Bitcoin e criptomoedas: vantagens e desvantagens desse mercado

Bitcoin já não é algo tão novo assim, e mesmo assim o assunto criptomoedas vantagens e desvantagens ainda deixa muitas dúvidas na cabeça dos investidores.

O assunto está mais em alta do que nunca, chegando a ser o tema mais falado no Twitter em 2021. E a cada nova notícia, mais pessoas se interessam por este mercado que não para de crescer.

As criptomoedas possuem vantagens e desvantagens como qualquer tipo de investimento. E para você que quer entender melhor estes pontos principais, escrevemos este post.

Você verá por aqui:

  • O que são criptomoedas
  • Criptomoedas: vantagens e desvantagens
  • Como investir em criptomoedas

Criptomoedas é um assunto muito amplo, e por isso vamos buscar ser bem sucintos com as principais informações que você precisa saber sobre esse mercado.

Vamos então aprender os principais pontos sobre criptomoedas, vantagens e desvantagens.

[form-shortcode journey=”APIEvent-c50f1d2b-4fa4-5099-847b-e63d9384080c” img_src=”/wp-content/uploads/2022/04/guia-das-criptomoedas-para-investidores.png” title=”Aprenda com a XP Educação. Cadastre-se e receba esse e-book gratuito!” name=true email=true download_url=”https://image.mail.xpeed.com.br/lib/fe2811717d64047c7d1c78/m/1/a46437ac-71bc-4ebf-b24a-1c207d97143a.pdf” download_name=”E-book-Guia-das-Criptomoedas-para-Investidores.pdf”]

O que são criptomoedas?

Criptomoedas são moedas digitais que funcionam a partir da tecnologia de blockchain.

A tecnologia blockchain é um sistema de registro de informações em blocos, de forma descentralizada e segura. Em termos gerais, é como se fosse um livro-razão. Que na contabilidade registra todas as entradas e saídas de dinheiro.

As criptomoedas se utilizam dessa tecnologia para validar suas transações. Dessa forma elas não precisam de terceiros, como bancos, empresas ou governos para validar seus registros.

>>> Para entender melhor esta tecnologia, veja este nosso artigo sobre o tema: Blockchain: como funciona, que problemas ele resolve e como pode ser usado

Existem milhares dessas moedas, entre elas as mais famosas são o Bitcoin e o Ethereum.

Cada uma possui suas próprias características, como por exemplo o Ethereum, que ao contrário do Bitcoin, possui uma rede de contratos inteligentes. Esses contratos inteligentes permitem que aplicativos usem a rede para registrar informações.

>>> Leia mais em: 5 criptomoedas que você precisa conhecer melhor

Criptomoedas: vantagens e desvantagens

Vamos entender então, quais são as principais vantagens e desvantagens destes ativos digitais que estão constantemente nos noticiários.

As principais vantagens das criptomoedas são:

  • diversificação 
  • baixas taxas de movimentação
  • segurança
  • descentralização
  • volatilidade

Já as desvantagens das criptomoedas podem ser listadas como:

  • baixa aceitação 
  • falta de regulamentação
  • mercado novo e ainda com algumas incertezas
  • conhecimentos específicos
  • volatilidade

Vamos entender melhor então cada uma delas. Começando pelas vantagens das criptomoedas.

Vantagens das criptomoedas

Diversificação

Uma das principais vantagens das criptomoedas é a diversificação da carteira de investimentos

As criptomoedas já são vistas como uma ótima forma de diversificar uma carteira de investimentos por muitos investidores, inclusive após a criação de um ETF próprio na B3, facilitando o acesso a quem não sabe por onde começar.

Ainda é um ativo tratado como investimento de risco, e recomendado apenas como complemento aos seus investimentos, como diversificação e exposição a certos riscos que podem variar de investidor para investidor, conforme o seu perfil. 

É muito comum que investidores tenham dúvidas sobre como diversificar suas carteiras, por isso, uma indicação é que você busque mais informações sobre esse tópico tão relevante para garantir segurança e rentabilidade. 

A Xpeed School, escola da XP Inc, preparou um curso online completo sobre o tema, “Combo: Diversifique sua carteira”, acesse e faça a sua inscrição.

Campanha de um combo de cursos online sobre "Diversificar Carteira de Investimentos" da Xpeed School.

Baixas taxas

Uma das vantagens das criptomoedas que poucas pessoas conhecem são as baixas taxas. Algumas corretoras cobram valores irrisórios para saque e para trade, por exemplo.

Além disso, muitas pessoas estão usando criptomoedas para enviar e receber dinheiro do exterior. Isso pelo fato de não se utilizar da tradicional rede bancária para realizar a transferência.

Com as criptomoedas, basta você criar a sua carteira digital para começar a enviar e retirar fundos por qualquer corretora de criptomoedas do mundo. 

É possível criar uma carteira gratuita e você paga apenas um pequeno valor de taxa de uso da rede, de acordo com a corretora e o serviço escolhido para o uso.

Para realizar essas transferências, porém, é indicado um maior conhecimento do funcionamento das criptomoedas para que todo o processo ocorra com tranquilidade e você possa aproveitar as baixas taxas.

Segurança

As principais redes de criptomoedas são bem seguras. A tecnologia blockchain garante segurança extra, fazendo com que a maioria das brechas sejam aquelas relacionadas a pessoas que não guardam com segurança as chaves de acesso a suas carteiras.

Outra questão, que é até alvo de muita crítica, é o fato de que as carteiras digitais não vinculam nenhuma informação pessoal de seus proprietários. Garantindo anonimato para as transações.

Não são todas as redes que garantem este anonimato, mas no geral, é bem difícil identificar os proprietários das carteiras.

Descentralização

O principal atributo das criptomoedas é a sua descentralização. Elas não dependem de entidades governamentais ou privadas para existir. 

Tudo gira em torno da tecnologia blockchain e da criptografia avançada.

Volatilidade

Volatilidade representa a alta variação nos preços da moeda. Quando dizemos que um ativo possui alta volatilidade significa que seu preço, por diversas vezes, varia muito dentro de um pequeno espaço de tempo.

Logo, a volatilidade é um atrativo para investidores que buscam por ganhos financeiros rápidos, mas, principalmente para aqueles que gostam de fazer trade.

Se você gosta de acompanhar gráficos, analisar o mercado, e observar tendências, esse é um mercado que pode te dar muitos lucros já no curto prazo.

>>> Ainda está pesquisando sobre trade? A Escola de Trading da Xpeed School by XP Inc. é uma dica de ouro.  

Desvantagens

Baixa aceitação

Uma das principais desvantagens das criptomoedas atualmente é sua baixíssima aceitação.

Por diversas vezes vemos anúncios de empresas que dizem aceitar Bitcoin, por exemplo, mas no geral é apenas uma jogada de marketing que dura pouco tempo.

Para contornar essas dificuldades que as empresas tradicionais possuem em aceitar criptomoedas, diversas empresas oferecem cartões que são aceitos com bandeiras tradicionais, como Visa e Mastercard, e realizam o pagamento em moeda corrente, mas te cobram uma conversão direta em sua carteira de criptomoedas.

Falta de regulamentação

A regulamentação das criptomoedas é assunto constante nos noticiários de investimentos. Como ele pode impactar diretamente a economia, muitos países ainda não sabem bem como regulamentar esse tipo de ativo.

Com isso, vemos alguns deles criando proibições, como é o caso da China, enquanto outros apostam na regulamentação total, fazendo do Bitcoin uma moeda oficialmente aceita, como é o caso de El Salvador.

Mercado novo e incerto  

Apesar do assunto não ser assim tão novo (lá se vai mais de uma década), este ainda é um mercado que traz muitas dúvidas para a economia tradicional.

A falta de uma regulamentação específica, falta de confiança na liquidez dos investimentos, e até mesmo o desconhecimento sobre os ativos, fazem com que muitas incertezas apareçam.

Volatilidade

A volatilidade não é só uma vantagem, é claro. Colocamos a volatilidade também como uma desvantagem pois você nunca sabe ao certo quanto os preços vão despencar, ou mesmo se vão voltar ao valor que você comprou.

Portanto, opere com cuidado e com conhecimento sobre os riscos que esse mercado pode oferecer.

Como investir em criptomoedas?

As principais formas de investir em criptomoedas no Brasil, são a partir das ETFs disponíveis na B3, a bolsa de valores brasileira, e a compra direta a partir de corretoras especializadas.

Para compra de ETFs basta que você tenha conta em alguma corretora de investimentos, como a XP Investimentos e a Rico. Uma dica: se você não tem tempo, ou mesmo paciência para aprender mais sobre as criptomoedas, a melhor forma de se expor a elas, é comprando ETFs.

Já no caso da compra direta você pode utilizar alguma das corretoras especializadas.

E é claro, nunca inicie um investimento sem estudá-lo a fundo. Por isso, conheça o catálogo de cursos da Escola de Investimentos da Xpeed School by XP Inc. e prepare-se para o presente e futuro. 

Quer aprender como montar uma carteira com criptomoedas, opções de renda fixa e variável? Então se inscreva no curso, “Diversifique sua carteira” e comece a lucrar mais e controlar seus riscos. 

Campanha de um combo de cursos online sobre "Diversificar Carteira de Investimentos" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img