Design de Interação: tudo o que você deve saber sobre o tema

Entenda a diferença de Design de Interação e Design de Experiência, além da importância desse importante campo de atuação.

Design de interaçãoIx design, interaction experience design… existem várias formas que podemos chamar um campo de atuação tão importante atualmente. Mas o que é de fato necessário é entender em que consiste essa disciplina, como ela funciona e quais são seus benefícios?

Se você chegou até aqui em busca de mais informações sobre Design de Interação, veio ao lugar certo! Separamos as principais características dessa competência, quais são suas relações e diferenças com UX, onde pode ser aplicado e quais são suas abordagens, entre tantos outros pontos.

Aproveite a leitura a seguir e tire todas as suas dúvidas sobre o tema!

O que é Design de Interação e qual seu objetivo?

O Design de Interação é a área que estuda interação entre sistema e usuário através de uma interface. É uma disciplina da TI e do design que é responsável por desenhar e aplicar pontos de interatividade em sistemas digitais ou físicos. 

Ou seja, seu principal objetivo é fazer com que as pessoas interajam e tenham contato com os produtos digitais de maneira simples, objetiva e intuitiva.

O papel do designer de interação é tornar claro para o usuário como a navegação pela interface deverá acontecer e o que ele precisa fazer para atingir o seu objetivo final — seja uma compra, assistir um vídeo, postar uma foto, enviar uma mensagem, entre outras possibilidades.

Por essa necessidade de criar um fluxo de navegação positivo, a área de Ix possui forte relação com a área de UX, que com os seus conceitos de usabilidade consegue tornar essa interação do usuário ainda mais assertiva e satisfatória. Se você quer saber mais sobre a aplicação do Ix Design na prática, confira o tópico a seguir!

Como funciona na prática 

Para entender como o Design de Interação funciona na prática é preciso, primeiro, se aproximar de alguns conceitos, como: wireframes, mockups e protótipos.

Wireframes

Os wireframes são uma maneira de representar graficamente a disposição dos itens no sistema. Geralmente são considerados rascunhos por não terem o compromisso com a realidade. É apenas uma forma de organizar as ideias, conceitos e informações que virão no design da interface.

Mockups

No caso dos mockups já há um compromisso com a realidade. Eles são basicamente uma imagem que representa como ficará o produto final. Ou seja, o mockup projeta as cores, a tipografia, o tamanho, perspectiva e demais características que a interface terá.

Protótipos

Os protótipos são parecidos com os mockups, porém oferecem uma versão teste do projeto, com possibilidade de interações. Os dados utilizados na interface não precisam ter um compromisso com a realidade, por se tratar de uma representação do projeto.

A ferramenta mais utilizada entre os Ix designers é o Figma, que permite a elaboração de todas essas representações que citamos.

É um programa online e gratuito, feito para criar, colaborar, prototipar e inspecionar. Sendo assim, os designers conseguem criar as telas e fluxo de navegação das interfaces, que serão posteriormente aprovadas e desenvolvidas por programadores.

Design de Interação e Design de experiência

Como falamos anteriormente, o Ix design faz parte do UX design, ou seja, são disciplinas que se complementam e que precisam uma da outra para que a entrega final seja ainda melhor.

Enquanto o Design de Interação é responsável por criar a interface que o usuário irá interagir, o Design de Experiência faz a lapidação dessa interação e pensa a experiência na interface e para além dela. 

O UX tem um olhar mais amplo, que envolve outros aspectos, como o tempo de carregamento da página e de processamento das informações inseridas, qual o sentimento que o usuário tem em cada fase da experiência, entre muitos outros.

Portanto, vale ressaltar que o Ix designer e o UX designer podem ser a mesma pessoa, principalmente por essa relação de interdependência entre as atividades. 

Fazer esse trabalho conjunto com apenas um profissional ou com mais de um é uma discussão que precisa ser feita dentro do time, levando em consideração o nível de complexidade do projeto em questão. As duas opções podem funcionar!

Quais são as aplicações e as 5 dimensões do Design de Interação?

Como você já pôde perceber ao longo do texto, o Design de Interação está presente em tudo aquilo que envolve interface e usuário. Por este motivo, suas aplicações são variadas, com formatos diversos e podendo estar presentes em todos os segmentos de negócio. Alguns exemplos de aplicações do Ix design são:

  • Sites;
  • Aplicativos;
  • Jogos virtuais;
  • Marketing digital;
  • Sistemas bancários.

O importante nisso tudo é saber que, independente do projeto a ser executado, existem algumas premissas que são básicas do Design de Interação e que precisam ser consideradas a todo momento durante a construção das interfaces. Neste caso, consideramos as 5 dimensões do Design de Interação como:

  1. Palavras: é toda a parte textual que guia o usuário até a ação final. Inclui desde os textos dos botões, até a tela de sucesso, quando o usuário finaliza seu objetivo.
  2. Representações visuais: são os ícones, imagens, tipografia, ou seja, os elementos gráficos que ajudam na interação.
  3. Objetos físicos/espaço: por onde esse usuário está acessando a interface, qual o meio que ele utiliza.
  4. Tempo: quando se considera as mídias que podem sofrer alteração com o tempo, como vídeos, sons e animações.
  5. Comportamento: por meio das quatro dimensões anteriores, o designer Ix cria um modelo ideal de comportamento que o usuário precisa ter na interface, com o intuito de atingir o seu objetivo final.

Além dessas premissas que acabamos de citar, o Design de Interação também conta com algumas abordagens que norteiam o trabalho dos profissionais. Confira no tópico a seguir.

Conheça as abordagens

No Design de Interação são consideradas 4 abordagens possíveis de serem utilizadas durante a execução de um projeto, sendo:

  1. Centrado no Usuário: foco nas necessidades e objetivos do usuário;
  2. Centrado em Atividades: foco nas atividades e tarefas que precisam se completadas;
  3. Sistemas: foca nos componentes do sistema;
  4. Gênios: confia nas habilidades e sabedoria do designer para fazer produtos.

Existe uma abordagem ideal? Não. Existe aquela que melhor se adequa à realidade do projeto e em como ele será executado. Com a proximidade entre IxD e UX design, a abordagem mais defendida costuma ser a Centrada no Usuário. 

Porém, sabemos que as tarefas do dia a dia por vezes nos exigem um ritmo de trabalho mais acelerado e, em alguns casos, a equipe disponível é enxuta, então a abordagem mais utilizada provavelmente será a de Gênios. 

O importante é entender que cada abordagem possui suas particularidades e que você, enquanto designer, pode extrair o melhor de cada uma delas para a execução do seu projeto.

Diferença entre Design de Interação e UX Design 

Ao longo do texto mostramos algumas evidências de que o Ix Design e o UX Design são áreas de conhecimento que se complementam, ao mesmo tempo que possuem suas características exclusivas.

O Design de Interação é uma disciplina que busca conhecimento sobre a interação, através de uma interface, entre o usuário e um sistema. O seu principal objetivo é oferecer um caminho para que o usuário complete a ação desejada, como uma compra online, por exemplo.

Já o Design de Experiência é uma competência um pouco mais ampla que o Ix design. O UX design investiga outros pontos dessa interação, contemplando aspectos comportamentais e motivacionais, procurando entender como as pessoas se sentem ao interagir com determinada interface. 

Esses pontos são levados em conta durante a construção de um produto digital, com introdução de conceitos de experiência do usuário para tornar a navegação mais satisfatória.

Sendo assim, um designer de interação se preocupa com os pontos de interação e se eles ocorrem da forma que deveriam ocorrer, e um designer de experiência busca entender o que vem após essa interação.

Por exemplo, um botão de play para iniciar uma música deve ser pensado pelo Ix Designer. Já a duração da trilha e tudo o que pode ser realizado nesse meio tempo é dever do designer de experiência. Deu para entender?

Diferença entre Design de Interação e UI Design

A linha entre o Design de Interação e o Design de Interface é bem tênue. Uma disciplina depende da outra para que tudo funcione e o produto seja fácil de usar. Contudo, ainda assim as duas áreas possuem diferenças entre si, como:

  • O UI designer tem a função de projetar uma tela, pensando na disposição ideal dos elementos gráficos, botões, campos de texto, as cores, entre outros, tornando as interações simples e de fácil compreensão.
  • A pessoa que trabalha com IxD tem a função de criar as interações desses elementos da tela. Ou seja, quando temos o elemento de “caixa de seleção” na página e clicamos na opção que desejamos, o botão passa da cor cinza para o verde. Essa dinâmica entre usuário e sistema é o que chamamos de Design de Interação. Ter essas interações bem definidas ajudam na experiência do usuário durante o seu fluxo na plataforma.

Importância e benefícios do Design de Interação

O Design de Interação é um dos pilares de um produto digital. Ele é essencial para traçar o caminho ideal de interação entre os usuários e a plataforma em questão. Sendo assim, investir em IxD possui inúmeros benefícios, tendo alguns deles como:

  • garantir um projeto bonito, com boa usabilidade e utilidade;
  • melhorar a comunicação entre a interface e usuário;
  • estabelecer uma ideia eficaz do produto;
  • aumentar as chances de envolvimento do usuário com o produto.

O papel de um designer de interação tem sua importância em vários tipos de projetos e suas aplicações são diversas, como você pode ver no tópico a seguir.

Onde ele pode ser utilizado?

Em um mundo ideal, qualquer projeto deveria contar com um Ix designer. Esse profissional fica responsável por observar as interações, por garantir melhores produtos e, por consequência, assegurar melhores experiências para os usuários.

É evidente que empresas de TI contratem mais designers de interação, porém corporações de marketing e vendas estão investindo cada vez mais nessa disciplina. A tendência é que essa área de IxD cresça e conquiste novos espaços, já que é muito difícil encontrar empresas que ainda não atuam no universo digital.

Por onde começar a aprender?

O primeiro passo para se tornar um Designer Ix é buscar por uma formação completa, que te deixe preparado para atuar nesse setor.

Com o mercado aquecido e cada vez mais oportunidades para a área, existem muitos cursos de capacitação em Design de Interação sendo ofertados em diversas instituições. Escolha aquele em que você mais se identifica e que acredita que irá agregar mais no seu dia a dia profissional.

Busque também artigos e profissionais IxD para adquirir conhecimentos extras, além de indicação de livros que possam auxiliar na carreira como designer. Por fim, organize sua agenda e comece a estudar o quanto antes!

spot_img

Continue Aprendendo

spot_img