O controle financeiro familiar nada mais é do que a capacidade de organizar, prever e controlar os gastos de uma família. Porém, apesar de indispensável, tal habilidade nem sempre está presente nas famílias brasileiras.
De acordo com a Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o percentual de famílias brasileiras endividadas atingiu a marca de 72,9% em agosto de 2021 .
No entanto, sempre é possível buscar conhecimento e desenvolver tal aptidão, por meio da educação financeira.
Neste post, além de explicar o que é controle financeiro, daremos dicas práticas para você aprender a organizar, planejar e controlar o orçamento da sua família. Boa leitura!
O que é controle financeiro familiar?
O controle financeiro familiar pode ser entendido como a capacidade de organizar, prever e controlar os gastos da família. Ou seja, trata-se da habilidade de conduzir a vida financeira de forma plena.
Ele depende de uma boa educação financeira, afinal, sem um aprendizado sólido sobre o tema, fica muito mais difícil controlar as finanças da família, concorda?
Por que o controle financeiro familiar é tão importante?
Planejar sua vida financeira e a de sua família é importante por vários motivos. O primeiro deles, que merece grande destaque, é se manter longe das dívidas, o que por si só já representa uma grande vantagem.
Outro benefício, é que o planejamento financeiro familiar permite que você defina metas mais consistentes.
Perceba que, a partir do momento que você aprende a controlar as finanças da sua família, ao invés de simplesmente trabalhar para pagar contas, você passa a construir seus sonhos.
Ou seja, além de proporcionar mais qualidade de vida, o controle do orçamento financeiro familiar é a chave para quem quer alcançar as tão sonhadas estabilidade e independência financeiras.
A boa notícia é que você pode desenvolver esta habilidade. E, para isso, vamos te dar algumas dicas fundamentais.
5 dicas para otimizar o seu controle financeiro familiar
O controle financeiro familiar requer planejamento, e para que as mudanças ocorram, você precisa desenvolver alguns hábitos para ter uma vida financeira mais saudável. Confira as dicas que separamos para você:
1. Utilize uma planilha para controlar os gastos da família
Responda rapidamente: quanto você ganha por mês e quanto gasta? Se ficou em dúvida em ao menos uma dessas perguntas, é porque não tem total controle sobre seu orçamento.
Isso é um problema, uma vez que talvez você esteja gastando mais do que ganha. O resultado disso a longo prazo? Contrair dívidas!
Se você não monitora seus gastos e sequer tem noção sobre a sua renda familiar mensal, dificilmente conseguirá organizar suas finanças. Por isso, uma das principais estratégias para desenvolver o controle financeiro familiar é registrar tudo.
Com uma planilha de controle financeiro familiar, é possível ter uma noção mais precisa do custo de vida da sua família, facilitando a organização do orçamento.
Você saberá exatamente para onde vai o seu dinheiro, quanto pode gastar, onde cortar custos para economizar, e até mesmo, separar uma quantia para começar a investir.
2. Corte custos e reduza suas despesas mensais
Para começar a economizar, é necessário “fechar a torneira”. Então, além de quitar suas dívidas, caso tenha alguma, é importante cortar gastos supérfluos.
Se você seguiu a dica anterior, agora tem em mãos um panorama da situação financeira da sua família. Tudo o que você precisa fazer é analisar esses registros e identificar onde é possível poupar dinheiro.
É claro que nem tudo dá para cortar, como o aluguel, por exemplo. Mas nestes casos, você pode tentar renegociar o valor com o proprietário ou mesmo buscar por uma casa ou apartamento mais barato.
Outro exemplo: se você frequenta a academia mais cara da cidade, talvez possa procurar por uma mais em conta.
Quer mais dicas de como economizar nas contas do mês? Então, aperte o play e confira o vídeo abaixo:
3. Elabore um planejamento financeiro familiar
Um bom controle financeiro familiar requer planejamento, e para isso, é preciso criar metas. Por exemplo, se você tem o objetivo de investir, não basta apenas guardar o que sobra no fim do mês. E se não sobrar nada?
É por isso que você deve criar metas de economia. E não precisa ser radical. Pode começar aos poucos, com R$ 50 ou R$ 100, por exemplo, e ir aumentando conforme sentir que pode fazê-lo.
Reduz alguns gastos aqui, corta outros ali e, quando menos perceber, terá alcançado um custo de vida mais enxuto, permitindo ampliar seus investimentos.
4. Faça uma reserva de emergência
A reserva de emergência é aquele dinheiro que guardamos para momentos de imprevistos, como uma redução repentina na renda familiar, no caso de uma demissão, ou mesmo diante de situações que aumentam o custo de vida, como uma doença que demande tratamento médico.
Esse tipo de reserva é um item fundamental para o controle financeiro familiar e deve ser prioridade na vida de qualquer pessoa, pois nunca sabemos quando os imprevistos irão ocorrer.
Nesses momentos, se você tiver um dinheiro guardado, conseguirá se manter até a situação se normalizar, sem precisar entrar em dívidas ou recorrer a empréstimos.
Se você quer aprender como fazer uma reserva de emergência, confira o vídeo abaixo, no qual a Clara Sodré, especialista em investimentos e professora da Xpeed, te explica tudo direitinho:
5. Comece a investir
Você já aprendeu a organizar as despesas da sua família, identificou onde era possível cortar gastos e já está economizando, planejou suas metas e começou sua reserva de emergência.
O próximo passo lógico é fazer o seu dinheiro trabalhar para você e, para isso, é preciso investir.
Mas, se você não sabe por onde começar, relaxa, pois a gente pode te ajudar com nosso curso: Primeiros Passos no Mundo dos Investimentos, no qual você aprenderá tudo o que precisa para começar a fazer o seu dinheiro render de verdade. Para se inscrever, é só clicar no banner abaixo:
Quer otimizar seu orçamento familiar? O controle financeiro é a resposta!
Desenvolver o controle financeiro do orçamento familiar é muito mais do que aprender a mexer com dinheiro, é planejar e definir metas de acordo com seus objetivos, sempre com foco no crescimento e na busca por qualidade de vida.
Se você quer aprender um pouco mais sobre planejamento financeiro familiar, lançamos um material gratuito, onde falamos tudo sobre o assunto. Trata-se do ebook: Finanças para Casais – Planejando juntos, conquistando juntos. Baixe agora mesmo!
E, além de todas as dicas que demos neste post, temos mais uma sugestão para aprimorar seus conhecimentos e te ajudar na sua jornada, que é o nosso Combo: Cursos de Educação Financeira.
Aprenda a lidar com o dinheiro de forma mais saudável. Clique no banner e se inscreva agora mesmo!