O que significa linkar CSS no HTML?

Você está precisando linkar CSS no HTML? Saiba que esse é basicamente um método que permite que todos os estilos sejam adicionados em único arquivo de extensão CSS, sem que seja preciso escrever todos os estilos manualmente em um documento HTML.

O arquivo CSS ficar salvo no servidor, sendo necessário apenas a criação de um link para realizar a vinculação com o documento HTML.

Principais formas de linkar CSS no HTML

Existem três maneiras básicas de usar o CSS em um documento HTML:

  • 1. Incluir o CSS online, usando o atributo style em um elemento HTML.
  • 2. Incluir o CSS como um arquivo externo, usando o elemento link.
  • 3. Incluir o CSS em um documento HTML como uma folha de estilo embutida, usando o elemento style.

Assim sendo, cada um desses métodos tem suas próprias vantagens e desvantagens, então você deve escolher o que melhor se adapta às suas necessidades conforme for desenvolver.

Vantagens da prática

Em síntese, vincular CSS ao HTML tem vários benefícios:

  • Pode economizar seu tempo. Se você tiver várias páginas HTML que compartilham os mesmos estilos CSS, basta vincular ao arquivo CSS de cada página em vez de duplicar o código CSS em cada página;
  • Pode tornar suas páginas HTML menores e mais rápidas de carregar;
  • Pode tornar seu código mais fácil de manter. Se você precisar fazer uma alteração em seu CSS, poderá fazê-lo em um só lugar (o arquivo CSS) e isso será refletido automaticamente em todas as suas páginas HTML.

Como linkar CSS no HTML?

Inicialmente você precisará de acesso ao servidor do site, do documento HTML (na extensão .html ou .htm), o arquivo CSS (com extensão .css) e conhecimentos básicos para fazer os ajustes necessários.

 Conheça o método (passo a passo)

  • Primeiramente, insira na mesma pasta (local) do site/plataforma o arquivo HTML e o arquivo em CSS;
  • Abra a página que irá fazer as edições;
  • Escreva o código que realizará o link entre HTML e CSS no arquivo HTML;
  • Não esqueça de utilizar as tags;
  • Escolha a linha de código que receberá a classe com a regra CSS e faça o link;
  • Posteriormente, no arquivo criado abra o .css e indique os atributos com a classe;
  • Agora, volte à edição do HTML e insira em qual local o atributo será utilizado.

Veja na imagem abaixo para você entender melhor!

Saiba na prática como linkar CSS no HTML. (Fonte: canal do YouTube, Edutoria)

Ao final, como ficará?

<link rel="stylesheet" href="caminho-do-arquivo.css">

Entendeu? Para linkar um arquivo CSS a um documento HTML, basta utilizar a tag <link> dentro da seção <head> do HTML.

A tag <link> deve conter pelo menos três atributos: href, rel e type. O atributo href indica o caminho para o arquivo CSS que será linkado.

O atributo rel indica o tipo de relação que o documento HTML tem com o arquivo CSS. O valor padrão é “stylesheet”, o que significa que o CSS é uma folha de estilo para o documento HTML. Ainda, o atributo type indica o tipo de conteúdo do arquivo CSS. O valor padrão é “text/css”.

Mercado brasileiro para DEVs

O mercado de trabalho para desenvolvedores está aquecido no Brasil. As empresas estão buscando profissionais qualificados para atuar em diversos setores, como bancos, seguros, saúde, varejo e e-commerce.

Você quer destaque no mercado de trabalho? É importante estar sempre atualizado com as novidades da tecnologia. Além disso, é fundamental ter boas habilidades de comunicação e raciocínio lógico. Com essas qualidades, você terá mais chances de conquistar o emprego dos seus sonhos.

Quer aprofundar seus conhecimentos na área? Participe da DEV SUMMIT! Um evento online e gratuito para você aprender sobre tecnologias, ferramentas e práticas na área de desenvolvimento de software.

Ah, você ainda ganhará um certificado de graça! Garanta sua vaga!

Conheça a assinatura Multi Mais e tenha acesso imediato aos cursos e bootcamps oferecidos pela XP Educação!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img