Como montar uma carteira de ações vencedora e ser bem sucedido ao investir na bolsa?

Precisando de dicas para montar uma carteira de ações vencedora? Saiba que você clicou no conteúdo certo.

Devido às oscilações do mercado de ações, você precisa ter cautela na hora de selecionar os papéis que vão compor a sua carteira de modo a evitar eventuais perdas de capital.

Por isso, para se dar bem no mercado de ações, é imprescindível que você saiba diversificar seus ativos levando em consideração o risco, seus objetivos financeiros, a reputação das empresas nas quais você quer investir, as tendências de valorização, seu perfil de investidor e vários outros aspectos.

Para te ajudar a proteger seu patrimônio aplicado na bolsa de valores e a obter rendimentos satisfatórios, trouxemos i seis dicas essenciais de como montar uma carteira de ações vencedora:

  1. Conheça o seu perfil de investidor;
  2. Defina seus objetivos financeiros;
  3. Considere o prazo dos seus investimentos;
  4. Diversifique de forma estratégica;
  5. Observe a qualidade da gestão das empresas;
  6. Não invista em ações “da moda”.

Convidamos você a prosseguir com a leitura  para conferir também o que é e se vale a pena investir em carteira de ações recomendada.

6 dicas de como montar uma carteira de ações vencedora

Uma carteira de ações é composta por pequenas frações de diferentes empresas listadas na bolsa de valores, as quais são escolhidas de forma estratégica para obter a melhor rentabilidade possível.

Se você está pensando em mergulhar  mais fundo no universo dos investimentos, confira a partir de agora seis dicas de como montar uma carteira de ações vencedora.

1. Conheça o seu perfil de investidor

Dando início às nossas dicas para cuidar da carteira de ações, é indispensável que você tenha pleno conhecimento sobre qual é o seu perfil de investidor.

A escolha das ações que vão fazer parte do seu portfólio precisa ser condizente, por exemplo, com a sua tolerância aos riscos e com o prazo para os seus objetivos.

Se você está começando agora e tem um perfil mais conservador, o melhor a se fazer é focar em ações de empresas já consolidadas no mercado e com menor volatilidade.

>>> Leia mais: Perfil de investidor: como se analisa e tipos 

2. Defina seus objetivos financeiros

Que objetivos você pretende alcançar investindo no mercado de ações? 

A resposta para essa pergunta vai orientar no momento da compra dos papéis, possibilitando que você faça escolhas mais coerentes e que vão te deixar mais próximo de conquistar os que você deseja.

3. Considere o prazo dos seus investimentos

Nesta dica de como montar uma carteira de ações vencedora, não deixe de levar em consideração o prazo dos investimentos.

Ações pensadas a longo prazo, por exemplo, podem representar menos risco para a sua rentabilidade. Isso porque se você se preparar no curto prazo, comprando e vendendo no mesmo dia (Day Trade), não conseguirá reverter um eventual prejuízo. 

>>> Leia também: O que analisar para investir em ações? Seja estratégico para negociar bem!

4. Diversifique de forma estratégica

A diversificação é um fator-chave de uma carteira de ações. Para diminuir sua exposição ao risco, é imprescindível que você saiba diversificar seus papéis de forma estratégica.

Não coloque todos os ovos na mesma cesta. Compre ações de diferentes empresas, que se dedicam a setores diferentes.

Dessa forma, caso uma ação desvalorize, isso poderá ser compensado com outros ativos do seu portfólio.

>>> Veja mais: Estratégia buy and hold: o que é e dicas para ter sucesso

5. Observe a qualidade da gestão das empresas

Também entre as melhores dicas para cuidar da carteira de ações, é extremamente recomendável que você avalie se as empresas nas quais você está pensando em investir são bem geridas.

Uma má administração pode representar grandes perdas para você no futuro. Por outro lado, uma empresa madura, com uma gestão sólida, é um bom sinal para quem quer investir.

6. Não invista em ações “da moda”

Nem sempre as ações das quais todo mundo está falando e que estão sendo recomendadas por influenciadores na internet serão as melhores opções para fazer parte da sua carteira.

Portanto, o simples fato de uma ação estar “na moda” não deve ser o seu único critério para investir.

>>> Veja também: Como ler gráficos da bolsa? Considere cada elemento para entender as ações

Se você quer mais algumas dicas valiosas de especialistas sobre como avaliar ações, conheça o método XP, neste vídeo:

https://www.youtube.com/watch?v=J284wzBYQrs 

O que é uma carteira de ações recomendada?

Se você não quiser montar a sua própria carteira de ações, você tem a opção de investir em uma carteira de ações recomendada.

Ela é formada por profissionais especialistas em bolsa de valores e que vão escolher as melhores ações de acordo com o seu perfil e seus objetivos .

Essa é uma alternativa muito interessante para quem não tem muita experiência ou disposição para avaliar todas as companhias  listadas na bolsa.

Bom, agora que você já sabe como montar uma carteira de ações vencedora, abra o home broker da sua corretora e comece a investir.

>>> Saiba mais: Por que investir em ações? 5 motivos para começar hoje!

Para quem se interessou e quer aprender mais sobre aplicações em ações, temos um curso feito sob medida: Aprenda a investir na bolsa de valores

Nele você vai aprender, entre outros temas:

  • Leilões de ações;
  • Mercado Primário e Secundário;
  • A Escola de Análise Fundamentalista de Ações;
  • A Escola de Análise Técnica de Ações.

Imagem da campanha de um curso online sobre "Começar a Investir na Bolsa de Valores" da Xpeed School.  

Continue Aprendendo

spot_img