Data Product Manager: quem é este profissional?

O mercado de dados está mais quente do que nunca e prevê um aumento de empregabilidade em 25% até 2030. O profissional de Data Product Manager já é um dos mais requisitados.

Fazer pessoas se apaixonarem por um produto é difícil. Para chegar a esse nível de experiência do cliente são necessárias muitas análises, por isso, a importância do profissional Data Product Manager. 

Wendy Turner-Williams Diretora de Dados da Tableau, afirma que essa é uma função ideal, já que bons produtos precisam de bons gerentes de produto. 

“Acredito que uma das primeiras pessoas que eu contrataria seria um Data Product Manager. Esses profissionais desenvolvem uma visão e depois conduzem os engenheiros de acordo com essa visão; e eu gosto disso”, Wendy Turner-Wiliams em entrevista para Monte Carlo.

Com o avanço da tecnologia e a busca incessante em agradar ao consumidor, cargos como o do Data Product Manager ganharam e continuam ganhando espaço no mercado de tecnologia, e seguem mostrando que vieram para ficar com a forte união do Data Science e do Product Management. 

Curioso para entender mais sobre essa área? 

O que é Data Product Manager?

São especialistas em análise de produto e, além disso, são conhecidos por serem a versão de Ciência de Dados de um gerente de produto tradicional. 

A sua visão geral é desenvolver a capacidade que uma empresa tem de operacionalizar os dados com eficiência.

O que faz um Data Product Manager?

Os Data Product Managers cuidam de tudo que se relaciona com os dados: equipes de ciências e produto de Dados, e ficam de olho na jornada desde a estratégia, passando pela implementação até onde os olhos puderem analisar. 

Algumas da suas funções são: 

  • Identificar problemas e gargalos na experiência de dados dos usuários; 
  • Solucionar esses problemas e lacunas; 
  • Otimizar a priorização dos projetos; 
  • Desenvolver produtos orientados a dados; 
  • Desenvolver produtos com características que sejam compatíveis com a visão da empresa e as expectativas dos usuários.

Data Product Manager vs Product Manager

Algumas pessoas ainda acreditam que esses profissionais exercem as mesmas funções — o que não é verdade. 

Vamos lá: o que diferencia, majoritariamente, um Data Product Manager (PM de dados) de um Product Manager (PM) é a relação dos mesmos com os dados. 

Um PM precisa gerenciar e lidar com dados, mas há uma diferença gigante no que diz respeito a escala e mentalidade voltada para eles quando comparado com um PM de dados. 

Assim, enquanto um PM de dados gerencia as informações, cria, armazena, organiza e cuida do fluxo de dados e os usa na tomada de decisões, um PM tradicional alavanca dados de alguma forma, mas, definitivamente, esta não é sua principal responsabilidade.

Data Product Manager trabalhando na análise de um produto
O Data Product Manager tem conhecimento aprofundado em dados que serão relevantes para o desenvolvimento e aprimoramento do produto.

Como o Data Product Manager impacta no time de produtos? 

De três formas principais, são elas: 

  • Redução da carga de gerenciamento de dados entre colaboradores;
  • Operacionalização de dados mais consistente, com menos erros e mais acessível; 
  • Incorporação de Machine Learning: assim os produtos podem ser automaticamente adaptados para as preferências do usuário.

Cientistas de Dados podem se tornar Data Product Manager?

Claro que sim! 

Na realidade, os Cientistas de Dados e os Data Product Managers têm muitos objetivos em comum: os dois cargos precisam conhecer bem o negócio, objetivos e deficiências. 

O que os diferencia é a forma na qual as suas metas individuais são atingidas, no entanto, as metas principais são compartilhadas. Além disso, o Cientista de Dados tem foco na codificação e para se tornar um Data Product Manager ele precisa compreender ainda mais o produto.

É claro que a Ciência dos Dados pode ter um foco na codificação, mas sem uma compreensão do negócio e do produto, um modelo de Data Science pode ser completamente inútil. 

Por isso, é essencial ter esta compreensão para ambas as funções, pois este conhecimento é a forma de se chegar aos próximos passos, um processo, um diagnóstico de problemas e eventuais soluções.

Competências do Data Product Manager

Enquanto um Product Manager é mais centrado no cliente, o Data Product Manager é mais focado nos dados, por isso, suas habilidades são diferentes. Algumas competências importantes de um PM de dados são: 

  • Inteligência comercial;
  • Análise e gerenciamento de dados;
  • Habilidades de comunicação;
  • Desenvolvimento de produtos de dados;
  • Gestão de produtos;
  • Compreensão de SQL;
  • Compreensão de Machine Learning;
  • Compreensão de análise estatística de dados.

E aí, qual dessas você já desenvolveu bem e quais ainda não faz ideia de como funciona? Já anota tudo para pesquisar mais depois! 

Mercado de trabalho para o Data Product Manager

Vamos conhecer, agora, um pouco mais sobre o mercado de trabalho para um PM de dados?  É só seguir a leitura!

Quais empresas precisam de um Data Product Manager?

Todas as grandes organizações que têm carteiras com diversos tipos de produtos. 

Salários

Os salários variam. Por exemplo, nos Estados Unidos, PMs de dados ganham US$ 117.599 por ano em média, podendo ser de US$ 87.000 para os menos privilegiados e até US$ 158.000 para os do topo. 

No Brasil, por sua vez, o salário médio de um Data Product Manager é de R$ 12.500, segundo o Glassdoor.

Mas esse número pode ser tanto maior, quanto menor e é muito influenciado pelo tamanho da empresa na qual o PM de dados trabalha e, em qual parte do país ela está inserida.

Veja alguns salários oferecidos por grandes empresas: 

  • Coca-Cola Company: R$ 12 mil até R$ 13 mil; 
  • Accenture: R$ 17 mil até R$ 19 mil; 
  • Grupo Globo: R$ 23 mil até R$ 25 mil. 

Achou que a remuneração vale a pena, ou não? Vamos conhecer mais um pouquinho sobre a empregabilidade deste cargo? 

Empregabilidade

O mercado está mais quente do que nunca para os Data Product Managers.

No Brasil, a profissão já é conhecida como uma daquelas que está em alta. No exterior, mais especificamente nos EUA, segundo o Bureau of Labor Statistics, os empregos de analistas de dados terão 25% de aumento até 2030.

Então, você já sabe: as vagas estarão abertas para aqueles que forem melhor capacitados!

Como se tornar um Data Product Manager?

Vamos focar em como se tornar um PM de dados através de habilidades, ou seja, em como você deve desenvolver algumas qualificações importantes para a área, ok? São elas: 

  • Dados: óbvio, mas real. Desenvolva uma base sólida em dados, entenda bem todo o universo de Data Science;
  • Habilidades de perfil: domine as soft skills;
  • Multidisciplinaridade: mostre que você desenvolveu diversas habilidades durante a sua carreira, mesmo com um perfil específico;
  • Cases: tenha casos de sucesso no seu background. É importante que você mostre o impacto do seu trabalho nos projetos bem sucedidos que participou.

Contemple as bases: dados, produtos e negócios que você ficará bem. Além disso, busque formação na área, ok? 

Conclusão

O mercado de dados está quente e esse pode ser o momento ideal para buscar oportunidades de adentrá-lo. Como já citado, buscar formação na área pode te ajudar muito a se tornar um Data Product Manager. 

E nós sabemos qual a formação perfeita para você: a Pós-Graduação em Ciência de Dados da XP Educação! Com ela você será responsável por gerar diversos insights através do Big Data e diversas outras fontes de dados.

Continue Aprendendo

spot_img