Como os milionários investem? Siga os mesmos passos!

“Quem quer ser um milionário”, “Show do Milhão”, “Mega Sena da Virada”, você, com certeza, já ouviu falar dessas maneiras de se tornar um milionário. Seja contando com a sorte ou conquistando de outra maneira, fazer parte desse seleto grupo não é tarefa fácil.

No entanto, o que poucos sabem, é que se manter no patamar de milionário é ainda mais difícil.

No mundo existem mais de 56 milhões de pessoas milionárias, segundo a Credit Suisse. Mas o dinheiro ganho ou conquistado, mesmo que em grande quantidade, pode se esvair rapidamente sem uma educação financeira.

É sobre os que conseguem manter seu patrimônio que a curiosidade é mais comum. Afinal, como os milionários investem? Como eles mantêm ou aumentam seu patrimônio?

Caso essas dúvidas passem pela sua cabeça, chegou ao lugar certo!

Preparamos um conteúdo sobre os tipos de investimentos mais comumente escolhidos por milionários. Continue por aqui para aprender a investir como um milionário!

Como os milionários investem?

Antes de aprender o passo a passo de como os milionários investem, é preciso entender uma coisa. O estudo sobre o mercado financeiro é primordial para todo investidor.

Milionário ou não, continuar se informando sobre as peças que formam o mundo dos investimentos possibilita uma chance maior de aumento de patrimônio. Portanto, se seu objetivo é investir como um milionário, tenha em mente que o estudo é a base principal.

Para te ajudar nessa tarefa, a Xpeed School, o braço educacional da XP Inc, conta com o combo de cursos sobre educação financeira.

Clique no banner abaixo e comece agora mesmo a estruturar o seu futuro!

Imagem da campanha de um curso online "Aprenda Tudo sobre Educação Financeira" da Xpeed School.

Dito isto, vamos direto ao assunto: como os milionários investem? Confira a seguir o passo a passo completo de como esses investidores qualificados conseguem manter ou ampliar sua fortuna.

1- Cria objetivos coerentes

O primeiro passo para aprender sobre a maneira de investir dos milionários é entender qual é o seu foco. Mesmo sendo parte do grupo dos investidores ricos é preciso sempre elencar os objetivos de cada investimento.

Além disso, os objetivos a serem traçados devem ser coerentes com o presente. Ricos ficam mais ricos com investimentos pois se atentam ao mais simples e focam na conclusão de seus objetivos.

Portanto, se vale de aprendizado: ser realista com a sua situação é a melhor maneira de elencar os objetivos, em quais ativos investir para alcançá-lo e em quanto tempo.

Com os objetivos traçados o investidor pensa mais em maneiras de como realizá-lo minimizando os riscos. E por falar em riscos, esse fator é determinante para decidir como e onde investir.

2- Utiliza boas estratégias

Tendo um ou vários objetivos traçados, chegou a hora em que é preciso elaborar uma estratégia para alcançá-los. Reconhecer o tipo de investidor que se é, é parte fundamental desse processo.

Existem três tipos ao todo, no mundo dos investimentos. São eles:

  • conservador;
  • moderado;
  • arrojado;

A diferença entre cada um é analisada de acordo com o risco que cada um está disposto a enfrentar com seus investimentos.

Sendo o arrojado o mais disposto a investir em ativos com mais riscos, mas com um maior potencial de rentabilidade. O conservador  está mais interessado na segurança e o moderado está no meio dos dois, arriscando mas não deixando a proteção de seus ativos de lado.

De acordo com um levantamento do Valor Investe com os dados da Anbima sobre como milionários investem, a maior parte da carteira de investimentos desse público é de renda variável. No entanto, esses investidores arrojados também aplicam em outros ativos para proteger sua carteira.

Existem três principais estratégias para quem investe em renda variável. São elas:

  • Day trade: operações que duram um dia, o foco é o lucro no curtíssimo prazo;
  • Swing trade: operações mais longas, focadas no médio prazo;
  • Buy and Hold: operações que duram muitos anos, são focadas no longo prazo.

A utilização de cada uma dependerá sobre qual objetivo e em quanto tempo o investidor quer alcançá-lo.

3- Diversifica a carteira de investimentos

Como explicamos acima, mesmo que a maior parte da carteira de investimentos dos milionários seja de renda variável, ela não representa a totalidade. É muito comum, para a proteção dos investimentos, diversificar os ativos.

O que isso significa?

Por exemplo: Marcos investe 60% da quantia que aplica em ativos de renda variável pensando no longo prazo. Mas, por não ter certeza sobre as oscilações da bolsa de valores, decide investir também 15% em ativos de renda fixa como LCI e LCA.

Essa opção de Marcos vai fazer com que 15% da sua aplicação tenha uma rentabilidade a qual ele já vai estar ciente.

4- Não depende de um único mercado

A diversificação da carteira de investimentos dos milionários vai além de apenas um mercado. É comum entre os investidores qualificados aplicarem em mercados de outros países. Assim, eles não ficam dependentes das oscilações da Bolsa de Valores do Brasil, por exemplo.

5- Acompanha a evolução da sua carteira periodicamente

O quinto passo para entender como milionários investem, tem relação com o acompanhamento de seus lucros ou prejuízos. Afinal, ao investir é preciso estar atento às projeções dos ativos no período de tempo do objetivo inicial.

Onde os milionários investem?

Até aqui você já entendeu os principais passos de como os milionários investem e quais as maneiras que utilizam para proteger seus investimentos. Mas, a pergunta que não quer calar: onde os milionários investem?

Confira a seguir os três principais investimentos feitos por milionários brasileiros.

Fundos de investimento

Os vários tipos de opções para se aplicar com os fundos de investimento chama a atenção dos milionários. Para investir nos fundos é preciso estar ciente que eles são negociados em cotas.

Portanto quanto mais cotas forem compradas maior será o lucro ou prejuízo da aplicação. Por serem muitos, investir nos fundos de investimento é uma ótima opção para a diversificação da carteira.

Para entender mais sobre o assunto, confira o vídeo abaixo!

LCI e LCA

A Letra de Crédito Imobiliário (LCI) e a Letra de Crédito do Agronegócio (LCA) são a parte de segurança da carteira de investimentos dos milionários. Os dois investimentos lucram com os juros do empréstimo feito para instituições financeiras. A única diferença é que um compra papéis do setor imobiliário e outro do agronegócio.

A rentabilidade desse tipo de investimento pode ser:

  • prefixada: o percentual de retorno anual é decidido ao fazer o contrato;
  • pós-fixada: percentual de rendimento anual é atrelado à taxa CDI;
  • atrelada à inflação: o percentual se baseia no IPCA.

A decisão sobre qual seguir deve ser feita no contrato. É muito importante ter os objetivos em mente para saber qual será mais rentável.

Ações

Investir em ações na bolsa de valores também é algo muito comum entre os investidores milionários. Ao aplicar nas ações de uma empresa, o investidor se torna sócio da mesma.

É preciso estar atento às variações do mercado para saber quais ações terão um maior lucro no prazo dos seus objetivos. Portanto, o estudo é essencial nesses casos.

>>> Gostou do conteúdo? Agora que sabe como milionários investem na bolsa de valores, o que acha de seguir o mesmo caminho?

Com o curso da Xpeed School, você vai aprender tudo sobre as melhores maneiras de investir na B3. Clique no banner abaixo e comece agora mesmo!

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img