O que é uma corretora de valores? Quais as vantagens em investir?

Quem está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos precisa ter esse tema no topo da lista

Se você ainda não começou a investir, saiba que o primeiro passo é escolher uma boa corretora para a sua jornada. Afinal, ela é super importante neste processo, pois tem papel fundamental nas negociações dentro do mercado. Mas, afinal, o que é corretora? Quais são os benefícios que ela traz para o investidor?  

Para ajudar a entender um pouco mais sobre esse assunto, separamos neste texto as principais informações. Aqui você aprenderá o que é e como funciona uma corretora de valores, para que serve, principais vantagens, além de uma lista com as 10 melhores corretoras do Brasil. Se é isso que você procura, então aproveite o texto e boa leitura!

O que é uma corretora de valores?

O principal papel de uma corretora de valores é intermediar investimentos (ações, títulos, fundos e afins) entre pessoas físicas e o mercado. Até porque, no Brasil, não se pode negociar qualquer investimento na Bolsa de Valores diretamente como pessoa física. Por isso, o papel dessas instituições é fundamental para quem quer investir por conta própria.

Muita gente pensa que corretora de valores “é coisa de quem investe em ações”, mas hoje a realidade é outra. Independentemente do que você busca, como um investimento mais arrojado ou de baixo risco, uma corretora tem mais opções — e na grande maioria dos casos, são mais rentáveis que os grandes bancos.

Como funciona uma corretora de valores?

Na prática, ela funciona de maneira parecida com um banco tradicional. Todo cliente precisa abrir uma conta e depositar uma quantia em dinheiro nela para investir. Após os valores entrarem nessa conta, o investidor consegue fazer as movimentações. Mas você sabe porque é necessário fazer esse procedimento?

Como dissemos, no Brasil, toda movimentação na Bolsa de Valores precisa ser feita por uma instituição financeira. Além dos bancos, claro, são as corretoras que também exercem esse papel. Um grande diferencial é que elas são especializadas nesse tipo de serviço. Ou seja, ao fazer uma oferta de compra de ações, por exemplo, é ela quem levará a sua proposta para o balcão de negociações.   

Toda instituição desse tipo precisa de autorização prévia do Banco Central do Brasil e ainda está sujeita à fiscalização da B3, da CVM (Comissão de Valores Mobiliários) e do próprio Banco Central. Isso serve para que o investidor tenha mais segurança e fique mais tranquilo com relação à administração dos seus recursos. 

Principais funções de uma corretora de valores

  • Promover oferta pública de ações: quando uma empresa resolve negociar suas ações na Bolsa, ela precisa fazer uma oferta pública de ações – ou IPO. Mas é a corretora que faz com que essa oferta chegue aos investidores;
  • Executar ordens de compra e venda de ativos: para comprar uma ação, você envia uma ordem de compra na plataforma (Home Broker) da sua corretora. É ela junto à Bolsa de Valores que executa a ordem;
  • Assessoria de investimentos: a orientação dos investidores na administração de suas carteiras de investimentos é feita tanto por assessores especializados em alocação de carteira quanto pela “mesa de operações”, composta por profissionais preparados para dar orientações rápidas em investimentos na Bolsa;
  • Oferecer conhecimento: normalmente, também é possível encontrar conteúdos para que você fique mais perto dos melhores resultados.

O que é melhor: investir por uma corretora de valores ou pelo banco?

Agora que você já sabe o que é uma corretora, deve estar se perguntando: “tá, mas qual é a melhor forma de investir: por ela ou por um banco tradicional?”. A resposta para essa pergunta pode ser muito pessoal, já que existem algumas pequenas diferenças entre eles. 

Em um banco tradicional, o investidor, geralmente, conta com a ajuda de um corretor para sugerir e fazer os investimentos. Em alguns casos, esse intermediador pode ser uma barreira na hora de fazer as suas próprias escolhas, uma vez que é ele quem fará todo o processo. Além disso, as taxas cobradas por essas instituições são significativamente maiores. Por isso, se escolher essa opção, fique de olho nos valores. 

Já ao investir por meio da corretora, você tem uma liberdade maior na hora de fazer a composição da sua carteira. Isso porque, atualmente, basta utilizar o aplicativo da corretora para enviar uma proposta para o mercado, sem que ninguém te questione por isso. A seguir, abordaremos alguns pontos sobre as vantagens de uma corretora. 

Principais vantagens de uma corretora

Como você pode ter visto, existe uma série de vantagens ao escolher investir por meio de uma corretora. Para ilustrar um pouco mais este cenário, listamos a seguir mais algumas que você deve saber. Confira: 

Profissionais especializados

Em uma corretora, todos os profissionais estão focados em investimentos. Isso quer dizer que você tem acesso a informações mais precisas e qualificadas.

Mais opções de investimento

Além de diferentes títulos, você tem a opção de investir em títulos de bancos, favorecendo encontrar aquele que mais tem a ver com seu perfil.

Menores taxas

No geral, uma corretora cobra taxas bem mais baratas que os bancos.

Inclusive, algumas taxas nem são cobradas, como é o caso da taxa de custódia e da taxa de corretagem em determinadas instituições.

Apoio educacional

Muitas dessas empresas oferecem materiais de apoio para investidores iniciantes ou para quem deseja evoluir mais no assunto, como: cursos, palestras online, e-books, blogs educacionais, entre outros.

Plataformas especializadas

O papel da corretora de valores é facilitar o investimento de seus clientes.

Por isso, ela costuma oferecer plataformas mais modernas, de alta tecnologia e mais simples de investir.

Quer mais dicas para começar a investir agora? Confere o vídeo que especialista em investimentos Clara Sodré preparou para te ajudar. Dá o play!

Como escolher uma boa corretora de valores?

Comece pelos critérios de segurança. Esse aspecto é fundamental, pois você vai confiar o seu dinheiro a essa empresa. O primeiro passo é saber se a empresa possui cadastro na CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que é o órgão que regula essas companhias. Além disso, verifique ainda se a corretora tem os certificados da B3, a Bolsa de Valores do Brasil. 

Depois, verifique se a corretora tem habilitação para operar no Tesouro Direto. Isso garante a você uma gama maior na hora de equilibrar a carteira, já que a composição pode conter tanto opções mais seguras, como as mais arriscadas. 
Por fim, dê uma olhada se a corretora conta com o selo CETIP. Ele é uma chancela que garante que a empresa registre e identifique as transações e os investimentos que foram realizados com o seu CPF.

Conheça as 10 melhores corretoras de valores do Brasil

Para ajudar você a começar a sua busca por uma corretora de valores, fizemos uma lista com as 10 principais empresas deste segmento no país. Confira quais são elas:

  • Rico;
  • Clear;
  • XP Investimentos ;
  • Avenue;
  • ModalMais;
  • BTG Investimentos;
  • Toro Investimentos;
  • Binance Brasil;
  • Genial Investimentos;
  • Órama Investimentos.

Aqui na XP Educação você encontra uma série de cursos que vão te ajudar a melhorar o seu conhecimento sobre mercado. Em “In the money: Como começar a lucrar com Opções” você aprenderá conceitos básicos do mercado de Opções de Índice Bovespa e Opções de Dólar. Ele está incluído no Multi+, uma plataforma digital com centenas de cursos, por um valor único. Conheça mais aqui!

Continue Aprendendo

spot_img