Cultura Digital: saiba o que é, seus aspectos e importância

Entenda como funciona a cultura digital e descubra como ela está moldando o mercado de tecnologias

A transformação digital trouxe com ela uma série de conceitos inovadores, os quais envolvem tecnologias disruptivas e o novo modo como as pessoas vivem e se relacionam. Nesse contexto, um dos termos que está ganhando destaque é o de cultura digital.

Ela está relacionada a toda mudança causada pelo estabelecimento de recursos tecnológicos e da internet, atores principais de uma revolução no comportamento da sociedade. 

Se você chegou até aqui, provavelmente está buscando informações sobre o assunto. Neste caso, está no lugar certo. Acompanhe o conteúdo, pois é sobre isso que vamos falar!

O que é cultura digital?

A cultura digital pode ser definida como as práticas, costumes e formas de interação social realizadas a partir das ferramentas da tecnologia digital, como a internet e as TICs (tecnologias de informação e comunicação). 

Ela faz parte de um cenário de desenvolvimento constante da sociedade, que sempre é impactada por novas práticas sociais que reconfiguram muitos costumes e ações de rotina.

Por exemplo: há alguns anos, quem imaginaria se comunicar com pessoas ao redor do mundo e encontrar incontáveis dados em mecanismos de busca via computador? Ou ainda, até poucas décadas, será que alguém cogitava a hipótese de existirem smartphones com conexão sem fio, onde fosse possível realizar inúmeras atividades além de ligar e receber ligações?

Hoje tudo acontece no ambiente digital, desde entretenimento até estudos, notícias e relacionamentos pessoais e profissionais. Dentro da cultura digital, é possível encontrar qualquer tipo de informação, além de poder compartilhar experiências, o que contribui ainda mais para o desenvolvimento da tecnologia e da sociedade.

Aspectos da cultura digital

O conceito de cultura digital só existe porque se baseia em alguns pilares. Sem eles, não haveria possibilidade de mantê-la em evolução ao longo do tempo. Por este motivo, é fundamental conhecê-los. São eles:

World Wide Web

É comum que as pessoas confundam o World Wide Web (WWW) com a internet, porém se tratam de coisas distintas. Este consiste num sistema de distribuição de documentos, imagens e hipertextos, independentemente do uso da rede.

Seu funcionamento depende de hiperlinks e páginas para navegação, como navegadores, páginas web, HTML, links e URLs. Como citamos, é possível acessá-los mesmo sem conexão. Isso porque as páginas podem ser armazenadas em um pendrive para serem abertas em um meio local.

Internet

Já a internet é a infraestrutura que permite aos dados, informações e mensagens percorrerem o planeta. Na prática, trata-se de uma única rede global, responsável por interconectar os mais diversos dispositivos. Por isso, é chamada de rede mundial de computadores.

Alguns elementos que remetem ao conceito estão tipos de conexões, roteadores e wi-fi. Além disso, há os serviços, como plataformas de streaming, redes sociais, aplicativos de mensagens, mecanismos de busca, jogos, portais e outros. Tudo isso acontece a partir de navegadores, links, URLs, HTML e outros meios do WWW.

Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)

Dentro do contexto de cultura digital, as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) são todos os recursos e práticas que permitem a informação fluir a qualquer distância. Elas foram desenvolvidas a partir do crescimento da internet, com o objetivo de facilitar o dia a dia e criar uma sociedade mais informada.

Algumas TICS a citar são lousas e mesas interativas, equipamentos de reconhecimento facial, computadores, tablets, smartphones, comércio eletrônico e buscas online.

Redes sociais

De acordo com um estudo publicado pelo site Cupom Válido,  baseado em números da WeAreSocial e HootSuite, o Brasil está em terceiro lugar na lista dos países que mais usam as redes sociais. Segundo o levantamento, os brasileiros passam cerca de 3h42 conectados a elas.

Possivelmente você também faz parte desta estatística e sabe a “febre” que as redes sociais se tornaram, tanto para o entretenimento quanto para o corporativo. Afinal, tratam-se de plataformas que conectam pessoas com afinidades e interesses parecidos, independentemente de local ou distância.

Nelas, é possível, por exemplo, acompanhar o dia a dia de pessoas e empresas, compartilhar acontecimentos, conferir notícias, aprender sobre os mais variados assuntos, fazer marketing e vender.  As mais acessadas em todo o mundo são o Facebook, Instagram, YouTube, WhatsApp, Twitter e Linkedln. 

Como é de se imaginar, esses canais são um braço fundamental da cultura digital, a qual vem impactando toda a sociedade de forma rápida e irreversível.

Impactos da Cultura Digital

Como tudo o que envolve a cultura humana, a era digital também vem impactando fortemente o modo como os negócios operam e as pessoas realizam suas atividades diárias de lazer e trabalho. Ou seja, ela trouxe ao mundo uma nova forma de se comunicar e relacionar-se.

Nos negócios, o conceito gerou o processo de integrar recursos digitais em todas as atividades e áreas, de modo a agilizar a rotina dos diferentes públicos: colaboradores, gestores, fornecedores e público consumidor.

Tarefas que antes eram executadas manualmente podem ser automatizadas, ou processos podem ser otimizados via ferramentas digitais.

Além disso, vale ressaltar também a forma de se relacionar e comprar dos consumidores, o modo como alguns atendimentos médicos podem ser feitos e a forma como as pessoas consomem conteúdo e se comunicam. Fato é que se trata de uma tendência que só tende a crescer.

Veja alguns setores que passaram por mudanças importantes:

  • Educação: a internet e as TICs trouxeram inúmeras possibilidades para a aprendizagem de crianças, adolescentes e adultos. Hoje, existem plataformas voltadas a todas as idades e interesses, desde cursos livres até vídeos e ensino à distância;
  • Empresas: as organizações vêm se beneficiando em diversos aspectos, como no aumento da produtividade, redução de custos, minimização no desperdício de recursos, agilidade, melhor relacionamento com os clientes e outros;
  • Comércio: o varejo passou por um boom nas vendas desde que a cultura digital começou a ser implementada. Com o estabelecimento dos e-commerces, marketplaces e redes sociais, se tornou possível fazer ações integradas de marketing e vendas, que se refletem em melhores resultados.

Estes são apenas alguns dos setores que estão passando por mudanças constantes. Podemos lembrar também as áreas da saúde, finanças, entretenimento e indústria.

Qual a sua importância?

A constante evolução tecnológica, que trouxe o conceito de cultura digital, permitiu que inúmeros processos ganhassem em agilidade e facilidade, mudando também o comportamento das pessoas, as quais passaram a exigir características como essas.

Seja na implementação de novas ferramentas, aumento da produtividade ou do faturamento de uma companhia (de qualquer porte), esse é um conceito que merece destaque. Na prática, explorar as oportunidades que a tecnologia proporciona, está ligado diretamente à mudança cultural digital.

Vale lembrar que aderir a ela se tornou uma questão de sobrevivência, já que esse é um caminho sem volta em toda a sociedade.

Gostou do conteúdo? Tem interesse por outros temas ligados à tecnologia e inovação? Então participe do evento online e gratuito, Disruptive Revolution. Para saber mais, acesse o nosso site.

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img