Quer consultar dinheiro esquecido no Banco? Pois saiba que o Banco Central (Bacen) começou a disponibilizar, no início de 2022, uma ferramenta de busca pela qual você pode descobrir se há algum valor “esquecido” em alguma conta de qualquer instituição financeira.
A procura pelos internautas foi tão intensa que por diversas vezes o servidor do portal criado pelo Bacen foi abaixo. A estimativa do banco é que há cerca de R$ 8 bilhões de reais esperando que seus donos façam o resgate.
Já imaginou? Todo esse dinheiro pertence a milhões de pessoas físicas e jurídicas e está agora parado sob a custódia de instituições financeiras diversas.
Portanto, quer saber como se cadastrar para realizar essa consulta, e conhecer todas as condições de direitos e tempo de resgate? Confira o conteúdo até o fim que nós vamos te explicar tudo direitinho!
Como consultar dinheiro esquecido?
O Bacen disponibiliza uma plataforma chamada Sistema de Valores a Receber. Por meio de uma busca simples e intuitiva, você pode verificar se há a existência de algum valor em qualquer conta atrelada ao CPF ou CNPJ digitados.
Nesse primeiro momento, ainda não é possível saber qual é a quantia exata que uma pessoa tem esquecida. O Sistema mostra apenas se tem ou não há ou não qualquer valor abandonado sob a posse de alguma instituição.
Para consultar dinheiro esquecido, você precisa apenas seguir as seguintes etapas:
- acesse a plataforma Sistema de Valores a Receber neste link;
- clique na opção de consulta de valores;
- em caso de pessoa física, digite o CPF e a data de nascimento; se for pessoa jurídica, digite o CNPJ e a data de abertura da empresa;
- Pronto! Logo em seguida você receberá a mensagem se há ou não dinheiro esquecido.
Se o sistema apontar que não existem valores a receber, não desanime! O Banco Central informou que, a partir de março, será lançada uma nova fase de verificação com informações atualizadas para você confirmar se o resultado continua o mesmo.
Quando posso resgatar o dinheiro esquecido?
Foi consultar o dinheiro esquecido e teve uma boa notícia? Então, qual é o próximo passo? Como fazer o resgate?
O Bacen divulgou um calendário detalhado com as datas de resgate de acordo com o dia de nascimento do requerente ou da abertura da empresa, no caso de pessoa jurídica. O agendamento deve ser feito da seguinte maneira:
- Quem nasceu antes 1968: 7 a 11 de março (repescagem: 12 de março);
- entre 1968 e 1983: 14 a 18 de março (repescagem: 19 de março);
- após 1983: 21 a 25 de março (repescagem: 26 de março.
No caso de pessoas jurídicas, o calendário é o mesmo, mas em vez de levar em consideração a data de nascimento, é levado o dia de abertura da empresa.
Caso você se esqueça das informações do agendamento, não há com o que se preocupar. Basta fazer a consulta pelo CPF ou CNPJ novamente que os dados serão reapresentados.
Se não for possível realizar o resgate na plataforma de acordo com a data prevista, você poderá se utilizar do período de repescagem. Caso perca também a repescagem, o resgate será disponibilizado apenas a partir do dia 28 de março de 2022.
Por fim, fique atento aos horários previstos no agendamento. Existem duas possibilidades: 4h às 14h ou de 14h às 24h.
Registro no site do Governo Federal para efetuar resgate
No momento do resgate, será preciso fazer um cadastro no site do Governo Federal. Para fazer o registro, siga o seguinte passo a passo:
- Faço o cadastro no site ou aplicativo do Gov.br;
- Solicite nível de segurança Prata ou Ouro para o cadastro, pois ele é um padrão de segurança necessário para a solicitação de recursos;
- Volte ao portal do Valores a Receber na data estipulada pelo agendamento e utilize os dados do Gov.br para fazer o login.
Simples, não é verdade? Portanto, fique de olho nos prazos e no passo a passo para aproveitar essa oportunidade para reaver seu dinheiro.
Com certeza seria mais interessante se ele fosse investido em uma aplicação financeira, de renda fixa ou variável, do que esquecido em uma conta corrente enquanto é corroído pela inflação. Já imaginou ter dinheiro abandonado em uma instituição e não ter nenhuma reserva de emergência?
>>> Não sabe o que é reserva de emergência? Confira o vídeo abaixo a aprenda um pouco sobre o tema:
Por isso é tão importante bater na tecla da importância da educação financeira para gerir seu dinheiro da melhor maneira possível. Se você precisa de uma força para isso, a Escola de Investimentos da Xpeed pode ser uma ótima solução.
>>> Clique no banner abaixo e conheça o combo de cursos sobre educação financeira para quem busca ter total controle sobre suas finanças e atingir seus objetivos pessoais: