Como ser um trader de sucesso e obter retornos consistentes?

Se você tem interesse na lucratividade da bolsa de valores, saiba que isso pode estar à sua disposição. Mas os retornos elevados (e consistentes) não acontecem em um passe de mágica, razão pela qual elaboramos um post para te mostrar como ser um trader de sucesso.

Neste artigo, temos três dicas valiosas para aplicar recursos com segurança e conquistar seus objetivos. Para tal, é importante lançar mão de ferramentas eficazes que orientem a tomada de decisão de forma assertiva, a fim de otimizar o retorno dos investimentos.

Independentemente se você é um trader amador ou profissional, queremos te ajudar a investir melhor. Então, continue conosco para conferir os aspectos teóricos que sustentam a estratégia de trading, assim como três dicas para colocar tudo isso em prática.  

Como ser um trader de sucesso? Preparando o terreno! 

Sabia que a profissão de day trader tem sido cada vez mais valorizada, de acordo com o estudo do LinkedIn publicado no InfoMoney?

A propósito, essa é uma das modalidades operacionais que você vai conhecer logo a seguir. Mas, antes disso, vale a pena conferir cinco questões que facilitam o entendimento sobre como ser um trader de sucesso. Vamos nessa?

1. O que é um trader?

O trader é um profissional que negocia ativos na bolsa de valores em curto prazo, por meio de plataformas digitais. Quem opera no day trade, por exemplo, faz a compra e venda de papéis em um mesmo dia. Já o prazo do swing trade é um pouco maior, uma vez que a negociação se estende por alguns dias.     

>>> Conheça os dez melhores traders do Brasil e do mundo

2. Qual é o objetivo do trading?

A finalidade do trading é lucrar com a diferença entre o preço de compra e venda. Se o trader comprar uma ação por R$ 1 e, depois, vender por R$ 1,50, o retorno seria de 50%. Mas lembre-se de que é necessário descontar os custos específicos de cada modalidade operacional, a exemplo dos impostos e da taxa de corretagem, se houver.  

3. O que é necessário para operar na bolsa de valores?

Investir em renda variável está cada vez mais acessível para os brasileiros. Falando nisso, a B3 – Bolsa de Valores do Brasil – declarou que já tem 4 milhões de contas ativas, sabia? E, se a ideia te interessa, baixe o e-book “Guia da bolsa para investidores”, um material gratuito que demonstra os primeiros passos para operar.

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia da bolsa para Investidores" da Xpeed School.

4. Qual é a rotina do trader?

A rotina do trader depende da modalidade operacional em que ele pretende atuar. Falaremos sobre isso nos próximos tópicos, mas, para adiantar, vamos considerar a rotina acelerada do day trader, pois essa é uma das opções mais visadas pelos investidores.

Como essas operações acontecem no mesmo dia, é preciso tomar decisões rapidamente. Nesse sentido, é fundamental aprender a “ler” os movimentos do mercado, conforme as tendências de valorização e desvalorização. Depois disso, basta ter agilidade para emitir as ordens de compra e venda na plataforma digital e, então, apurar os resultados.

Realmente, o day trade tem alto potencial de rentabilidade. Entretanto, a rapidez das negociações costuma gerar um estresse emocional maior do que o das outras modalidades. No fim das contas, não há muito tempo para tomar decisões e, portanto, é primordial contar com a reserva de emergência para ter mais tranquilidade ao investir, ok?

5. Mas, afinal, como virar um trader?

Se você quer entrar nessa área, inclusive fazendo uma transição de carreira, nós te ajudamos nisso. E, para começar com o pé direito, é essencial ampliar a base de conhecimento para construir uma bagagem e compreender os movimentos do mercado.

Para exemplificar, a Xpeed School dispõe do curso “Introdução ao Universo de Trading: conceitos básicos”. Dessa maneira, será mais fácil conhecer os desafios dessa jornada, com destaque para o impacto do psicológico nos resultados, sejam lucros ou prejuízos.

3 dicas de ouro: como ser um trader de sucesso?

Se você pretende viver de trading, temos três dicas valiosas para descobrir como ser um trader profissional. Mas, se você se identifica como um trader amador, saiba que é possível obter retornos expressivos, mesmo conciliando essa atividade com outras profissões.   

1. Estude bastante para tomar boas decisões

De fato, existem várias formas de estudar sobre investimentos: livros, podcasts, lives, cursos etc. Aliás, uma boa pedida é acompanhar as transmissões feitas por especialistas, como a live “Consistência e gerenciamento de risco” no canal da Xpeed School

Na ocasião, Ariane Campolim e Zé Rico falam de dois pilares para quem quer saber como ser um trader de sucesso. Afinal, a consistência nas operações e o efetivo gerenciamento de risco são vitais para uma tomada de decisão bem-sucedida. Dê o play para conferir!

2. Escolha uma das modalidades operacionais

Um dos pontos-chave de como ser um trader de sucesso é a escolha da modalidade em que vai operar. Por sinal, essas são quatro opções para negociar ativos na bolsa de valores:

  • position trading: a proposta é obter ganhos a longo prazo, quando a posição atingir o lucro esperado. Ou seja, o retorno pode demorar semanas e até mesmo alguns meses; 
  • swing trading: o objetivo é lucrar no médio prazo, operando com mais ativos em relação ao position. Nesse caso, o resultado poderá ser verificado em dias ou semanas;
  • day trading: o foco é apurar o lucro pelos movimentos diários rápidos, curtos e sequenciais. Logo, pode-se efetuar diversas operações por dia, as quais duram minutos ou horas;
  • scalping: a ideia é comprar e vender nas melhores ofertas, respectivamente bid e ask. Isto é, o trader visa maximizar ganhos e minimizar riscos em operações feitas em segundos ou minutos.

Digamos que você decidiu ser um day trader, visto que o total de operadores dobrou em 2020 nessa modalidade, com base no banco de dados da B3. Sendo assim, faça o download do e-book gratuito “Guia de boas práticas para day trade” para operar com mais segurança e assertividade. 

Imagem da campanha de um livro digital gratuito com o tema "Guia de Boas Práticas para Day Trade" da Xpeed School.

3. Trabalhe com uma corretora de valores eficiente

Por fim, escolher bem sua corretora faz a diferença para quem busca saber como ser um trader de sucesso. Por exemplo, a Clear e a Rico zeraram a corretagem para negociar ações, o que traz economias significativas e, ainda, maximiza o retorno dos investimentos.

Enfim, esperamos que o artigo tenha ajudado a esclarecer como ser um trader de sucesso. Além disso, aproveitamos a oportunidade para recomendar os cursos da Escola de Trading, tendo em vista que eles contribuem para:

  • analisar os cenários econômico-financeiros de maneira criteriosa;
  • automatizar operações como o stop de ações (stop loss e stop gain);
  • usar a volatilidade a seu favor, lucrando com a oscilação de preços. 

Enfim, conte com o nosso apoio para ser um trader bem-sucedido!

Continue Aprendendo

spot_img