Desafio para juntar dinheiro: conheça 4 passos para conquistar a liberdade financeira!

Todo mundo possui um projeto pessoal que envolve esforço, organização e disciplina financeira para que eles sejam alcançados. Ou, às vezes, precisamos de algum empurrãozinho para sair do espiral das dívidas que consomem os rendimentos. Pensando nisso, preparamos um desafio para juntar dinheiro com apenas quatro passos.

Saber o caminho das pedras e estipular metas é uma prática necessária para que o Brasil reverta números históricos negativos. Por exemplo, apenas um terço da população brasileira conseguiu poupar alguma quantia nos últimos 12 meses, segundo a pesquisa “Educação Financeira no Brasil.” 

De antemão, já é melhor deixar claro que não existe mágica nem atalhos milagrosos para conquistar sua liberdade financeira. Basicamente, você precisa de autocontrole e constância para deixar suas contas na verde e poder começar a administrar suas finanças pessoais e projetos futuros.

Portanto, quer economizar para a faculdade do seu filho, para o sonho da casa própria, para o carro novo ou para a aposentadoria? Confira nosso desafio para juntar dinheiro em quatro passos!

Desafio para juntar dinheiro: 4 passos!

1. Elimine todas as suas dívidas

O primeiro passo do nosso desafio para juntar dinheiro é fazer um levantamento de todas as suas dívidas. É importante analisar quais são as suas origens, como ela impacta no orçamento e que tipo de esforço você precisa fazer para eliminá-las.

  • Você cai todos os meses no cheque especial?
  • Sua fatura do cartão de crédito é maior do que sua renda?
  • Quais gastos ocupam um valor total nas minhas dívidas?

Ao se fazer essas perguntas e avaliar o que te deixa no vermelho, é possível elaborar uma estratégia mais eficaz para ir se livrando de um problema de cada vez mais e saber qual medida deve ser tomada em cada situação.

Um fator importante é priorizar dívidas que vão crescendo em bola de neve em virtude da cobrança de juros sobre juros. Sem a menor sombra de dúvidas, esse é o maior pesadelo entre os endividados e deve estar no topo da hierarquia de todos seus gastos a serem eliminados rapidamente.

Veja com frieza onde você pode fazer cortes no orçamento para eliminar cada um dos seus débitos. 

Afinal, não é possível cumprir um desafio para juntar dinheiro enquanto os juros cobrados sobre suas dívidas são maiores do que os recebidos ao guardar na poupança ou em produtos de renda fixa. Esse é o famoso spread bancário e ele pode ser uma armadilha para muitas pessoas.

Portanto, entre amortizar e investir, escolha a primeira opção.

2. Faça uma planilha de planejamento financeiro

O segundo desafio para juntar dinheiro é a montagem de um planejamento financeiro organizado visualmente para você gerir de forma clara e controlada suas principais fontes de receitas e gastos.

Dessa forma, você terá respaldo para tomar decisões mais assertivas de acordo com suas necessidades diárias e os objetivos que você deseja alcançar.

Nesse sentido, uma planilha do Excel para controle financeiro é extremamente eficiente para essa tarefa. 

Por exemplo, se você deseja juntar recursos para comprar um apartamento, anote todas as fontes de remuneração e débitos em colunas separadas para ter ideia de quanto você precisa economizar por mês para atingir seu objetivo.

Tendo uma estratégia bem definida e organizada de forma visual, você enxerga com muito mais clareza onde está pisando e consegue perceber, etapa por etapa, como seu esforço está dando certo.

>> A Xpeed School oferece um curso exclusivo de Excel voltado para finanças. Confira no banner abaixo:

Campanha de um curso online sobre "Excel para Finanças: do Básico ao Avançado" da Xpeed School.

3. Realize aportes periódicos de acordo com suas possibilidades

Planilha feita e dívidas zeradas, o próximo passo é calcular quanto da sua receita mensal você consegue disponibilizar sem que isso afete suas principais necessidades cotidianas.

Dessa forma, se você consegue separar X todos os meses, separe esse valor de forma estratégica para garantir sua segurança e a futura realização dos seus sonhos.

Nesse caso, se você vai fazer aportes periódicos para poupar, tenha cuidado para escolher opções de renda fixa que oferecem uma rentabilidade sobre o valor investido.

Títulos do tesouro nacional, como o Selic e o IPCA+, possuem rentabilidade indexadas, respectivamente, à taxa básica de juros e à inflação. 

Além disso, essa modalidade de investimento permite novos aportes nos mesmos títulos caso eles ainda estejam disponíveis, o que gera a mágica dos juros sobre juros, ou juros compostos.

>> Confira quatro passos para você sair de vez da poupança e investir em renda fixa:

4. Priorize a construção de uma reserva de emergência

O quarto passo do desafio para juntar dinheiro é mais um conselho antes que você comece a diversificar investimentos em prol exclusivo dos seus objetivos. Sim, é importantíssimo ter uma reserva de emergência antes de explorar novos projetos e estratégias.

Afinal, o conceito desse termo está intimamente atrelado à condição de liberdade financeira. Isso porque a reserva de emergência é o nome que se dá ao fundo que vai servir como suporte para momentos de imprevistos, como perda de emprego ou o surgimento de uma despesa inesperada.

Sabemos que todos nós estamos vulneráveis a esse tipo de situação, portanto, guardar uma quantia relativa a 3, 6, 9 ou 12 meses de gastos mensais em ativos de boa liquidez e resgate acessível é fundamental para sua autonomia financeira e também para proteção de seus futuros projetos.

Pois, se você não tiver uma reserva de emergência e se vê diante um imprevisto bastante oneroso, você vai acabar sacrificando os aportes feitos para o projeto dos seus sonhos e tendo que começar tudo novamente da estaca zero.

>> Veja algumas dicas de como fazer sua reserva de emergência com esse vídeo exclusivo do canal Investimento às Claras:

Gostou do conteúdo? Acha que nosso desafio para poupar dinheiro pode te ajudar? Caso queira aprender mais sobre controle e liberdade financeira, a Escola de Investimentos da Xpeed tem cursos exclusivos para te ajudar ainda mais nessa jornada!

>> Confira o curso da Xpeed School sobre renda fixa:

um curso online sobre "Renda Fixa: Ganhos com Baixo Risco" da Xpeed School.

Continue Aprendendo

spot_img